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Seguindo as orientações da Lei n° 10.639/2003, a crítica da charge enfatiza a necessidade de 

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é caracterizado como um documento 

Dadas as afirmativas sobre a estrutura e os objetivos do ensino fundamental, 

I. É objetivo do ensino fundamental a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

II. Os anos finais do ensino fundamental serão caracterizados pela formação preparatória para o trabalho e suas funções, assegurando o caráter de aprendiz em situações formais de trabalho em ambientes não-insalubres.

III. É objetivo do ensino fundamental o fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, em que se assenta a vida social

IV. O acréscimo de um ano no ensino fundamental poderá ser realizado no início ou no final da formação, obedecendo a disponibilidade do aluno e a oferta da formação nas instituições escolares.

verifica-se que estão corretas

Dadas as afirmativas acerca do recreio,

I. É obrigatório adotar como referência o limite de um sexto das atividades (10 minutos para 60, ou 20 para 120, ou 30 para 180 minutos). 

II. Não poderá ser considerado o tempo do recreio no cômputo da carga horária do ensino fundamental e médio, sem o controle da frequência e a participação do corpo docente.

III. Na legislação, não há exigência explícita de carga horária para a educação infantil.

verifica-se que está/ão correta/s

Dadas as afirmativas referentes às pedagogias de combate ao racismo, descritas nas diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileiras e africana

I. Professores têm que desfazer a mentalidade racista e discriminadora secular, superando o etnocentrismo europeu.

II, Ser negro, no Brasil, não se limita às características físicas, trata-se, também, de uma escolha política.

II. Professores devem se abster de designar seus alunos negros como negros ou como  pretos, é ofensivo.

verifica-se que está/ão correta/s

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, dadas as afirmativas,

I. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de igualdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação.

II. O acesso ao ensino fundamental é direito público objetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.

III. É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental. 

IV. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

verifica-se que está/ão correta/s

A complexidade dos hipertextos trouxe consigo uma nova forma de estudos e, em consequência, um caráter diferente de aprender. Inúmeros são os estudiosos que definem seu significado. De fato, a facilidade com essa nova possibilidade de pesquisar estabeleceu a necessidade da veracidade das informações. Segundo Coscarelli (2009) e Xavier (2010), o hipertexto é definido como: 

I. um novo formato textual de leitura e uma sequência diferenciada de escrita; 

II. um suporte textual linearmente construído e links que modificam o formato da leitura e da escrita;

III. um formato textual marcado linguisticamente por links e hiperlinks e a diversidade de registro de textos em diferentes linguagens. 

verifica-se que está/ão correta/s

De acordo com a legislação vigente, é competência do Distrito Federal atuar, prioritariamente, na oferta 

O menor tempo mínimo de integralização, estipulado pelo MEC, para os cursos superiores de tecnologia é de

Assinale a alternativa cujos sinais pontuam corretamente esse trecho: 

Sabe-se que o backup de arquivos é algo importante no ambiente de trabalho e que existem diversas estratégias para esse fim. A respeito de backup, dadas as afirmativas,

I. Manter cópias de backups de dias diferentes.

II. Usar um local externo para enviar os backups.

III. Usar tecnologias de espelhamento de HDs nos servidores.

IV. Manter uma cópia de backup desconectada da rede.

verifica-se que são práticas corretas e recomendadas para o procedimento de backup

Os estudos contemporâneos acerca da disciplina escolar como condição para o sucesso da gestão da sala de aula apontam que a disciplina, no ambiente escolar, também contribui para melhorar a performance dos estudantes nos seus respectivos ciclos de estudos e formação. Sobre a disciplina escolar, seu papel na formação dos estudantes e seu significado nas relações institucionais, dadas as afirmativas,

I. A disciplina é um exercício que se faz necessário em qualquer situação social. No caso do ambiente escolar, a disciplina é um exercício diário que ocorre no cotidiano da sala de aula, devendo ser construída e administrada no dia a dia por todos os envolvidos na educação.

II. A disciplina é parte do que se entende como educação intelectual e moral no âmbito da educação escolar. Mesmo sendo interpretada como ato de vigilância, entende-se que a disciplina é necessária para a organização das práticas escolares e também é imprescindível para a gestão da sala de aula.

III. O sucesso dos professores na gestão de classe está mais ligado à qualidade do planejamento, da organização e da execução das aulas do que às suas respostas ao mau comportamento dos alunos, assim, é válido afirmar que disciplina ou indisciplina estão dependentes da índole de cada estudante, o que não interfere na qualidade da formação proposta e desenvolvida pela escola.

verifica-se que está/ão correta/s

Acerca do Projeto Político-Pedagógico, dadas as afirmativas,

I. É um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesses reais e coletivos da população majoritária. 

II. A dimensão política é apenas figurativa, uma vez que o alvo da ação educativa escolar é, exclusivamente, pedagógico.

III. É um projeto pedagógico e político, porque se compromete na formação integral do estudante, preparando-o para vivenciar as contradições e as possibilidades da vida social.

verifica-se que está/ão correta/s

A filósofa Marilena Chauí, no seu livro: “Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária”, descreve toda uma produção teórica sobre a construção da imagem do Brasil como “paraíso perdido”. Mas, ao se utilizar da força de trabalho africana escravizada, os colonizadores portugueses tiveram que justificar a “existência da escravidão no paraíso”. 

Uma das teses que justificaram a escravidão foi:

Segundo a referida tese, é correto afirmar:

Acerca da relação currículo e cultura, dadas as afirmativas,

I. Na sua atuação, a escola precisa acolher, criticar e colocar em contato diferentes saberes, diferentes manifestações culturais e diferentes óticas. A contemporaneidade requer culturas que se misturem e ressoem mutuamente, que convivam e se modifiquem; modificando, assim, outras culturas por meio da convivência pacífica e respeitosa.

II. O currículo não é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido, mas sim um lugar em que, ativamente, em meio a tensões, produz-se e se reproduz a cultura. Currículo se refere, portanto, à criação, a recriação e à contestação da produção cultural. 

III. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

verifica-se que está/ão correta/s

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