Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.
"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo". Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31. Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças. ( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade. ( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando. As afirmativas são, respectivamente,

Com o objetivo de desenvolver a capacidade de apreciação
artística, um docente organiza a visita ao Instituto Inhotim e leva
os alunos para o Pavilhão Sônico, obra que permite ouvir o som
do interior da Terra em tempo real. Localizado no topo de uma
colina, o pavilhão circular de vidro e aço funciona como caixa
acústica para os sons provenientes de um furo central de 202
metros de profundidade, ao longo do qual foram instalados
microfones que captam os sons internos da Terra.
Após a visita ao Pavilhão Sônico, o docente pergunta: o que
escutamos é música? O que vimos é obra de arte?
A respeito das conclusões da turma sobre esta atividade, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na obra, o processo de emissão sonora é contínuo, com sua
fonte em tempo real, mas o que ela pretende mostrar é a
emergência do inaudível, a inexistência do silêncio, propondo
uma reflexão sobre o que é música.
( ) A composição sonora é produzida por micro-ruídos gerados
no interior da Terra que reverberam na cavidade do Pavilhão,
criando um padrão rico em frequências e texturas, que, uma
vez iniciado, funciona por si mesma.
( ) Cada linguagem artística vivenciada, fruída e compreendida
permite novas leituras do mundo, o que enriquece a
capacidade de ressignificar e impregnar de sentidos a vida em
sociedade.
As afirmativas são, respectivamente,
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
Foi feita uma pesquisa alimentar envolvendo três animais
(X, Y e Z), a partir da análise dos restos encontrados em pelotas
de fezes desses animais.
Os resultados estão representados na tabela a seguir:

A partir dos dados da tabela, é correto afirmar que
Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a
seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de
uma célula em divisão.

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o
professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma
bactéria em divisão.
Após um período de análise e discussão, os alunos responderam
que
O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir
que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado
e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à
mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um
músculo estriado.
Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos
concluíram que a mitocôndria proveniente das células
musculares correspondia
Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir. I.As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia. II.A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas. III.O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar). É exemplo de mutualismo o que se afirma em
Um aquecimento de 2?C das águas dos oceanos pode resultar na
redução do fitoplâncton e na consequente redução do
zooplâncton. Nessa situação, haverá uma queda na produção
pesqueira.
Com relação aos dados acima, analise as afirmativas a seguir.
I.A água mais aquecida se mantém na superfície do oceano,
impedindo que a água fria do fundo, mais densa e rica em
nutrientes (fósforo, nitrogênio, etc.) suba para a zona fótica.
II.O aquecimento dos oceanos reduz a penetração da luz do Sol
com a consequente grande redução da taxa de fotossíntese.
III.O aquecimento dos oceanos provoca a diminuição da
concentração de oxigênio dissolvido na água, diminuindo a
taxa de fotossíntese.
Assinale:
O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de
determinadas características entre os membros da própria família
ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim
de testar os conhecimentos de genética da turma.
Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os
indivíduos
I.1 e 2 são homozigotos.
II.3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.
III.A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a
característica é 1/6.
Está correto o que se afirma em:
Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
A Lei nº 10.639/03 é, atualmente, o principal instrumento de
combate ao racismo no campo da educação em geral e da
Geografia, em particular.
Com base nessa lei, assinale a opção que indica a ideia sobre a
sociedade brasileira que ela busca desnaturalizar
“A abordagem marxista na qual a estrutura desempenha um
papel preestabelecido conduz a um economicismo quase
mecânico, a uma espécie de _____ marxista, onde a economia é
declarada estrutura dominante, não importa qual seja o período
ou o momento histórico. Isto, em realidade, equivale a uma
negação da ideia de _____, que supõe um movimento comum da
estrutura, da função e da forma.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem.
Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
“Como nem todo fato histórico corresponde a uma escala
territorial explícita, é claro que nunca teremos uma afirmação
fechada do tipo tempo breve = espaço local. E, vice-versa, o
espaço local não obrigatoriamente será um território de
mudanças rápidas.”
(HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos.
São Paulo: Contexto, 2011)
Assinale a opção que corresponde aos dois tipos de escala
relacionados no fragmento acima.