Dadas as afirmativas, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo,
I. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
II. O psicólogo deve garantir que ocorram os atendimentos urgentes, mesmo em períodos de greve ou paralização.
III. Um atendimento não eventual de uma criança, de um adolescente ou de um interdito por um psicólogo somente pode ser realizado mediante autorização de, ao menos, um responsável.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Um paciente de 5 anos de idade, oriundo de um município com água da rede de abastecimento público fluoretada (concentração de 0,6ppmF), pesando 20Kg, chegou ao consultório odontológico para atendimento de controle e, de acordo com a necessidade clínica, foi realizada uma aplicação tópica com flúor gel fosfato acidulado (concentração de 12.300ppmF). Diante dessa exposição, qual a quantidade de flúor que esse paciente necessitaria ter ingerido, de uma única vez, para estar exposto à Dose Provavelmente Tóxica de Flúor (DPT)?
Paciente com 60kg deverá receber anestesia local para exodontia de terceiro molar superior direito. Qual a dose máxima (tubetes) de mepivacaína 2% com epinefrina 1:100.000, de acordo com Malamed, a ser aplicada nesse paciente?
A detecção de cárie, baseada na odontologia minimamente invasiva, preconiza a aplicação de critérios visuais, incluindo detalhes de cor e configuração anatômica, sem a utilização de exame tátil com sonda de ponta afiada, prevenindo, assim, a formação de cavidades em dentes com lesões cariosas iniciais (EKSTRAND et al., 1998). Diante disso, assinale a alternativa que interpreta corretamente a condição clínica representada pela superfície oclusal sem cavitação, com descoloração acinzentada, proveniente da dentina subjacente, em um paciente com higiene oral deficiente e alto consumo de carboidrato entre as refeições principais.
Considere a situação hipotética: Paulo foi autuado pela Fazenda Pública Municipal do Município X para o pagamento de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) relativo à atividade empresarial que exerce de locação de maquinário e andaimes para a construção civil. Além do imposto, a Fazenda pretende cobrar-lhe multa. Paulo entende que a cobrança é indevida e recorre ao Poder Judiciário. Nesse caso, é correto afirmar:
Dadas as afirmativas a respeito do direito de greve, I. A lei poderá restringir o direito de greve que é assegurado aos policiais civis e aos servidores públicos que atuam diretamente na área de segurança pública, desde que não impeça o exercício desse direito constitucional.
II. Salvo nos casos em que a greve foi provocada por fato ilícito do Poder Público, a Administração Pública deve descontar os dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, permitida a compensação em caso de acordo.
III. Compete à Justiça do Trabalho julgar a abusividade de greve de servidores públicos celetistas das autarquias e das fundações públicas.
IV. Compete à Justiça Comum, Federal ou Estadual julgar a abusividade de greve de servidores públicos celetistas da Administração pública direta.
verifica-se que estão corretas apenas
Nos tributos sujeitos ao chamado lançamento por homologação, expirado o prazo de cinco anos sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se
Um exemplo de causa suspensiva da exigibilidade do crédito tributário é
Noronha e Santos (2013), na obra O estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional do assistente social, sistematizam uma análise a partir de uma concepção crítico-dialética em que:
I. os instrumentos são concebidos como elementos dinâmicos, devendo ser criados em consonância com as finalidades da ação profissional, contribuindo com a passagem da finalidade ideal – âmbito da teoria – à finalidade real – âmbito da prática;
II. os pareceres técnicos constituem um grupo de instrumentos utilizados pelos assistentes sociais. Em algumas instituições, como o Poder Judiciário, a apresentação do resultado oficial de um parecer se faz por meio do laudo social, o qual contém o parecer social;
III. a entrevista deve extrapolar a concepção, historicamente sustentada, de ser um procedimento que visa apenas ao encaminhamento, apoio, aconselhamento e catarse da população. É preciso ir além da conversa informal, na qual não há preocupação em definir os objetivos na utilização desse instrumento.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Os Benefícios Eventuais são assegurados pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. São benefícios de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias nas seguintes modalidades:
No quadrinho, ao substituir “é mais fácil" por “é preferível" e adequando a frase à norma gramatical, obtém-se:
Dadas as afirmativas a respeito das falas apresentadas na tirinha,
I. No primeiro quadrinho, tem-se um período composto por subordinação.
II. No segundo quadrinho, há quatro orações coordenadas.
III. A expressão dos namorados (1º quadrinho) tem idêntica função sintática da palavra enorme (2º quadrinho).
IV. O conectivo e (2º quadrinho) poderia ser substituído por uma vírgula, sem prejuízos de sentido.
V. Na construção do último quadrinho, foi usado um verbo de ligação mais predicativo do sujeito.
verifica-se que estão corretas
Na tira, além de uma metáfora, observa-se a figura de linguagem
Dadas as afirmativas acerca das fases do processo administrativo,
I. O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.
II. Quando necessária à instrução do processo, a audiência de outros órgãos ou entidades administrativas poderá ser realizada em reunião conjunta.
III. O órgão de instrução que não for competente para emitir a decisão administrativa final deve, entre outras coisas, elaborar um relatório indicando o pedido inicial, o conteúdo das fases do procedimento e formulará proposta de decisão, objetivamente justificada.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre o que é estabelecido pela Lei nº 11.107/2005,
I. O consórcio público constituirá associação pública ou pessoa jurídica de direito privado.
II. A União pode participar de consórcios públicos em que também façam parte Estados, ainda que neles não estejam situados Municípios consorciados.
III. Os objetivos dos consórcios públicos municipais devem ser determinados pelos próprios municípios, observados os limites constitucionais.
verifica-se que está(ão) correta(s)