“Na Geografia Política clássica, o território é concebido como o
espaço concreto em si, que é apropriado, ocupado por um grupo
social. Esse tipo de território foi associado, em primeiro lugar, ao
recorte do Estado-Nação.”
(Adaptado de: SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço e poder,
autonomia e desenvolvimento. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia:
conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012)
As opções a seguir apresentam características associadas à
concepção de território da Geografia Política clássica, à exceção
de uma. Assinale-a.
“No que tange à lógica instrumental da acumulação, criam-se
condições para a internacionalização da economia em um
mercado unificado, e um espaço de fluxos financeiros, mercantis e
informacionais tende a superar os Estados e as fronteiras,
delineando uma nova divisão territorial do trabalho e uma nova
geopolítica.”
(BECKER, Bertha. A geopolítica na virada do milênio: logística e desenvolvimento
sustentável. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Geografia: Conceitos e temas. Rio
de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012)
Em relação à dimensão política do espaço, Berta Becker afirma
que a globalização significa
Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em
Uma escola da rede municipal de São Paulo está recebendo uma pesquisadora vinculada a uma Faculdade de Educação. A pesquisadora, na apresentação da proposta de trabalho aos professores, ressaltou a relação entre a escola e a universidade na gestão do conhecimento. A partir das reflexões propostas pelo documento “Programa Mais Educação: São Paulo”, sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.
José e Beatriz vão matricular sua filha, de 4 anos, em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Como esta é a primeira experiência do casal, estão em dúvida sobre a participação dos pais no processo escolar. Sua vizinha, agente comunitária, explicou que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê essa participação considerando o seguinte critério:
O professor de Matemática do 6º ano propôs ao professor de História da mesma série que desenvolvessem um trabalho interdisciplinar sobre a origem da Álgebra entre os árabes, propondo um estudo sobre a origem dos números e a história de diferentes povos e culturas. O professor de História que nunca tinha participado desse tipo de atividade perguntou ao colega se, para desenvolver o trabalho, seria necessário abrir mão do objeto de estudo específico de sua disciplina. Com base em sua experiência e nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino, o colega de Matemática explicou que o trabalho interdisciplinar
Em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, o professor de
Ciências está ensinando o conteúdo “Natureza cíclica das
transformações da água na natureza". Ao final dos 50 minutos de
aula, o professor recolhe seu material, apaga as anotações do
quadro e se despede. Na aula seguinte, a professora de
Geografia, a partir da leitura do livro didático, inicia o estudo de
um novo tema: “Os rios e as bacias hidrográficas".
Sobre a situação hipotética acima, com base em Hernández
(1998), assinale a afirmativa correta.
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio reuniu um grupo de professores para analisar o currículo da escola. Ela abriu a reunião propondo aos professores uma visão ampliada do conceito de currículo. Segundo a coordenadora, a importância do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é
A Lei nº 11.645/08 incluiu, no currículo oficial escolar, a obrigatoriedade do estudo da história e das culturas indígenas. Sobre essa lei, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O estudo dos povos indígenas brasileiros resgata suas contribuições nas áreas social, econômica e política. ( ) Essa lei procura reparar o tratamento de exclusão oferecido historicamente aos grupos indígenas no Brasil. ( ) Essa lei rompeu com a visão etnocêntrica que apresenta a ideia de que, aquele que é diferente, é naturalmente inferior. As afirmativas são, respectivamente,
Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza? O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico. Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.
Dentro da concepção de Karl Popper, existem hipóteses que são falseáveis e outras que não o são. Com relação à essa proposição de Popper, analise as hipóteses a seguir: I.Todos os pontos de um círculo euclidiano são equidistantes do centro. II.É possível ter sorte em uma aposta na loteria esportiva. III.Ou chove ou não chove. Assinale
Um experimento, indicado para turmas de Ciências, permite que
os alunos entendam a relação entre plantas e animais entre si e
com o ambiente. Esse experimento pode ser feito com água de
um aquário à qual é acrescentado bromotimol esverdeado, como
representado na figura a seguir.

Considere que os tubos são do mesmo tamanho, que as plantas e
os animais colocados nos tubos são do mesmo tipo e na mesma
quantidade, que o bromotimol esverdeado foi adicionado à água
antes dela ser colocada nos tubos, que quantidades iguais de
água foram colocadas nos tubos e que o bromotimol esverdeado
fica azulado em meio alcalino e, amarelado, em meio ácido.
Os tubos são colocados juntos, em local iluminado.
Com relação ao experimento, analise as afirmativas a seguir.
I.O tubo 1 é imprescindível porque, caso existam autotróficos e
heterotróficos na água do aquário, eles que podem interferir
na quantidade de CO2 do ambiente. O tubo 1 serve de
comparação (controle) para os demais tubos.
II.A influência das plantas e a dos animais na quantidade de CO2
no ambiente é evidenciada pelos resultados dos tubos 2 e 3,
respectivamente.
III.O resultado do tubo 4 evidencia a relação entre plantas e
animais e suas interferências na quantidade de CO2 no
ambiente.
Assinale:
Ao longo da história do pensamento científico, Aristóteles, Lamarck e Darwin exerceram e exercem grande influência. A respeito desses três pensadores, são destacadas a seguir três atribuições às ações do ambiente. I.O ambiente orienta as modificações sofridas pelos seres vivos. II.Os seres vivos são produzidos para viver em determinados ambientes. III.O ambiente age escolhendo as variedades que melhor sobrevivem nele. As três citações acima estão relacionadas, respectivamente, às ideias de
Para verificar o que seus alunos sabem sobre excreção, o
professor apresentou a tabela a seguir e pediu que eles
identificassem os componentes do sistema urinário indicados por
W, X, Y e Z, considerando uma pessoa saudável.

Analisando os dados fornecidos pela tabela, os alunos chegaram
à conclusão correta de que
A figura a seguir mostra quatro fases (fora de escala) de vida do
mosquito Aedes aegypti.

A figura pode ser utilizada em uma aula para que os alunos
percebam que, no combate a esse ou a qualquer outro tipo de
mosquito,
I.o uso de inseticidas e o de raquetes elétricas é pouco
significativo, porque só combate a forma de vida 2.
II.a eliminação de criadouros só combate as formas de vida 1 e 3.
III.a eliminação de criadouros e a raspagem das bordas de
criadouros combatem a forma 4.
Está correto o que se afirma em