Para muitos pesquisadores, o século XIX é considerado marco zero na constituição da História enquanto disciplina e campo de estudos e pesquisas no Brasil. É fato conhecido dos estudiosos desse campo e reforçado pelas palavras de Carlos Leonardo Kelmer Mathias (2011, p. 41) que, nesse contexto, pode-se identificar que o Estado Imperial “estava em busca de sua afirmação enquanto nação e detinha uma orientação em sintonia com as tendências historiográficas caudatárias, fundamentalmente de matriz francesa”. Dessa forma, refletindo sobre as características fundadoras / balizadoras do ensino de história ao longo do século XIX, analise as afirmativas a seguir. I. O ensino de história nasceu sob a égide da elaboração dos agentes responsáveis por formar a nação, arquitetando um passado habilitado a homogeneizar e unificar as ações humanas na constituição de uma cultura nacional. II. A história ensinada era a história exclusiva da elite branca, voltada para Europa e para a mestiçagem da raça brasileira. III. A história ensinada, dada sua natureza caudatária, cuja matriz era o Colégio Pedro II, não costumava estar em sintonia com a história acadêmica, produzida pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Conforme as informações e reflexões desse autor em relação ao ensino de história no Brasil, ao longo do século XIX, estão corretas as afirmativas
“Inventou-se [...] uma aristocracia da cana, cujo ápice absoluto era ocupado pelo senhor de escravos e seu centralismo político e social. Nos 'distantes e largos Brasis', o proprietário da região reinava quase só, raramente havendo interferência da Coroa portuguesa nesses que se consideravam negócios internos. [...]"
SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p 72.
O poder dessa aristocracia da cana, considerando a análise feita pelas autoras da obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, era assegurado porque os
Método é a forma utilizada pelo professor para conduzir os alunos ao seu objetivo final, sendo uma prática de ensino. O educador físico utiliza determinado método de ensino de acordo com a idade e a realidade da turma, empregando alternativas metodológicas ligadas aos propósitos a atingir. O método analítico-sintético está centrado
Desenvolvimento motor é um processo sequencial e continuado, relativo à idade, do qual um indivíduo progride de um movimento simples sem habilidade até o ponto de conseguir habilidades motoras complexas e organizadas. Analise as afirmativas a seguir relativas aos princípios do desenvolvimento. I. Princípio da especificidade: apesar de ser global, desenvolvendo sempre em todos os aspectos, o desenvolvimento enfatizará um aspecto em cada situação. II. Princípio da progressividade: o desenvolvimento não ocorre de forma rápida. É um processo longo e lento, porém está sempre em evolução. III. Princípio da individualidade: o desenvolvimento é diferente para cada pessoa, respeitando suas características e experiências vivenciadas. IV. Princípio da continuidade: o desenvolvimento motor inicia-se depois de alguns meses após o nascimento e prossegue até a fase adulta (em torno de 60 anos). Estão corretas as afirmativas
No que diz respeito ao orçamento público, é correto afirmar que
Analise as afirmativas a seguir a respeito da Lei Nº 1.817/2017, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Santa Bárbara, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências. I. Constituem-se em instrumentos de gestão do Sistema Municipal de Cultura – SMC: Plano Municipal de Cultura – PMC; Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – SMFC; Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais – SMIIC; Programa Municipal de Formação na Área da Cultura – PROMFAC. II. A elaboração do Plano Municipal de Cultura – PMC e dos Planos Setoriais de âmbito municipal é de responsabilidade da Secretaria de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara, que desenvolve Projeto de Lei a ser submetido à Prefeitura Municipal de Santa Bárbara. III. Os Planos Municipais de Cultura devem conter: diagnóstico do desenvolvimento da cultura; diretrizes e prioridades; objetivos gerais e específicos; estratégias, metas e ações; prazos de execução; resultados e impactos esperados; recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários; mecanismos e fontes de financiamento; indicadores de monitoramento e avaliação. IV. O Plano Municipal de Cultura de Santa Bárbara – PMC tem duração quinquenal e é um instrumento de planejamento tático que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura – SMC. Estão corretas as afirmativas
Analise as afirmativas a seguir a respeito do conjunto das relações ambientais do SISTUR, definido por Beni (2005), do qual fazem parte os seguintes subsistemas: Ecológico, Social, Econômico e Cultural. I. O subsistema Ecológico tem como principal elemento a contemplação e o contato com a natureza. Sua análise leva em consideração fatores como: espaço turístico natural e urbano e seu planejamento territorial; atrativos turísticos e consequências do turismo sobre o meio ambiente. II. O subsistema Econômico tem uma importância fundamental, uma vez que o turismo, visto como atividade econômica, compreende uma série de serviços que são oferecidos ao turista. O conjunto destes serviços, colocados efetivamente no mercado, constitui a cadeia de sua produção, distribuição, consumo e valor. III. O subsistema Cultural é estudado com o objetivo de analisar e delimitar os elementos componentes do patrimônio cultural de cada localidade, permitindo seu manuseio responsável e efetiva utilização turística. IV. O subsistema Social representa, em linhas gerais, o estudo das implicações psicossociais do fenômeno turístico sobre as comunidades, tanto emissora quanto receptora. Estão corretas as afirmativas
“A educação musical deve ser comprometida com a democratização do acesso ao saber, à cultura e à arte, numa compreensão progressiva da linguagem musical a partir de sua concreticidade sonora, que supere os limites do modelo ‘conservatorial’ ” (PENNA, 2015). A esse respeito e segundo a autora, assinale a alternativa incorreta.
Os planos de trabalho do professor devem contemplar experiências significativas para os alunos.
São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, exceto:
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida pelo resfriamento de uma massa de fusão; suas principais qualidades são a transparência e a dureza. Sobre a utilização do vidro na construção civil, assinale a alternativa incorreta.
As formas e escoramentos são estruturas provisórias, geralmente de madeira, destinadas a dar suporte aos elementos de concreto até sua solidificação. Com relação às formas e aos escoramentos, assinale a alternativa incorreta.
O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda os seguintes aspectos, de acordo com a NBC TA 230 (R1), exceto:
De acordo com a NBC TA 520, assinale a alternativa que se caracteriza como um procedimento analítico substantivo.
Considerando a teoria de Boullón (2002), o espaço turístico
Umas das características mais importantes do turismo é que ele pode aumentar ou diminuir de um momento para o outro em função de mudanças no âmbito econômico, social ou político. A atividade turística é sensível, podendo conter períodos de expansão e de retração do número de turistas. Esse fenômeno é conhecido como