Segundo Cereja & Cochar (2009), a Intertextualidade é a relação (...) .
Assinale a alternativa correta.
Conhecemos como 'tipos textuais' o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida e facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Eles variam entre cinco e nove tipos, e os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição. A esse respeito, considere:
I. A tipologia textual, assim como. os gêneros textuais, apresenta propriedades linguísticas intrínsecas, como o vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e outras características que definem os gêneros.
II. A principal característica de uma narração é contar uma história, ficcional ou não, geralmente contextualizada em um tempo e espaço, nos quais transitam personagens.
III. A descrição tem por objetivo descrever objetivamente ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Há textos literários em que se é possível também encontrar a descrição subjetiva.
IV. O texto dissertativo-argumentativo é opinativo, em que as ideias são desenvolvidas através de estratégias argumentativas cuja finalidade é convencer o interlocutor da tese apresentada.
V. Os contos, crônicas, fábulas, romance, biografas são tipos textuais de narração.
Estão corretas as afirmativas:
Considere as concordâncias verbais a seguir segundo a variedade padrão da língua:
Assinale a alternativa incorreta:
Se na regência verbal o termo regente é o verbo, na regência nominal é o nome, seja ele substantivo, adjetivo ou advérbio. Considerando a variedade padrão da língua, assinale a alternativa INCORRETA.
Na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC, 2015), a inserção das crianças em situações desafiadoras e contextualizadas para o efetivo uso da linguagem escrita:
I. Não pode prescindir da compreensão, por elas, dos princípios do sistema de escrita alfabética (SEA).
II. Considera a autonomia na leitura e na escrita como condição necessária à ampliação de suas práticas de letramento e ao aprofundamento de seus conhecimentos nas diversas áreas.
III. Acentua que é prioritário o trabalho que garanta o domínio do sistema de escrita, de modo articulado ao domínio de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos.
IV. Considera necessária a clareza de objetivos e metas curriculares, para cada ano do ciclo, como instrumento de suporte à organização didática dos professores.
V. A definição dos direitos de aprendizagem no primeiro ciclo, particularmente nos eixos de trabalho de Língua Portuguesa, não é enfatizada como uma das contribuições do PNAIC para o enfrentamento do analfabetismo nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Considere as matrizes
, x ∈ R. Assinale a alternativa que indica o valor correto do determinante do produto A · B.
Um retângulo possui lados de tamanhos diferentes L1 e L2, L1 < L2. Ao triplicarmos o lado menor, teremos um retângulo de lados 3L1 e L2, 3L1 > L2. Qual precisa ser a relação entre L1 e L2 para que o retângulo maior tenha a mesma razão entre os lados que o retângulo menor, ou seja,
?
João fez uma aposta com Maria da seguinte forma: ele escolherá cinco números inteiros diferentes, de 1 a 10; em seguida, sortearão três números diferentes destes dez números. Se os três números sorteados estiverem dentre os escolhidos por João ele vence, caso contrário, Maria vence. Assinale a alternativa que indica a probabilidade de Maria vencer a aposta.
O décimo-sétimo termo de uma progressão aritmética de razão r =1,5 é 35. Assinale a alternativa que indica o correto valor do sexto termo desta progressão:
Francisco pegou um empréstimo de R$ 1500,00, com juros compostos de 5% ao mês sobre o valor inicial. Este empréstimo será pago em três parcelas mensais fixas, sendo a primeira um mês após ele contrair o empréstimo. Assinale a alternativa que indica o valor de cada parcela (centavos arredondados para cima).
Na Ciência da Computação, o prefixo quilo não corresponde a 1.000 vezes, mas sim a 210 vezes; da mesma forma, mega não significa 1.000.000, mas sim 2 20. Assinale a alternativa que indica quantos bytes a mais um megabyte possui em relação ao que teria se o prefixo mega tivesse o valor usual.
Considere a função
, para x ≠ 2. Assinale a alternativa que apresenta a função g(y) que é a função inversa de f(x).
Considere a reação C4H9Br(aq) + OH- (aq) → C4H9OH(aq) + Br- (aq) e o fato de que em determinado experimento quando a concentração de 2-bromo-2-metilpropano, C4H9Br, foi dobrada, a velocidade da reação aumentou por um fator de 2 e que quando as concentrações de C4H9Br e OH- foram dobradas simultaneamente, o aumento da velocidade foi o mesmo, um fator de 2. Após analisar as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Um solvente polar aprótico favoreceria a reação.
II. O mecanismo de reação corresponde a uma substituição nucleofílica bimolecular.
III. Nesse tipo de reação não há a formação de intermediário.
IV. Não é possível a formação de isômeros como produtos nessa reação.
V. A reação é de 1ª ordem em relação a C4H9Br, ordem 0 em relação a OH- e ordem global 1.
Assinale a alternativa correta:
A reação: (CH3)3CCl + OH- → (CH3)3COH + Cl- foi estudada em solução aquosa e o mecanismo proposto é:

Para esse processo podemos afirmar que: