Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7383 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Cereja & Cochar (2009), a Intertextualidade é a relação (...) .

Assinale a alternativa correta.

Conhecemos como 'tipos textuais' o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida e facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Eles variam entre cinco e nove tipos, e os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição. A esse respeito, considere:

I. A tipologia textual, assim como. os gêneros textuais, apresenta propriedades linguísticas intrínsecas, como o vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e outras características que definem os gêneros.

II. A principal característica de uma narração é contar uma história, ficcional ou não, geralmente contextualizada em um tempo e espaço, nos quais transitam personagens.

III. A descrição tem por objetivo descrever objetivamente ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Há textos literários em que se é possível também encontrar a descrição subjetiva.

IV. O texto dissertativo-argumentativo é opinativo, em que as ideias são desenvolvidas através de estratégias argumentativas cuja finalidade é convencer o interlocutor da tese apresentada.

V. Os contos, crônicas, fábulas, romance, biografas são tipos textuais de narração.

Estão corretas as afirmativas:

Considere as concordâncias verbais a seguir segundo a variedade padrão da língua:

Assinale a alternativa incorreta:

Se na regência verbal o termo regente é o verbo, na regência nominal é o nome, seja ele substantivo, adjetivo ou advérbio. Considerando a variedade padrão da língua, assinale a alternativa INCORRETA.

Na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC, 2015), a inserção das crianças em situações desafiadoras e contextualizadas para o efetivo uso da linguagem escrita:

I. Não pode prescindir da compreensão, por elas, dos princípios do sistema de escrita alfabética (SEA).

II. Considera a autonomia na leitura e na escrita como condição necessária à ampliação de suas práticas de letramento e ao aprofundamento de seus conhecimentos nas diversas áreas.

III. Acentua que é prioritário o trabalho que garanta o domínio do sistema de escrita, de modo articulado ao domínio de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos.

IV. Considera necessária a clareza de objetivos e metas curriculares, para cada ano do ciclo, como instrumento de suporte à organização didática dos professores.

V. A definição dos direitos de aprendizagem no primeiro ciclo, particularmente nos eixos de trabalho de Língua Portuguesa, não é enfatizada como uma das contribuições do PNAIC para o enfrentamento do analfabetismo nas escolas brasileiras.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.

Considere as matrizes , x ∈ R. Assinale a alternativa que indica o valor correto do determinante do produto A · B.

Um retângulo possui lados de tamanhos diferentes L1 e L2, L1 < L2. Ao triplicarmos o lado menor, teremos um retângulo de lados 3L1 e L2, 3L1 > L2. Qual precisa ser a relação entre L1 e L2 para que o retângulo maior tenha a mesma razão entre os lados que o retângulo menor, ou seja,?

João fez uma aposta com Maria da seguinte forma: ele escolherá cinco números inteiros diferentes, de 1 a 10; em seguida, sortearão três números diferentes destes dez números. Se os três números sorteados estiverem dentre os escolhidos por João ele vence, caso contrário, Maria vence. Assinale a alternativa que indica a probabilidade de Maria vencer a aposta.

O décimo-sétimo termo de uma progressão aritmética de razão r =1,5 é 35. Assinale a alternativa que indica o correto valor do sexto termo desta progressão:

Francisco pegou um empréstimo de R$ 1500,00, com juros compostos de 5% ao mês sobre o valor inicial. Este empréstimo será pago em três parcelas mensais fixas, sendo a primeira um mês após ele contrair o empréstimo. Assinale a alternativa que indica o valor de cada parcela (centavos arredondados para cima).

Na Ciência da Computação, o prefixo quilo não corresponde a 1.000 vezes, mas sim a 210 vezes; da mesma forma, mega não significa 1.000.000, mas sim 2 20. Assinale a alternativa que indica quantos bytes a mais um megabyte possui em relação ao que teria se o prefixo mega tivesse o valor usual.

Considere a função , para x ≠ 2. Assinale a alternativa que apresenta a função g(y) que é a função inversa de f(x).

Considere a reação C4H9Br(aq) + OH- (aq) → C4H9OH(aq) + Br- (aq) e o fato de que em determinado experimento quando a concentração de 2-bromo-2-metilpropano, C4H9Br, foi dobrada, a velocidade da reação aumentou por um fator de 2 e que quando as concentrações de C4H9Br e OH- foram dobradas simultaneamente, o aumento da velocidade foi o mesmo, um fator de 2. Após analisar as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Um solvente polar aprótico favoreceria a reação.

II. O mecanismo de reação corresponde a uma substituição nucleofílica bimolecular.

III. Nesse tipo de reação não há a formação de intermediário.

IV. Não é possível a formação de isômeros como produtos nessa reação.

V. A reação é de 1ª ordem em relação a C4H9Br, ordem 0 em relação a OH- e ordem global 1.

Assinale a alternativa correta:

A reação: (CH3)3CCl + OH- → (CH3)3COH + Cl- foi estudada em solução aquosa e o mecanismo proposto é:

Para esse processo podemos afirmar que:

Em relação ao texto, é correto afrmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282