Considerando a assertiva do texto 1, as políticas sociais para os “excluídos" enfrentam apenas a penúria mais extrema. O minimalismo dessas políticas, “frente a uma questão social maximizada" (Netto, 2010, p.24), materializa-se em políticas de rendas mínimas, que se cronificam como basicamente assistencialistas, pois:
A vertente vinculada à Teoria Crítica no interior do Serviço Social concebe o exercício profissional como uma totalidade formada por três dimensões que mantêm uma relação de unidade, apesar de suas particularidades.
São as dimensões:
Ao estudar a inserção do Serviço Social nas empresas, Mota (1985) afirma que estas são a representação institucional do capital.
Assim, a requisição dos assistentes sociais no âmbito empresarial se dá para desenvolver, junto ao trabalhador e sua família, um trabalho de cariz:
A profissão de assistente social é regulamentada em todo o território brasileiro, devendo esse profissional possuir registro no CRESS de sua Região. A inscrição no CRESS deverá ser solicitada por meio de requerimento instruído com os seguintes documentos:
I. Comprovante de pagamento das taxas devidas e do pagamento da anuidade (integral ou proporcional) ou da primeira parcela, conforme o caso;
II. Comprovação de cumprimento de estágio curricular, mediante apresentação de declaração firmada em papel timbrado da Unidade de Ensino, assinada pelo supervisor de campo conjuntamente com o coordenador do curso e/ou coordenador de estágio e/ou supervisor acadêmico, constatando a instituição onde foi realizado o estágio e a carga horária total do estágio;
III. Em substituição ao Diploma, será admitida Certidão de Colação de Grau que atenda aos seguintes requisitos: documento original, devidamente assinado pelo reitor/diretor ou seu representante legal e emitida por unidade de ensino com o Curso de Serviço Social oficialmente reconhecido, no qual conste obrigatoriamente o timbre da unidade de ensino; a data de reconhecimento do Curso de Serviço Social; a data da colação de grau e o nome do bacharel em Serviço Social.
Está correto o que está contido em:
Nesse contexto descrito no texto 3, as empresas desenvolvem novas modalidades de consumo da força de trabalho, que adquirem materialidade:
Alex é um assistente social que possui vasta experiência teórica e prática no campo da Saúde do Trabalhador. Na empresa em que trabalha, foi convidado a elaborar um programa de atenção e intervenção à saúde dos funcionários.
Esse programa privilegiará:
Ieda é uma assistente social que trabalha no setor de Programas Sociais de determinada empresa. Nesse setor, chegam sempre muitas demandas de projetos de intervenção.
Para que Ieda identifique as prioridades de intervenção de maneira racional e objetiva, deve utilizar dois critérios básicos:
A chefia imediata de Pedro solicita que ele emita um documento de avaliação do projeto social desenvolvido pelo seu setor. Como coordenador do projeto, Pedro considera que esse documento deve conter os seguintes itens:
I. a determinação da função de cada sujeito social envolvido multidisciplinarmente na equipe;
II. a descrição dos dados antes, durante e depois da intervenção;
III. a explicitação dos parâmetros predeterminados e das metas definidas em termos de espaço, volume e tempo.
É correto o que está contido em:
Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de 25 milhões de pessoas tenham assistido à festa de premiação do Oscar 2018. Além da expressiva audiência, a indústria cinematográfica norte-americana movimenta mercados, gera empregos e arrecada bilhões de dólares em bilheteria com os famosos “blockbusters". A Comunicação de Massa tem como características principais “dirigir-se, a partir de uma fonte organizada, a um grande público (heterogêneo e anônimo)" e “estar inserida na economia de mercado". Ao sugerir a expressão “indústria cultural", o teórico alemão Theodor Adorno afirmou que “as massas são meros acessórios da máquina. O consumidor não é rei, como pretende a indústria cultural; não é sujeito, mas seu objeto".
Daí se infere que a indústria cultural:
Ao realizar uma pesquisa no setor de microfilmagem de uma biblioteca, um grupo de estudantes se deparou com importantes acontecimentos da história do rádio no Brasil. Em determinada publicação, havia uma reportagem que destacava o papel de Edgar Roquette-Pinto. Como se sabe, ele fundou, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Roquette-Pinto, que era também antropólogo, médico e ensaísta, acreditava no potencial do suporte radiofônico para divulgação de notícias de natureza científica, cultural e educativa.
A fim de complementar a pesquisa dos estudantes, é possível citar um evento que antecedeu a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, qual seja:
Uma youtuber teve sua imagem desgastada após uma série de negativas em conceder entrevistas. Ela contratou, então, uma agência de comunicações, que elaborou um planejamento estratégico para atendê-la. Para melhorar o seu relacionamento com a imprensa, foi disponibilizado um dia na agenda semestral da celebridade para entrevistas. Dessa forma, ela atenderia aos solicitantes por um período de quatro horas. A saída encontrada foi dividir o tempo e conceder entrevistas nas quais os veículos poderiam ficar a sós com a youtuber e perguntar o que desejassem, de acordo com as respectivas pautas a Assessoria informou que 20 pedidos de entrevistas seriam atendidos. O plano estratégico foi avaliado, posteriormente, como positivo, tanto pela contratante/agência como pela imprensa.
Isso se deveu à:
Em celebração ao aniversário de cem anos de fundação da instituição bancária, a área de Comunicação Organizacional Integrada resolveu lançar um webdocumentário, com projeto visual exclusivo, e interface própria, como parte de criação da identidade. Ademais, esse produto multimídia reúne diversos formatos, como textos, vídeos, áudios, fotos e animações, por exemplo.
Com relação ao webdocumentário como modalidade de narrativa interativa, é correto afirmar que:
Um banco público deseja conhecer novas maneiras de o público jovem utilizar os serviços financeiros. Para isso, o assessor de comunicação apresenta à direção do banco um projeto para a realização de uma pesquisa.
O método ou ferramenta mais eficaz, nesse caso, é o(a):
Um profissional de atendimento de uma agência de propaganda costuma receber de seus clientes diversas páginas de informações sobre os produtos e serviços, para realizar campanhas de viés comercial. Ao se reunir, pela primeira vez, com o responsável pela Comunicação Institucional de um banco público, recebe apenas uma folha com informações já direcionadas sobre o conteúdo publicitário da campanha.
Esse processo está:
A pesquisa de marketing de um banco revelou que é necessário realizar, para um público-alvo de clientes, uma campanha de vendas que tenha uma alta taxa de conversão, mesmo que os custos por contato sejam mais altos do que os das estratégias anteriores.
A ferramenta de comunicação de marketing mais adequada para esse objetivo é/são: