Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7383 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com base na figura abaixo, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Um pesquisador utilizou uma imagem do satélite ALOS, sensor PRISM, para mapear o uso do solo em um município. Para isso, realizou-se uma análise visual sobre a imagem e a separação das classes foi executada no software ArcGIS pelo processo de ________________, gerando um arquivo em formato ________________ (estrutura 1). Posteriormente, para combinar o mapa de uso do solo a outras variáveis ambientais, a fim de se gerar um mapa de fragilidade ambiental, o pesquisador converteu o mapa armazenado na estrutura 1, para outro mapa na estrutura 2, chamada de estrutura ________________. Utilizaram-se funções de ________________ para combinar o uso do solo aos mapas de declividade e classes de solos, gerando o produto de fragilidade ambiental. Por fim, criou-se o ________________ do mapa, inserindo título, norte, coordenadas e escala.

Com relação à tectônica de placas, atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.

( ) Em limites de placas divergentes as placas afastam-se, uma nova litosfera é formada e a área da placa permanece constante.

( ) Em limites de placas convergentes as placas colidem, uma delas é reciclada, retornando ao manto e a área da placa diminui.

( ) Em limites transformantes as placas se chocam frontalmente, transformando-se em uma só, aumentando a área da placa.

( ) No fundo do mar, o limite entre as placas em separação é marcado por uma dorsal mesoceânica, que exibe vulcanismo ativo, terremotos e rifteamento.

( ) A falha de Santo André é um exemplo de falha transformante continental e a Cordilheira dos Andes é formada pela colisão da placa Sul-Americana com a placa de Nazca.

Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.

Eficiência energética e fontes renováveis são opção para energia brasileira.

Sobre o assunto tratado no trecho acima, assinale a alternativa incorreta:

Leia a letra da música Fotografa 3X4 do compositor e cantor cearense Belchior:

Assinale a alternativa correta que reflete elementos identitários que representam essa canção:

“O conhecimento das causas e consequências da destruição, fragmentação e depauperamento dos habitats naturais é fundamental para a compreensão e conservação de amostras funcionais representativas dos ecossistemas naturais e dos recursos biológicos. Dentre os ecossistemas tropicais que sofrem com aceleradas taxas de destruição destaca-se o Cerrado, esta vasta região do Brasil. Embora seja o segundo bioma brasileiro em extensão, cobrindo quase um quarto do território nacional, sua biodiversidade ainda é pouco conhecida, o que parece irônico, pois se trata da mais rica e ameaçada savana tropical do planeta". SCARLOT, A.; SOUZA-SILVA, J. C.; FELFILI, J. A. Cerrado: ecologia, biodiversidade e conservação. Brasília: MMA, 2005.

Com relação à degradação do cerrado, atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.

I. O cultivo de soja e algodão, assim como o crescimento do rebanho bovino, são atividades econômicas associadas ao desmatamento no cerrado.

II. Como o Pau Brasil é uma espécie nativa do cerrado, a exploração da madeira na região destacada no mapa ocorre desde o período pré-colonial.

III. O desmatamento tem acelerado a erosão dos solos, visto que a exposição do solo aumenta tanto a infiltração de água da chuva como o escoamento superficial, retirando material da superfície.

IV. O desmatamento é uma ameaça à preservação e qualidade de diversos rios que têm suas nascentes em áreas de cerrado, como o Rio São Francisco, que tem sua nascente histórica na Serra da Canastra, Minas Gerais.

V. Como as chuvas no cerrado são escassas (média inferior a 800mm por ano), associado às altas temperaturas médias anuais, o fogo é também um agente causador da degradação da vegetação do bioma.

Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.

A figura abaixo representa os diferentes domínios morfoclimáticos brasileiros, os quais foram descritos por Ab'Sáber.

A partir da análise da figura, assinale a alternativa que associa corretamente o número e o domínio morfoclimático:

“O ano de 1889 pode ser considerado um marco significativo para os estudos geográficos da população brasileira. Foi a partir dessa data […], que se implantou o registro civil obrigatório. Esse fato significou a tomada, por parte do Estado, do controle dos registros de nascimentos, mortes e casamentos, até então sob o controle da Igreja. Desde aquela data até 1938, com a criação do IBGE, foram feitos alguns recenseamentos, porém de forma não muito regular. Só em 1940 o país começou a realizá-los dentro de uma relativa periodicidade" (SCARLATO, 2011, p. 387). A tabela 1 registra os períodos dos censos e a evolução da população brasileira entre 1950 e 2010.

Assinale a alternativa incorreta, com base na evolução populacional brasileira.

Esse ano a Revolução Russa completa cem anos. Trata-se de um marco na história russa e mundial. Sobre este evento assinale a alternativa INCORRETA:

Observe a figura a seguir:

A partir da figura e de seus conhecimentos sobre a Guerra Fria, assinale a alternativa CORRETA:

Leia atentamente o trecho a seguir:

“Os grupos do Brasil central, desde os princípios da colonização, foram enquadrados na categoria genéricas de tapuias ( os de língua travada, que não falam o tupi – Guarani). Entre eles os Jê – que englobam uma grande parte das etnias nos cerrados do Centro-Oeste brasileiro..."

Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as culturas indígenas no Brasil assinale a alternativa correta:

Durante o segundo Reinado do Império brasileiro, ocorreu um fato que interferiria de várias formas na sociedade da época, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Vale dizer que tal acontecimento influiu na conscientização acerca da escravidão (enquanto um problema social), no fortalecimento do exercito brasileiro e na economia do Império. A região Centro-Oeste, por exemplo, se aproximou da capital e expandiu a economia local, além de mudanças demográficas que ali ocorreram. Diante destas informações, assinale a alternativa que apresenta qual evento seria esse:

A república no Brasil se inicia e se estabelece através dos princípios federativos e o Brasil em seus primeiros anos se torna a República dos Estados Unidos das Américas. Isso permitia a Independência das federações. Assinale a alternativa correta sobre esse período no que se refere ao Mato Grosso:

Leia o fragmento a seguir:

“Contudo, desde a Antiguidade, a ciência histórica, reunindo documentos escritos e fazendo deles testemunhos, superou o limite do meio século ou do século abrangido pelos historiadores que dele foram testemunhas oculares e auriculares. Ela ultrapassou também as limitações impostas pela transmissão oral do passado. A constituição de bibliotecas e de arquivos forneceu assim os materiais da história." (Le Gof, Jaques – História e Memória.)

Tendo o trecho acima como referência, assinale a alternativa correta no que se refere ao o quê o documento histórico é:

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o Mundo." Tendo como princípio esta ideia de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir a respeito do que podemos dizer que o ensino de Historia é:

I. A conscientização do aluno enquanto sujeito – histórico, capaz de entender sua temporalidade e reconhecer sua força de ação na construção do processo histórico.

II. É a capacidade de adquirir o máximo de informações sobre o passado que lhe permitam o melhor viver num futuro.

III. O ensino de História deve ser capaz de conscientizar o sujeito de sua temporalidade, permitindo reconhecer a si próprio e o outro, constituindo assim a domínio de apreender com o de fora, com a alteridade.

Estão corretas as afirmativas:

Now, from questions 1 to 5, choose the CORRECT option to fll in the blanks.

“Generations of Christians believed in Christ partly because his resurrection ______(5) the promise (…)”

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282