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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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Na acepção de Oliveira (2002), o desenvolvimento humano
é uma tarefa conjunta e recíproca. Para a criança, ser
colocada em um ambiente que não lhe desperte medo,
mas a incentive a explorá-lo e ter a sua atenção dirigida
a aspectos significativos para si mesma são elementos
que ampliam seu sucesso na aventura de conhecer. Esse
processo é coordenado pela inteligência, que representa
a eficácia de um indivíduo em administrar conhecimentos
disponíveis ou construir outros novos, tendo em vista a
realização de um projeto. Nesse sentido, no entendimento
da autora, a motivação para aprender surge

A Resolução CNE/CEB no 05/2009 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem observadas na organização de propostas pedagógicas para esta etapa da educação básica. De acordo com a referida Resolução, é correto afirmar que

A Resolução CNE/CEB no 03/2010 institui Diretrizes Operacionais
para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade
mínima para ingresso nos cursos e exames de EJA, à
certificação nos exames de EJA, à Educação de Jovens
e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância
(EAD), a serem obrigatoriamente observadas pelos
sistemas de ensino, na oferta e na estrutura dos cursos
e exames de Ensino Fundamental e Ensino Médio que
se desenvolvem em instituições próprias integrantes dos
Sistemas de Ensino Federal, Estaduais, Municipais e do
Distrito Federal. Ao trabalhar com o púbico de EJA, o pedagogo,
a partir dessa Resolução, deve considerar que

A concepção de educação deve orientar a institucionalização
do regime de colaboração entre União, Estados,
Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa
brasileira, em que convivem sistemas educacionais
autônomos, para assegurar efetividade ao projeto da
educação nacional, vencer a fragmentação das políticas
públicas e superar a desarticulação institucional. Conforme
artigo 7o § 3o da Resolução CNE/CEB no 04/2010, o regime
de colaboração entre os entes federados pressupõe

Durante uma sessão de ludoterapia, uma criança de quatro
anos começa a empilhar blocos coloridos. Ela pede
ajuda ao terapeuta para separar os blocos, mas não o
inclui no jogo. Muda de atividade e esta não se ajusta a
nenhum plano; acontece de forma automática e lábil. Ela
passa de um jogo ao outro, sem terminar nenhum deles,
e parece se ocupar especialmente com a manipulação
dos objetos escolhidos. De uma perspectiva psicanalítica,
a atividade da criança caracteriza

Para avaliar o potencial cognitivo de uma criança de dez anos, especificamente o fator relacionado à Velocidade de Processamento (VP), um psicólogo utilizou a Wechsler Intelligence Scale for Children – WISC IV. As provas que permitem avaliar esse fator são

Diversos quadros clínicos provocam o comprometimento das funções executivas do cérebro. Os quadros que decorrem de lesões envolvendo os circuitos pré-frontais orbitofrontais são marcados por

De acordo com as diretrizes da Política em Saúde Mental, no que se refere à Rede de Atenção em Saúde (RAS), os ambulatórios de saúde mental devem

matriciamento, em relação à política de saúde mental, constitui uma ferramenta para transformação da realidade de trabalho de equipes multiprofissionais e de suas relações com as pessoas e a comunidade atendidas. O matriciamento pressupõe que

Bracht e Almeida (2003) destacam que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei nº 9.394/96 garante a Educação Física como componente curricular obrigatório da Educação Básica. Todavia, são notórias as dificuldades enfrentadas pela disciplina para permanecer na dinâmica curricular das instituições de ensino. Para os autores, houve, historicamente, a associação entre esporte e Educação Física e a presença do modelo de esporte competitivo nas escolas. Segundo eles, tal modelo

Carla, técnica de voleibol, estudou a obra de Vieira, Oliveira,
Vissoci e Sonoo (In: Brandão e Machado, 2010)
sobre o trabalho do treinador e o processo de intervenção
psicológica, compreendeu que a alta percepção de competência
dos atletas, seu maior aproveitamento, a baixa
ansiedade, a maior aprendizagem e o comportamento
esportivo mais positivo resulta do fato de os atletas perceberem
que participam de um clima

Segundo Betti (2001), todo o esporte que está na mídia é, na verdade, um esporte da mídia, mais especificamente a televisiva, porque não aborda o esporte na sua inteireza. O referido autor ressalta que há ênfase na falação esportiva, monocultura esportiva, superficialidade, prevalência de interesses econômicos e na

A classificação das diferentes formas de deficiência é um desafio para os organizadores de jogos paraolímpicos, porque os competidores são agrupados em categorias de acordo com o comprometimento apresentado pelo atleta. De acordo com Marques e colaboradores (2009), são colocados em prática dois tipos de sistemas de classificação: o

Leia o trecho a seguir a respeito da iniciação esportiva.
“À luz do paradigma da complexidade, a iniciação esportiva é relevante para desenvolver capacidades motoras e para educar para a ; para educar as habilidades específicas e para investir em aulas que sinalizem para o fato de a criança aprender a gostar de esporte; para ensinar as habilidades táticas e para introduzir uma cultura de ...”
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do trecho, segundo Santana (In: Paes & Balbino, 2005).

A perda de massa muscular tem sido relacionada a alguns
riscos à saúde do idoso, como a diminuição da capacidade
aeróbia máxima, intolerância à glicose, baixa
taxa metabólica de repouso, disfunção imune, diminuição
na velocidade de andar e dependência funcional.
Segundo Matsudo e colaboradores (2000), a principal
estratégia para prevenir ou reabilitar esses indivíduos é
a introdução de programas de treinamentos físicos em
suas rotinas, principalmente o treinamento

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