Com base na figura abaixo, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Um pesquisador utilizou uma imagem do satélite ALOS, sensor PRISM, para mapear o uso do solo em um município. Para isso, realizou-se uma análise visual sobre a imagem e a separação das classes foi executada no software ArcGIS pelo processo de ________________, gerando um arquivo em formato ________________ (estrutura 1). Posteriormente, para combinar o mapa de uso do solo a outras variáveis ambientais, a fim de se gerar um mapa de fragilidade ambiental, o pesquisador converteu o mapa armazenado na estrutura 1, para outro mapa na estrutura 2, chamada de estrutura ________________. Utilizaram-se funções de ________________ para combinar o uso do solo aos mapas de declividade e classes de solos, gerando o produto de fragilidade ambiental. Por fim, criou-se o ________________ do mapa, inserindo título, norte, coordenadas e escala.
Com relação à tectônica de placas, atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.
( ) Em limites de placas divergentes as placas afastam-se, uma nova litosfera é formada e a área da placa permanece constante.
( ) Em limites de placas convergentes as placas colidem, uma delas é reciclada, retornando ao manto e a área da placa diminui.
( ) Em limites transformantes as placas se chocam frontalmente, transformando-se em uma só, aumentando a área da placa.
( ) No fundo do mar, o limite entre as placas em separação é marcado por uma dorsal mesoceânica, que exibe vulcanismo ativo, terremotos e rifteamento.
( ) A falha de Santo André é um exemplo de falha transformante continental e a Cordilheira dos Andes é formada pela colisão da placa Sul-Americana com a placa de Nazca.
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.
Eficiência energética e fontes renováveis são opção para energia brasileira.
Sobre o assunto tratado no trecho acima, assinale a alternativa incorreta:
Leia a letra da música Fotografa 3X4 do compositor e cantor cearense Belchior:
Assinale a alternativa correta que reflete elementos identitários que representam essa canção:
“O conhecimento das causas e consequências da destruição, fragmentação e depauperamento dos habitats naturais é fundamental para a compreensão e conservação de amostras funcionais representativas dos ecossistemas naturais e dos recursos biológicos. Dentre os ecossistemas tropicais que sofrem com aceleradas taxas de destruição destaca-se o Cerrado, esta vasta região do Brasil. Embora seja o segundo bioma brasileiro em extensão, cobrindo quase um quarto do território nacional, sua biodiversidade ainda é pouco conhecida, o que parece irônico, pois se trata da mais rica e ameaçada savana tropical do planeta". SCARLOT, A.; SOUZA-SILVA, J. C.; FELFILI, J. A. Cerrado: ecologia, biodiversidade e conservação. Brasília: MMA, 2005.
Com relação à degradação do cerrado, atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.
I. O cultivo de soja e algodão, assim como o crescimento do rebanho bovino, são atividades econômicas associadas ao desmatamento no cerrado.
II. Como o Pau Brasil é uma espécie nativa do cerrado, a exploração da madeira na região destacada no mapa ocorre desde o período pré-colonial.
III. O desmatamento tem acelerado a erosão dos solos, visto que a exposição do solo aumenta tanto a infiltração de água da chuva como o escoamento superficial, retirando material da superfície.
IV. O desmatamento é uma ameaça à preservação e qualidade de diversos rios que têm suas nascentes em áreas de cerrado, como o Rio São Francisco, que tem sua nascente histórica na Serra da Canastra, Minas Gerais.
V. Como as chuvas no cerrado são escassas (média inferior a 800mm por ano), associado às altas temperaturas médias anuais, o fogo é também um agente causador da degradação da vegetação do bioma.
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.
A figura abaixo representa os diferentes domínios morfoclimáticos brasileiros, os quais foram descritos por Ab'Sáber.

A partir da análise da figura, assinale a alternativa que associa corretamente o número e o domínio morfoclimático:
“O ano de 1889 pode ser considerado um marco significativo para os estudos geográficos da população brasileira. Foi a partir dessa data […], que se implantou o registro civil obrigatório. Esse fato significou a tomada, por parte do Estado, do controle dos registros de nascimentos, mortes e casamentos, até então sob o controle da Igreja. Desde aquela data até 1938, com a criação do IBGE, foram feitos alguns recenseamentos, porém de forma não muito regular. Só em 1940 o país começou a realizá-los dentro de uma relativa periodicidade" (SCARLATO, 2011, p. 387). A tabela 1 registra os períodos dos censos e a evolução da população brasileira entre 1950 e 2010.

Assinale a alternativa incorreta, com base na evolução populacional brasileira.
Esse ano a Revolução Russa completa cem anos. Trata-se de um marco na história russa e mundial. Sobre este evento assinale a alternativa INCORRETA:
Observe a figura a seguir:

A partir da figura e de seus conhecimentos sobre a Guerra Fria, assinale a alternativa CORRETA:
Leia atentamente o trecho a seguir:
“Os grupos do Brasil central, desde os princípios da colonização, foram enquadrados na categoria genéricas de tapuias ( os de língua travada, que não falam o tupi – Guarani). Entre eles os Jê – que englobam uma grande parte das etnias nos cerrados do Centro-Oeste brasileiro..."
Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as culturas indígenas no Brasil assinale a alternativa correta:
Durante o segundo Reinado do Império brasileiro, ocorreu um fato que interferiria de várias formas na sociedade da época, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Vale dizer que tal acontecimento influiu na conscientização acerca da escravidão (enquanto um problema social), no fortalecimento do exercito brasileiro e na economia do Império. A região Centro-Oeste, por exemplo, se aproximou da capital e expandiu a economia local, além de mudanças demográficas que ali ocorreram. Diante destas informações, assinale a alternativa que apresenta qual evento seria esse:
A república no Brasil se inicia e se estabelece através dos princípios federativos e o Brasil em seus primeiros anos se torna a República dos Estados Unidos das Américas. Isso permitia a Independência das federações. Assinale a alternativa correta sobre esse período no que se refere ao Mato Grosso:
Leia o fragmento a seguir:
“Contudo, desde a Antiguidade, a ciência histórica, reunindo documentos escritos e fazendo deles testemunhos, superou o limite do meio século ou do século abrangido pelos historiadores que dele foram testemunhas oculares e auriculares. Ela ultrapassou também as limitações impostas pela transmissão oral do passado. A constituição de bibliotecas e de arquivos forneceu assim os materiais da história." (Le Gof, Jaques – História e Memória.)
Tendo o trecho acima como referência, assinale a alternativa correta no que se refere ao o quê o documento histórico é:
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o Mundo." Tendo como princípio esta ideia de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir a respeito do que podemos dizer que o ensino de Historia é:
I. A conscientização do aluno enquanto sujeito – histórico, capaz de entender sua temporalidade e reconhecer sua força de ação na construção do processo histórico.
II. É a capacidade de adquirir o máximo de informações sobre o passado que lhe permitam o melhor viver num futuro.
III. O ensino de História deve ser capaz de conscientizar o sujeito de sua temporalidade, permitindo reconhecer a si próprio e o outro, constituindo assim a domínio de apreender com o de fora, com a alteridade.
Estão corretas as afirmativas:

Now, from questions 1 to 5, choose the CORRECT option to fll in the blanks.
“Generations of Christians believed in Christ partly because his resurrection ______(5) the promise (…)”