Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4114 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A fenilcetonúria é uma doença autossômica recessiva, causada por um erro inato do

metabolismo do aminoácido essencial fenilalanina, decorrente da deficiência da enzima

hepática fenilalanina hidroxilase, que converte a fenilalanina em aminoácido tirosina.

A probabilidade de uma mulher fenilcetonúrica, casada com um homem portador do gene,

ter uma criança fenilcetonúrica é de

Considerado como um hotspot mundial de biodiversidade, o cerrado apresenta extrema

abundância de espécies endêmicas. Do ponto de vista da diversidade biológica, o cerrado

brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies

de plantas nativas já catalogadas, sendo 44% endêmicas.

O grande número de espécies vegetais endêmicas é explicado pela

O vetor de uma doença é considerado domiciliado quando se verifica no domicílio

Observe a seguinte imagem.



Assinale a alternativa que apresenta o sistema da estrutura indicada pela seta.

Observe a imagem que mostra o crescimento de um fungo filamentoso em meio de

cultura.


A espécie de fungo mostrada na imagem foi cultivada em um meio de cultura, contendo

NaCl, amido, extrato de carne e ágar.

Durante um exame de rotina, o técnico, ao abrir a placa, deixou cair uma quantidade

significativa de lugol. Para sua surpresa, uma área ao redor do fungo ( A ) ficou clara e o

restante, externo ao fungo ( B ), ficou azul.

Esse halo claro formado em torno da colônia pode estar relacionado

Observe a seguinte charge.


A charge refere-se ao seguinte processo biológico

Read the following excerpt and answer questions 53, 54 and 55:

Whereas General English Language teaching tends to set out from point A toward an often

pretty indeterminate destination, setting sail through largely uncharted waters, ESP aims to

speed learners through to a known destination. The emphasis in ESP on going from A to B

in the most time- and energy-efficient manner can lead to the view that ESP is an

essentially practical endeavor. Nevertheless, within ESP there are proposals and

counterproposals, arguments and counterarguments about the nature of the destination

(views of what is meant by knowing a language for special purposes) and the best way of

getting there (views of learning and teaching). Thus, although practical in orientation, ESP,

like any other language teaching enterprise, is based on ideas about the nature of

language, learning, and teaching.

Source: BASTURKMEN, Helen. Ideas and options in English for specific purposes. Mahwah: Lawrence

Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2006. p. 9

According to Basturkmen, ESP

Basturkmen (2006) presents four macrostrategies used in teaching. She also points out

that the term macrostrategy was coined by Stern (1992) to refer to an overriding

methodological principle covering a wide variety of classroom techniques and procedures

at the planned level of teaching.

Consider the information provided below according to its correctness, and choose the

CORRECT alternative.

I. There are Input-based strategies and Output-based strategies.

II. In a predominantly output strategy, students are provided with input as the basis for

production and then are required to perform tasks.

III. In a predominantly input strategy, students are primarily provided with language input

inasmuch as exposure to it is understood to promote learning.

Dudley-Evans & St John (1998), after examining a few definitions of ESP from a few

different authors, postulate their own definition of English for Specific Purposes using the

concepts of absolute characteristics and variable characteristics.

Which of the following alternatives presents an absolute characteristic for them?

Regarding ESP evaluation, it's CORRECT to state that:

All the following alternatives present objectives in teaching English for Specific Purposes

postulated by Basturkmen (2006), EXCEPT:

Tracing and interpreting rhetorical organization is a way of looking at the context rather

than at the functional value of utterances. Although the reader does not consciously think

about rhetorical organization in normal circumstances, it is desirable to be able to trace it if

necessary. In order to make students aware of the significance of rhetorical organization,

it's probably easier to begin with the organization of paragraphs into texts. Which of the

following alternatives presents a suggested activity for group work in order to practice the

organization of paragraphs into texts?

Sobre as licitações no âmbito da Administração Pública, é INCORRETO afirmar que

Considere as proposições 1 e 2 a seguir.
1– Consoante à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a constatação de ilegalidade em procedimento licitatório configura improbidade administrativa independente da demonstração de lesão ao erário,
PORQUE,
2– a responsabilização não prescinde do elemento subjetivo.
Assinale a alternativa CORRETA.

Sobre os servidores públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282