Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1411 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Todos nós que usamos profissionalmente a mídia de massa somos formadores da sociedade. Nós podemos vulgarizar a sociedade. Nós podemos brutalizá-la. Ou nós podemos ajudar a elevá-la a um nível melhor.
William Bernbach, publicitário.
Assinale a alternativa correta, considerando as ideias e a estrutura linguística do texto.

O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor
RESUMO – Com o objetivo de conhecer a imagem que professores de escola regular têm da surdez e do aluno surdo, bem como a influência desta imagem na sua prática pedagógica, procedeu-se à análise de entrevistas e observações em sala de aula de sete professoras do Ensino Fundamental regular, que têm aluno surdo na classe. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), tendo sido estabelecidas as seguintes categorias temáticas: intelectual, comportamental, aprendizagem e linguagem. A análise dos dados evidenciou que a dificuldade de linguagem da criança surda leva, muitas vezes, o professor a construir uma imagem equivocada do aluno surdo a qual se reflete nas suas ações em relação às crianças. Assim, embora considerem os alunos inteligentes, bem comportados e com potencial para aprendizagem, todas as professoras pareciam tratar os alunos como tendo muita dificuldade para acompanhar o processo escolar.
Palavras-chave: surdez; imagem (Psicologia); surdos-educação. PAIVA e SILVA, A. B.de & PEREIRA, M. C. C. O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. maio-ago. 2003, vol. 19, n. 2, p. 173-176
O texto é um exemplo do gênero textual resumo de trabalho científico. Assinale a alternativa em que se apresenta o resultado da análise dos dados coletados pelas autoras.

O gráfico apresenta a distribuição por idade dos alunos de uma

escola.


Se um aluno dessa escola vai ser sorteado para ser o

porta-bandeira da escola no desfile em comemoração à

emancipação política da cidade, a probabilidade de que ele seja

menor de quatorze anos é de, aproximadamente,

Dadas as afirmativas, considerando o estabelecido no texto e aspectos geográficos e históricos do nosso país,
I. Se Brasília é a capital do Brasil, então o estado de São Paulo está na região Nordeste.
II. Se Alagoas é uma ilha, então a capital de Pernambuco é Caruaru.
III. Se Tiradentes morreu enforcado, então o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500

verifica-se que assume(m) valor lógico verdadeiro

O sistema de arquivamento que associa um grupo de palavras a um determinado padrão de cores está relacionado ao método

As mídias ideais para armazenamento de documento, por não serem sensíveis a variações elétricas, são os

Imagine que você foi convidado para interpretar uma palestra dada em Libras. No decorrer da sinalização, o palestrante diz o seguinte trecho:
MEU PAI JÁ SEPARAR MINHA MÃE. HOJE ELE
CONSEGUIR NAMORAR. EU GOSTO NAMORAD@ DELE.
AGORA PARECER EU TER DOIS PAIS.
O uso da @ em transcrições da Libras para o português indica que o sinal pode servir para ambos os gêneros. Dadas as afirmativas, I. O palestrante cometeu um equívoco ao deixar de mencionar o gênero. Por conta disso, o autor é responsável por possíveis problemas no texto alvo.
II. Se fosse possível prever casos como esse, a escolha da interpretação consecutiva seria menos problemática. III. Marcar o gênero, nesse caso, é opcional.
IV. Sendo uma interpretação simultânea, quanto mais o intérprete conseguir acompanhar o autor, na medida em que ele segue falando, menor a possibilidade de se cometer erros e maior a credibilidade da interpretação.
V. O trecho não configura um problema de interpretação, pois não há aspectos extralinguísticos nesse exemplo.
verifica-se que estão corretas apenas

Dadas as afirmativas em relação aos aspectos históricos, culturais e identitários da cultura surda, I. A cultura surda está relacionada ao jeito do sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável.
II. A cultura surda está relacionada às percepções dos sujeitos surdos, que se distanciam da construção da identidade e da comunidade surda.
III. A cultura surda é constituída dos seguintes artefatos culturais:
experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, vida social e esportiva, artes visuais, políticas e matérias.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Quanto aos conceitos de tradução e interpretação, em suas diferentes modalidades, é correto afirmar:

Dadas as ações, I. Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
II. Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais – Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;
III. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.
De acordo com a Lei nº 12.319/2010, são atribuições do tradutor e intérprete de Libras

Analisando o perfil e a prática do TILS educacional, qual a alternativa que condiz com os papéis e responsabilidades desse profissional?


Considerando os diferentes tipos de verbo em Libras, a relação

entre a primeira e a segunda coluna da tabela é

Dadas as afirmativas a respeito do que é estabelecido na Lei de Diretrizes de Base da Educacional Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a respeito da educação especial para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, I. A oferta da educação especial tem início aos seis anos.
II. Para os superdotados, os sistemas de ensino assegurarão aceleração para concluir o programa escolar em menor tempo.
III. Não sendo possível a integração do educando com deficiência nas classes comuns de ensino regular, o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados.
verifica-se que está(ão) correta(s)


No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da

Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores

das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si

para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental

para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo

de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação

possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem,

é necessário

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282