Em relação às ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir o segmento "é realizado" (Q.20) por realiza-se.
Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue os itens a seguir.
O ensino médio constitui direito de todos e dever do Estado com progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade, cabendo ao poder público estadual oferecer, prioritariamente, o ensino médio público.
As teorias da aprendizagem podem ser reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Para as teorias comportamentalistas, a aprendizagem é uma experiência que não deve ser entendida como uma resposta a estímulos.
Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.
Defesas de projetos, dissertações e teses são instrumentos válidos de avaliação.
Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue os itens subsequentes
Provas orais ou escritas, questionários e redações são instrumentos da avaliação formal. Os juízos de valor emitidos pelo professor sobre as competências dos alunos fazem parte do plano da avaliação informal.
Acerca da relação educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
Gramsci, em uma perspectiva conservadora da relação educação e sociedade, fornece elementos que permitem conceber uma teoria dialética para a educação.
Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue os itens que se seguem.
As garantias de padrão de qualidade no ensino ministrado, de igualdade de acesso e de permanência na escola, princípios constitucionais e legais da educação nacional, são desafios que se apresentam, na atualidade, à escola de educação básica.
Quanto à liderança e às relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.
A liderança centrada nas pessoas preocupa-se em controlá-las para que elas se mantenham atuantes conforme padrões de trabalho e de produtividade preestabelecidos.
Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.
Em sua função diagnóstica, a avaliação permite controlar o processo de interação professor-aluno antes das aulas, ou antes do desenvolvimento das unidades didáticas.
Quanto aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, julgue os próximos itens.
A formação dos profissionais da educação profissional e tecnológica deve contemplar três eixos fundamentais: os conhecimentos específicos de uma área profissional, a formação didático-político-pedagógica e a integração entre a educação profissional técnica e a educação básica.
Os atuais marcos legais para oferta do ensino médio, consubstanciados na LDBEN, representam um divisor na construção da identidade da terceira etapa da educação básica brasileira. O grande avanço determinado por tais diretrizes consiste na possibilidade objetiva de pensar a escola a partir de sua própria realidade, privilegiando o trabalho coletivo.
Orientações curriculares para o ensino médio-vol.l Secretaria de Educação Básica Brasília: Ministério da Educação, 2006
A partir do texto acima, julgue os próximos itens, com relação às orientações curriculares para o ensino médio.
A organização curricular prevê uma base nacional comum; um planejamento e desenvolvimento orgânico do currículo; articulação entre os conhecimentos; proposta pedagógica a ser executada pelo estabelecimento de ensino e participação docente na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue os itens subsequentes.
O currículo compreende apenas a sistematização dos conhecimentos a serem transmitidos no processo educativo.
Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue os itens subsequentes.
Competência é a capacidade de agir em situações previstas e não previstas, com rapidez e eficiência, articulando conhecimentos tácitos e científicos à experiências de vida e laborais vivenciadas ao longo da vida. As habilidades são entendidas como desdobramentos das competências, como partes que as constituem. Nessa perspectiva, não há uma relação hierárquica entre competências e habilidades.
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC1SEESP 2007.
Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116
Os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e as classificações devem ser padronizadas e não contextualizadas, por caracterizar uma especificação do quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão.
No plano, para que o gráfico da função vetorial IMAGEM
bsent), em que a, b e t são números reais, seja uma circunferência, será necessário que a = b.