Com o objetivo de desenvolver a capacidade de apreciação
artística, um docente organiza a visita ao Instituto Inhotim e leva
os alunos para o Pavilhão Sônico, obra que permite ouvir o som
do interior da Terra em tempo real. Localizado no topo de uma
colina, o pavilhão circular de vidro e aço funciona como caixa
acústica para os sons provenientes de um furo central de 202
metros de profundidade, ao longo do qual foram instalados
microfones que captam os sons internos da Terra.
Após a visita ao Pavilhão Sônico, o docente pergunta: o que
escutamos é música? O que vimos é obra de arte?
A respeito das conclusões da turma sobre esta atividade, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na obra, o processo de emissão sonora é contínuo, com sua
fonte em tempo real, mas o que ela pretende mostrar é a
emergência do inaudível, a inexistência do silêncio, propondo
uma reflexão sobre o que é música.
( ) A composição sonora é produzida por micro-ruídos gerados
no interior da Terra que reverberam na cavidade do Pavilhão,
criando um padrão rico em frequências e texturas, que, uma
vez iniciado, funciona por si mesma.
( ) Cada linguagem artística vivenciada, fruída e compreendida
permite novas leituras do mundo, o que enriquece a
capacidade de ressignificar e impregnar de sentidos a vida em
sociedade.
As afirmativas são, respectivamente,