Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24653 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As duas imagens são exemplos de uma linguagem da arte contemporânea inserida na dinâmica da cultura urbana: o grafite. A primeira, “Swept under the carpet”, é do artista plástico Bansky e se encontra em uma rua de Londres; a segunda é “O estrangeiro”, de Os gêmeos e foi realizada em fachada lateral de prédio no Vale do Anhanngabaú, em São Paulo (SP).


Com relação aos grafites reproduzidos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os dois grafites proporcionam uma experiência estética fora de espaços tradicionais, superando a dicotomia entre “arte de rua” e “arte para museu”.

II. Os dois grafites produzem uma nova estética urbana, ao introduzir ações familiares em situações implausíveis ou ao hiperdimensionar figuras humanas.

III. Os dois grafites são manifestações de contestação política e ideológica próprias da contra cultura iniciada na década de 1960. Assinale:

Em um exercício de apreciação e leitura de imagens, o docente elege a estratégia da intertextualidade para desencadear o processo criativo em seus alunos, relacionados imagens consagradas de história da arte com elementos do cotidiano.


I


Com relação à intertextualidade como procedimento para produzir conhecimento sobre a arte, com base nas imagens acima, analise as afirmativas a seguir.


I. A eleição das duas imagens em situação de intertextualidade permite estabelecer um diálogo entre elas, através dos elementos de aproximação estético formais e dos valores e atitudes que socialmente lhes são atribuídos.

II. A intertextualidade pressupõe a releitura da obra de arte, incentivando a capacidade de relaborar e reorganizar, em uma nova composição, os elementos visuais que estão sob exame.

III. O ensino da arte mediante a intertextualidade promove o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, estabelece uma relação entre diferentes linguagens artísticas e diversifica o repertório simbólico.


Assinale:

O docente apresenta duas imagens com o objetivo de refletir sobre o corpo como suporte da intervenção artística. A primeira retrata a prática indígena Kaiapó de pintura corporal e a segunda registra a performmance Rest Energy (1980), de Marina Abramovic e Ulay

, na qual, com um arco tensionado, uma flecha é apontada para o coração da artista, enquanto os batimentos cardíacos são amplificados e transmitidos pelo espaço expositivo.



Com relação ao uso do corpo como suporte de intervenção artística, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As duas imagens fazem referência à experiência corporal como condição de realização da performance artística.

( ) A tradição da pintura corporal indígena tem como função reafirmar ritualisticamente a identidade cultural do grupo e seus papéis sociais.

( ) A performance Rest Energy é uma modalidade de Body Art (Arte do Corpo), cujo objetivo é produzir quadros vivos para fornecer maior realismo às representações sobre o corpo.

As afirmativas são, respectivamente,

Durante uma aula de Arte para o 6o Ano do Ensino Fundamental, durante a execução de uma canção, os alunos podem ser estimulados a observar e analisar mais detalhadamente as características peculiares da voz de cada membro do grupo e relacionar essas características a um determinado parâmetro do som. 


Assinale a alternativa que indica o parâmetro sonoro a que o texto acima se refere.

Segundo Isabel Marques em “A linguagem da dança ”, a dança deve ser compreendida como linguagem artística e não somente como repertório, visto que tem o potencial de agir sobre o mundo.
A respeito da linguagem da dança na escola, assinale a afirmativa incorreta.

A respeito do ensino de dança nas escolas, de acordo com o PCN, analise as afirmativas a seguir:

I. O aprendizado da dança se faz pela imitação do gesto dançante e pelo aprendizado de uma forma específica de dança.
II. Faz.se necessário diagnosticar os conhecimentos que circulam na região em que a escola está localizada.
III. Os conteúdos, enquanto produção específica da dança, não devem ser abordados a partir de vínculos com os contextos vividos pelos alunos.
Assinale:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não corresponde à importância do ensino de Teatro na escola.

"Fiz uma viagem à Alemanha em 1928. Essa viagem me influenciou muito. /\lo Jardim Botânico de Dahlem vi pela primeira vez uma grande quantidade de plantas brasileiras, usadas com objetivos paisagísticos. Compreendi então que, em meu país, a inspiração deveria se basear, sobretudo, nas espécies autóctones. (...) Eu creio que, para fazermos um jardim, temos que começar por entender o ambiente e o meio ambiente. (...) Temos que compreender que devemos utilizar plantas da natureza e, com elas, construir jardinsfeitos pelo e para o homem".
(Roberto Burle Marx, "Depoimento", Arquitetura Moderna Brasileira: Depoimento de uma Geração. são Paulo: ABEA/FVA/Pini, 1987. Adaptado)

Imagem 014.jpg


Com base no texto e na imagem, analise as afirmativas a seguir.


I. Burle Marx defendeu a valorização plástico- paisagística da natureza tropical, cuja exuberância e desordem deveriam ser contidas em canteiros simétricos.


II. Burle Marx buscou a integração da arquitetura moderna na paisagem tropical, criando um espaço composto pelo diálogo entre meio ambiente, urbanismo e arquitetura.


Ill. Burle Marx adotou preceitos urbanísticos e paisagísticos apoiados nos critérios de higienização e funcionalidade, valorizando jardins integrados à paisagem urbana.


Assinale:

"O Plano Nacional de Cultura (PNC) é o conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o Poder Público naformulação de políticas culturais. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil".

( E xtraído de As Metas do Plano Nacional de Cultura, p. 140).


Sobre o PNC, analise as afirmativas a seguir.

I. É um plano com planejamento de longo prazo, previsto para ser executado em 20 anos, com revisões periódicas, de 4 em 4 anos, a serem realizadas pelo Conselho Nacional de Política Cultural, responsável pela divulgação dos resultados aos representantes da sociedade civil e do poder legislativo.


II. Prevê a formação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNllC) como uma plataforma digital que reunirá os dados estatísticos e indicadores do Ministério da Cultura, com o objetivo de orientar a atuação de museus, bibliotecas e universidades na execução de sua programação cultural.


Ill. Baseia-se em três eixos que contemplam a cultura como expressão simbólica, como expressão dos direitos de cidadania e como potencial para o desenvolvimento econômico, o que inclui processos de fortalecimento de gestão e participação social.


Assinale:

A distribuição física de produtos é um processo operacional e de controle que permite transferir os produtos desde o ponto de fabricação até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor.


Sobre o objetivo do processo de distribuição para o gerenciamento do estoque dos produtos acabados, assinale a afirmativa correta.

A avaliação do clima organizacional permite que os gestores identifiquem características importantes referentes ao relacionamento das pessoas e ao ambiente de trabalho.


Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.


I. Permite ao gestor dimensionar e adequar a força de trabalho à demanda.


II. Permite ao gestor avaliar se a interação das pessoas e a conformação de grupos é positiva ou negativa.


III. Permite ao gestor tomar decisões para a melhoria dos resultados da empresa.


Assinale:

Do ponto de vista deontológico, leia com atenção o fragmento a seguir.




"Toda __________ injustificada do servidor de seu local de __________ é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à __________nas relações humanas".




Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Os itens relacionados a seguir fazem parte da fase preparatória do pregão, à exceção de um. Assinale-o.

De acordo com a Constituição Federal, é competência exclusiva do Congresso Nacional, autorizar o Presidente e o Vice Presidente da República a se ausentarem do país, quando a ausência exceder o período de

A atual regra de uma organização é estar preparada para competir. O desafio de descobrir o profissional que tenha maior potencial na gestão de pessoas está relacionado ao processo de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282