Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7383 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em ecologia, uma unidade biológica, constituída por indivíduos de uma mesma espécie, que ocupa determinada área e que apresenta dinâmica própria, ciclo vital e mecanismo de adaptação ao ambiente. Recebe o nome de:

Sobre a chuva ácida, assinale a alternativa que completa corretamente e, respectivamente, as lacunas do texto. Apesar de não ser o único componente para a formação da chuva ácida, o ________________ pode ser formado na reação demonstrada no item III). É verificado que a maior quantidade de nitrogênio para a formação da chuva ácida provem da(e) __________, já que os combustíveis possuem baixa concentração de nitrogênio em sua composição. Outro composto importante na composição da chuva ácida é o _________________, este proveniente da queima dos combustíveis fósseis.

Sobre as ligações iônicas e ligações covalentes, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) As ligações iônicas são atrações entre íons de cargas opostas.

( ) Maiores entalpias de formação são obtidas quando ambos íons forem menores, por exemplo, o LiF possui maior entalpia de formação que o KI.

( ) Os compostos iônicos podem ser formados por elementos do mesmo lado da tabela periódica, ou seja, entre elementos metálicos e não metálicos.

( ) As ligações covalentes podem ocorrer entre dois elementos eletronegativos e são responsáveis pela existência de íons e moléculas poliatômicos

( ) Nas ligações covalentes, os elementos tendem a ligar-se de modo a completar o seu octeto, com isso compartilham seus elétrons na formação das moléculas. Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.

Se colocados 100,0 g de Al(s) e 40,0 g de Cr2 O3 em alta temperatura, ocorrerá uma reação de oxidação de alumínio seguindo a reação: 2 Al(s) + Cr2 O3 (s) → Al2 O3 (s) + 2 Cr(l). Identifique qual será o reagente limitante desta reação e quantifique (em gramas) o excesso de reagente que permanece sem reagir. Dados: 1 mol de Al = 27 g Al, 1 mol de Cr2 O3 = 152,0 g Cr2 O3 .

Assinale a alternativa que possui ambas respostas corretas.

Dentre os termos utilizados na Gestão de Áreas Degradadas estão a Reabilitação, Recuperação e Restauração, que possuem diferentes significados. Associe os termos aos seus significados e assinale a alternativa correta:

Termos:

Assinale a alternativa que contém os termos associados aos seus significados corretamente:

A teoria __________________ revolucionou os estudos de geociências e outras ciências, surgida a partir das ideias de Alfred Wegener. Esta teoria explica, por exemplo, que o movimento convectivo do magma no manto faz com que ocorra o movimento das _______________ em direção umas às outras ou como os continentes atuais se formaram. Nesses limites é onde ocorrem as maiores vibrações ocasionadas pela movimentação repentina dessas placas, também chamados de ___________. Quando ocorrem no oceano, podem ocorrer ______________, que são causados pelo rápido deslocamento da coluna de água, essas ondas quando aproximam-se do litoral, ganham velocidade e altura, gerando destruição.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Os combustíveis fósseis são oriundos de matéria orgânica que ficou presa na superfície da Terra e sofreu mudanças em sua estrutura, devido à temperatura, pressão e quantidade de oxigênio disponível durante os milênios. Estes soterramentos de matéria orgânica levaram a formação do petróleo (que pode ser destilado em seus componentes, como a gasolina), carvão ou gás natural. O fornecimento de energia por grama de combustível queimado também varia: carvão: 33 kJ/g, gasolina: 47 kJ/g e gás natural: 50 kJ/g.

Assinale a alternativa correta:

O movimento de ____________ da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido ____________ e tem duração de aproximadamente 24 horas. Graças a esse movimento, a luz ilumina diferentes áreas do planeta. Já o movimento de ____________ é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol em uma órbita elíptica. Esse movimento é responsável pela existência das ___________.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

De acordo com os PCN´s (Brasil/1997). As crianças, ao iniciarem o ensino fundamental trazem de sua experiência pessoal uma série de conhecimentos relativos ao corpo, ao movimento e à cultura corporal. Afim de, promover o desenvolvimento destas crianças,assinale a alternativa CORRETA, com relação aos deveres do professor.

De acordo com os PCN´s, em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto nº 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como “____________________________". O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino, buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Para Guimarães et al (2007), atividades de aventura por proporcionarem uma fuga da rotina e diversas emoções peculiares, poder ser fator de motivação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física, além da interação dos mesmos com a natureza, partindo do principio de que o homem deve:

Assinale a alternativa correta.

O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

De acordo com os PCN´s, um dos temas transversais a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física é a Pluralidade Cultural. Neste contexto, as interseções da Educação Física para este tema, permite ...

Assinale a alternativa correta:

[...] As atividades lúdicas revelam e apoiam o desenvolvimento do aluno. O professor precisa tomar conhecimento disso e não exercer uma pressão que ignore a fase do faz de conta, do brincar e dançar. Neste contexto, de acordo com Friedmann (2003). Assinale a alternativa CORRETA.

Numa perspectiva de ensino dos esportes, deve-se abordar também a técnica, bem como as regras e as táticas. Neste contexto, de acordo com Assis (2001) a técnica pode ser tratada:

Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282