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Folha de respostas:

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In the text, the Word “insurmountable” (l. 3) can be correctly replaced by:

Read the statements below:

I. Chomsky played an important role in driving researcher's attention toward second language students' errors.

II. The behaviouristic point of view towards errors is that they are natural and desirable in a classroom environment.

III. According to the author, there is no such thing as “perfect methodology".

The CORRECT statements are:

Fill in the blanks with the appropriate form of the verbs:

My day ___ (is) terrible yesterday! First, my alarmclock ____ (do – not) ring so I ______ (Wake up) really late for school. I ____ (do – not) have time to have breakfast, so I ___ (have) an apple and ___ (run) to the bus stop, but when I _______ (arrive) there the bus ___ (have) already ___ (leave). So I ___ (go) to school on foot and it ____ (take) me 30 minutes to get there! But, it gets worse: when I ___ (get) there, I _______ (find out) that it ___ (is) Saturday and I _____ (do – not) have classes! Of course my alarm ______ (do – not) ring! I _____ (feel) so stuped...

From question 53 to 63, choose the CORRECT answers to fll in the blanks.

Anne to Sanjay: “I've been running 10 kilometers everyday".

Sanjay to Stef: “Anne says she __________ 10 kilometers everyday, but I bet she can go further. That girl is a machine!"

From question 53 to 63, choose the CORRECT answers to fll in the blanks.

The men fought bravely, but not only with weapons: ______ knowledge helped a lot.

From question 53 to 63, choose the CORRECT answers to fll in the blanks.

The train will be here ____ about 15 minutes.

Os verbos de cambio são um caso típico de conjugação verbal da língua espanhola na qual se refere à variedade de estruturas existentes. Esses tipos de estruturas verbais são mais utilizadas na língua falada e indicam mudança de estado do sujeito. Como diría o escritor británico John H. Newman “ En un mundo superior puede ser de otra manera, pero aquí abajo, vivir es cambiar y ser perfecto es haber cambiado muchas veces". Estas construções com verbos de cambio são classificadas de acordo com o tipo de mudanças que expressam. Para isso há uma estrutura básica que geralmente é seguida e pouco mudada durante as classificações. Essa estrutura seria:

Assinale a alternativa correta sobre o Método Direto – Berlitz:

Utilizando las estructuras para dar instrucciones, ordenar y aconsejar, señale las frases que expresan obligación o recomendación impersonal:

I. Estoy de acuerdo, pero debes hacer correctamente

II. No tires el papelito al piso, tienes que mantener la casa limpia

III. Hay que estar en estado para recorrer semejante zoológico

IV. Hay que hablar más bajo

V. Debes hacer todo correctamente

Assinale a alternativa correta:

Quando se fala informalmente não se dá conta do uso de expressões idiomáticas, as utilizamos geralmente para acrescentar “algo” ao que se deseja expressar, enriquecendo frases e ideias. As expressões estão presentes tanto na comunicação informal, seja na falada ou escrita, como também em discursos formais. O conhecimento de expressões idiomáticas pode indicar o grau de domínio de uma língua. Podemos explicar a expressão “Contigo pan y cebolla” como:

Rellena la frase con la opción adecuada, utilizándose de las reglas preposicionales:

Me preocupa _______ que no apruebes las oposiciones.

Nos PCNs, ao falarmos de justificativas sociais que garantam a inclusão do ensino de Língua Estrangeira no ensino fundamental, verificamos algo insatisfatório, principalmente se tratando da Língua Espanhola, fato que infelizmente necessitam de novas avaliações para uma mudança estrutural. Assinale a alternativa que apresenta o que hoje garante o ensino da língua espanhola na região brasileira:

I. Podemos afirmar que com raras exceções, como por exemplo, regiões de fronteiras e comunidades de imigrantes, uma pequena parcela da comunidade tem a oportunidade de usar uma língua estrangeira como instrumento de comunicação oral.

II. Apenas nos grandes centros, afirmamos que há uma grande porcentagem de pessoas utilizando habilidades orais em situação de trabalho.

III. O critério de aprendizagem oral não é de central relevância social no Ensino de Língua Estrangeira no território brasileiro.

IV. Os exames de admissão universitária, assim como os de pós- graduação somente exigem o domínio de habilidade de leitura, considerando assim que a aprendizagem de leitura em língua estrangeira pode ser de ajuda concreta no desenvolvimento integral do letramento do aluno.

V. Na atualidade o Ensino de Língua Estrangeira no Brasil indica que na maioria das propostas o ensino dessa disciplina reflete o interesse pelo ensino de todas as habilidades, com ênfase na oralidade, aumentando assim o fator comunicação.

Assinale a alternativa correta:

Os sinais de pontuação são os protagonistas para as marcações das pausas, expressões, entonação em um texto, dando ritmo à leitura. Tanto a acentuação das palavras quanto a pontuação de um texto são necessários na língua escrita, principalmente por participar ao texto uma característica da língua falada, podemos dizer que a pontuação é o recurso da expressividade na escrita, e à acentuação confere o poder da expressão da própria palavra. A manchete retirada do jornal Clarín de 07.07.2017: “Corrupcion en el Rio Turbio el juez eximio de prision a ex funcionarios de De Vido", é apresentada aqui totalmente sem pontuação ou acentuação. A forma correta desta manchete, assim como no Clarín, segundo as normas é:

Sobre o Arcadismo analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Identifica-se com os ideais do Iluminismo.

II. Sob o ponto de vista ideológico, o Arcadismo pode ser visto como uma arte conservadora, entretanto, sob o ponto de vista estético, é uma arte revolucionária.

III. Há o gosto pelo dia e pela claridade.

IV. Os autores fazem uso do subjetivismo e pessoalidade.

V. Os elementos da mitologia greco-latina são trazidos novamente aos poemas.

VI. É feito o uso do decassílabo e do soneto.

Estão corretas as afirmativas:

Um dos maiores problemas vividos pela tradição regionalista na literatura brasileira do pós-modernismo foi escolher a linguagem a ser empregada, se a variedade padrão ou a regional. A solução: misturar ambas, com o narrador empregando uma língua culta, com alguns termos regionais, e as personagens utilizando a linguagem típica da região, embora essa regionalidade se mantivesse, quase sempre, no nível do vocabulário. Guimarães Rosa, no entanto, apresenta inovações linguísticas à prosa regionalista (Cereja & Magalhães, 2005) como:

I. Recriou, na literatura, a fala do sertanejo tanto no plano do vocabulário como no da sintaxe e no da melodia da frase.

II. Deu voz ao homem do sertão por meio do foco narrativo em 1ª pessoa, o discurso direito e o discurso indireto livre.

III. A língua falada no sertão está presente em toda a obra.

IV. Recria a própria língua portuguesa, por meio do aproveitamento de termos em desuso, da criação de neologismos, do emprego de palavras tomadas de empréstimo a outras línguas.

V. Sua narrativa não faz uso de recursos mais comuns à poesia, como o ritmo, as aliterações, as metáforas e as imagens.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.

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