Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 71 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em meio à tensão envolvendo Estados Unidos e Irã, um avião ucraniano foi abatido na capital iraniana (Teerã) no início de janeiro de 2020. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome da cidade de destino de tal aeronave.

Para que a aprendizagem infantil ocorra com êxito, é preciso que o professor leve em conta alguns fatores, como, por exemplo:

I – Conhecimentos prévios de qualquer natureza que as crianças já possuem sobre o assunto.
II – Resolução de problemas como forma de aprendizagem.
III – Individualidade e diversidade. 

De acordo com a Lei n. 9.394/1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: 

No que se refere aos deveres do Estado previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
II – Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
III – Atendimento no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

No que se refere às contribuições dos estudos relacionados aos paradigmas educacionais modernos e contemporâneos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – As formas atuais de legitimação do conhecimento, o papel das universidades, das empresas financiadoras de pesquisa nesse processo.
II – O impacto da linguagem da informática na reorganização dos saberes e das disciplinas acadêmicas.
III – A hipótese do fim das metanarrativas e suas implicações na articulação entre fins e valores da educação

“Se duas crianças estiverem disputando um brinquedo e a professora intervir” ...
I – A intervenção da professora impediu o pensamento da criança.
II – A professora promoveu, nesse momento, o pensamento da criança resolvendo o conflito com rapidez.
III – A intervenção da professora pode ou não promover o pensamento da criança. O fator propulsor para essa situação será o encorajamento do pensamento infantil e não a agilidade com a qual se resolverá o conflito. 

No que se refere aos benefícios dos jogos no ensino da Matemática, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Estimula o raciocínio.
II – Fixa conceitos.
III – Incentiva o processo de assimetria orgânica

Os estreitos marítimos, tão importantes em tempos passados, continuavam vitais. A batalha naval entre Japão e Rússia, em 1905, fora travada em um estreito marítimo; o desembarque em Gallipoli, em 1915, fizera parte de uma luta pela passagem do Mar Negro; e a grande disputa naval da Primeira Guerra Mundial, a batalha da Jutlândia, acontecera nas proximidades do estrito que
servia de entrada para o Báltico. Novamente, durante a Segunda Guerra Mundial, o Canal da mancha, o Estreito de Gibraltar, o Estreito de Cingapura, o Mar Vermelho e outros canais pequenos foram cruciais para o desfecho do conflito. No início da época do poderio aéreo, muitos argumentavam que os estreitos perderiam a relevância; mas a posição de Cuba, tão perto dos Estados Unidos, continuou tendo importância decisiva. Os Estados Unidos, por meio da CIA, deram treinamento militar a 1,5 mil exilados cubanos para que invadissem a ilha. O porto escolhido para o
desembarque, em abril de 1961, a Baía dos Porcos, ficava no litoral sudoeste. O pequeno exército desembarcou logo após os aviões norte-americanos camuflados terem bombardeado a força aérea cubana. Estranhouse o apoio do presidente Kennedy a uma tropa tão embaraçosamente pequena, uma vez que a perspectiva de sucesso era mínima. Em dois dias, a maioria dos invasores havia sido
capturada. Para libertá-los, Fidel Castro exigiu o pagamento de um caro resgate na forma de alimentos e remédios.

(BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX, 2 ed. São Paulo: Fundamento, 2011, p. 214). 

A expressão “fizera” (verbo fazer) pode ser considerada conjugada no: 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de teclas de atalho para salvar um documento de texto escrito no MS Word 2010 (BR): 

Como se sabe, a avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e acertos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome da concepção de ensino e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável:

No que se refere ao espaço físico e materiais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os materiais constituem um instrumento importante, porém, somente para a socialização da criança, não contribuindo significativamente para seu desenvolvimento cognitivo.
II – O espaço na instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufrui-lo em prol de seu desenvolvimento e aprendizagem.
III – Materiais, brinquedos e o espaço físico são elementos passivos no processo educacional. 

No que se refere à organização da Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
II – Considera-se Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
III – A frequência na Educação Infantil é prérequisito para a matrícula no ensino fundamental. 

No que se refere à função social da escola, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Os professores e diretores precisam responder às necessidades diversas de seus alunos e famílias.
II – As escolas públicas têm apenas uma missão e selecionam as famílias que aceitam tal missão.
III – As escolas públicas devem contribuir para a construção de cidadãos competentes, tolerantes e ativos. 

No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os adultos não propõem brincadeiras às crianças.
II – A rotina das creches é inflexível.
III – As meninas podem participar de jogos como correr e pular, por exemplo. 

No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Deve-se manter contato com a família quando uma criança está doente e não pode comparecer à escola.
II – Acompanha-se o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças.
III – O cuidado com a higiene impede a criança de brincar e se divertir.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282