Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4114 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Releia o trecho a seguir.

“A grande maioria das pessoas acredita que definir o que seja uma “língua" é algo fácil e cômodo [...]"

Entre as palavras destacadas nas alternativas a seguir, assinale a que não é acentuada pela mesma regra de acentuação da palavra destacada no trecho anterior.

De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA.

Analise as afirmativas que indicam o que se espera da formação escolar para os novos tempos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Saber respeitar diferentes pontos de vista.

( ) Saber discutir divergências com sabedoria e polidez.

( ) Exercitar o pensamento crítico e reflexivo.

( ) Assumir responsabilidades e enfrentar desafios.

Assinale a sequência CORRETA.

Visando uma relação mais íntima com seus alunos, a professora Laura chama cada um por um apelido carinhoso que ela mesma deu, e os ensina a chamá-la de “tia Laurinha".

Acerca da ação da professora Laura, é correto afirmar que está:

Piaget dividiu os primeiros anos de vida da criança em dois grandes estágios: o estágio sensório-motor e o estágio pré-operatório. Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os estágios às suas características.

COLUNA I

1 - Estágio sensório-motor

2 - Estágio pré-operatório

COLUNA II

( ) Construção dos esquemas de ação iniciais.

( ) Construção da noção de permanência do objeto.

( ) Capacidade de interiorizar suas ações.

( ) A palavra representa um objeto ausente.

Assinale a sequência CORRETA.

Para que os momentos de alimentação das crianças na escola sejam agradáveis, alguns cuidados devem ser levados em consideração.

Acerca desses cuidados, assinale a alternativa INCORRETA.

Releia o trecho a seguir.

“É preciso um tanto de meditação, bom humor, muita cabeça erguida — pra ver só o que está a mais de um metro do chão — e, às vezes, um drink."

A intenção da autora de colocar o trecho destacado entre travessões foi:

Releia o trecho a seguir. “[...] o pogobol trambolhosamente nostálgico.” De acordo com o texto, nesse trecho a autora quer dizer que:

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o componente responsável por administrar grande parte das operações lógicas e aritméticas que ocorrem no computador.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um aplicativo do Windows 7 com as funcionalidades de edição e criação de imagens.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o recurso no Excel 2013 que torna mais fácil organizar e resumir dados complicados, bem como analisar detalhes.

A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de:

A prática da avaliação pode acontecer de diferentes maneiras. Deve estar relacionada com a perspectiva coerente com os princípios adotados e com o entendimento da função que a educação escolar deve ter na sociedade. Torna-se relevante entender que os estudantes aprendem por meio de diferentes formas, a partir de diferentes vivências pessoais. Nesse sentido, o papel da escola é incluir, promover o crescimento e desenvolver possibilidades para que os sujeitos realizem aprendizagens vida afora.

Com base nos textos, qual deve ser a função da avaliação da aprendizagem na Educação Básica?

A Resolução CNE/CEB Nº 2, 11 de setembro de 2001, em seu Artigo 1º, institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades. Já o Artigo 3º destaca por Educação Especial, modalidade da Educação Escolar, “um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegura recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento da potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todos as etapas e modalidades da Educação Básica".

De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referência política, avalie as afirmações que se seguem.

I. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.

II. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que provê ações políticas de atendimento especializado, que deve ocorrer em sala de aula, diferenciadas, na mesma escola.

III. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento nas escolas regulares.

IV. Fundamentada na concepção de Direitos Humanos, a inclusão educacional expressa um paradigma que conjuga igualdade e diferenças como valores indissociáveis.

Estão corretas as afirmativas:

As normas vigentes dispõem que o calendário escolar deverá adequar-se às:

I. peculiaridades locais.

II. condições climáticas.

III. condições econômicas.

IV. horas letivas obrigatórias.

Estão corretas as afirmativas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282