Em ecologia, uma unidade biológica, constituída por indivíduos de uma mesma espécie, que ocupa determinada área e que apresenta dinâmica própria, ciclo vital e mecanismo de adaptação ao ambiente. Recebe o nome de:
Sobre a chuva ácida, assinale a alternativa que completa corretamente e, respectivamente, as lacunas do texto. Apesar de não ser o único componente para a formação da chuva ácida, o ________________ pode ser formado na reação demonstrada no item III). É verificado que a maior quantidade de nitrogênio para a formação da chuva ácida provem da(e) __________, já que os combustíveis possuem baixa concentração de nitrogênio em sua composição. Outro composto importante na composição da chuva ácida é o _________________, este proveniente da queima dos combustíveis fósseis.
Sobre as ligações iônicas e ligações covalentes, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) As ligações iônicas são atrações entre íons de cargas opostas.
( ) Maiores entalpias de formação são obtidas quando ambos íons forem menores, por exemplo, o LiF possui maior entalpia de formação que o KI.
( ) Os compostos iônicos podem ser formados por elementos do mesmo lado da tabela periódica, ou seja, entre elementos metálicos e não metálicos.
( ) As ligações covalentes podem ocorrer entre dois elementos eletronegativos e são responsáveis pela existência de íons e moléculas poliatômicos
( ) Nas ligações covalentes, os elementos tendem a ligar-se de modo a completar o seu octeto, com isso compartilham seus elétrons na formação das moléculas. Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Se colocados 100,0 g de Al(s) e 40,0 g de Cr2 O3 em alta temperatura, ocorrerá uma reação de oxidação de alumínio seguindo a reação: 2 Al(s) + Cr2 O3 (s) → Al2 O3 (s) + 2 Cr(l). Identifique qual será o reagente limitante desta reação e quantifique (em gramas) o excesso de reagente que permanece sem reagir. Dados: 1 mol de Al = 27 g Al, 1 mol de Cr2 O3 = 152,0 g Cr2 O3 .
Assinale a alternativa que possui ambas respostas corretas.
Dentre os termos utilizados na Gestão de Áreas Degradadas estão a Reabilitação, Recuperação e Restauração, que possuem diferentes significados. Associe os termos aos seus significados e assinale a alternativa correta:
Termos:

Assinale a alternativa que contém os termos associados aos seus significados corretamente:
A teoria __________________ revolucionou os estudos de geociências e outras ciências, surgida a partir das ideias de Alfred Wegener. Esta teoria explica, por exemplo, que o movimento convectivo do magma no manto faz com que ocorra o movimento das _______________ em direção umas às outras ou como os continentes atuais se formaram. Nesses limites é onde ocorrem as maiores vibrações ocasionadas pela movimentação repentina dessas placas, também chamados de ___________. Quando ocorrem no oceano, podem ocorrer ______________, que são causados pelo rápido deslocamento da coluna de água, essas ondas quando aproximam-se do litoral, ganham velocidade e altura, gerando destruição.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Os combustíveis fósseis são oriundos de matéria orgânica que ficou presa na superfície da Terra e sofreu mudanças em sua estrutura, devido à temperatura, pressão e quantidade de oxigênio disponível durante os milênios. Estes soterramentos de matéria orgânica levaram a formação do petróleo (que pode ser destilado em seus componentes, como a gasolina), carvão ou gás natural. O fornecimento de energia por grama de combustível queimado também varia: carvão: 33 kJ/g, gasolina: 47 kJ/g e gás natural: 50 kJ/g.
Assinale a alternativa correta:
O movimento de ____________ da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido ____________ e tem duração de aproximadamente 24 horas. Graças a esse movimento, a luz ilumina diferentes áreas do planeta. Já o movimento de ____________ é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol em uma órbita elíptica. Esse movimento é responsável pela existência das ___________.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com os PCN´s (Brasil/1997). As crianças, ao iniciarem o ensino fundamental trazem de sua experiência pessoal uma série de conhecimentos relativos ao corpo, ao movimento e à cultura corporal. Afim de, promover o desenvolvimento destas crianças,assinale a alternativa CORRETA, com relação aos deveres do professor.
De acordo com os PCN´s, em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto nº 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como “____________________________". O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino, buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Para Guimarães et al (2007), atividades de aventura por proporcionarem uma fuga da rotina e diversas emoções peculiares, poder ser fator de motivação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física, além da interação dos mesmos com a natureza, partindo do principio de que o homem deve:
Assinale a alternativa correta.
O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
De acordo com os PCN´s, um dos temas transversais a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física é a Pluralidade Cultural. Neste contexto, as interseções da Educação Física para este tema, permite ...
Assinale a alternativa correta:
[...] As atividades lúdicas revelam e apoiam o desenvolvimento do aluno. O professor precisa tomar conhecimento disso e não exercer uma pressão que ignore a fase do faz de conta, do brincar e dançar. Neste contexto, de acordo com Friedmann (2003). Assinale a alternativa CORRETA.
Numa perspectiva de ensino dos esportes, deve-se abordar também a técnica, bem como as regras e as táticas. Neste contexto, de acordo com Assis (2001) a técnica pode ser tratada:
Assinale a alternativa correta.