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Analise os fragmentos a seguir.
“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)”
(Artigo 144 da Constituição federal de 1988. In http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm)
“O foco unilateral no diagnóstico (...) tem refletido e alimentado a visão corrente: a segurança pública como sintoma e causa de determinações estruturais, de natureza socioeconômica. (...) Nas condições brasileiras, (...) ou haverá segurança para todos, ou não haverá para ninguém”.

(Luiz Eduardo Soares, In http://carceraria.org.br/wp? content/uploads/2012/07/Seguranca_Publica_Politicas_Socias.pdf)
Com base nos fragmentos, assinale a opção que identifica corretamente a relação entre violência e segurança pública tematizada a partir dos documentos.

Analise os trechos a seguir.
E assim todo homem, concordando com outros em formar um corpo político sob um governo, assume a obrigação para com todos os membros dessa sociedade de submeter–se à resolução da maioria conforme a assentar.
(LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 71.)
Ser governado é ser vigiado, inspecionado, compelido pela lei, regulamentado, matriculado, doutrinado, submetido a pregação. É ser, em todas as operações, em todas as transações, anotado, registrado. É, sob pretexto de utilidade pública e em nome do interesse geral, ser colocado na lista de contribuintes, treinado e tosquiado.
(Adaptado de PROUDHON, J.–P. General idea of the revolution in the 19th century. London: Freedom Press, 1983, pp. 283–294.)
Com a implantação do regime social socialista, o Estado se dissolverá por si mesmo e desaparecerá. (...) Enquanto o proletariado ainda necessitar do Estado, não o necessitará no interesse da liberdade, mas para submeter os seus adversários, e tão logo que for possível falar–se de liberdade, o Estado como tal deixará de existir.
(ENGELS, F. Crítica ao Programa de Gotha. In http://www.dominiopublico.gov.br/ download/texto/cv000035.pdf)
Podemos definir sociedade civil como aquilo que resta quando delimitamos o âmbito no qual se exerce o poder estatal. A partir dessa definição negativa, a sociedade civil pode ser identificada como pré–estatal, anti–estatal e pós–estatal. Os trechos acima correspondem à sociedade civil como, respectivamente,

Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade,à propriedade, à igualdade perante a lei.”. As opções a seguir apresentam, de acordo com o autor citado, exemplos de Direitos Civis, à exceção de uma. Assinale–a.

Organismos vivos devem ser capazes de regular a atividade de suas enzimas de modo a coordenar os seus inúmeros processos metabólicos.
Entre os componentes fundamentais dos ácidos nucleicos estão moléculas denominadas pirimidinas. Na síntese dessas moléculas, a primeira etapa do processo consiste na reação entre aspartato e carbamoil–fosfato, catalisada pela enzima aspartato transcarbamoilase (ATCase).
A figura a seguir retrata o comportamento da ATCase de E.Coli, na ausência e na presença das substâncias trifosfato de citidina (CTP) e trifosfato de adenosina (ATP), em diferentes concentrações do substrato aspartato.



Sobre a atividade da enzima ATCase, é correto concluir que

O crômio é um metal lustroso, brilhante e resistente à corrosão. O nome, que vem da palavra grega para “cor”, lhe foi atribuído pelo colorido de seus compostos. O metal é obtido a partir do mineral cromita (FeCr20d), por redução com carbono em um formo de arco elétrico:



Assinale a alternativa que indica a massa máxima de crômio (em quilograma) que pode ser produzida pelo processo descrito a partir de 100 mol de cromita.
Dados> Massas molares O=16g.mol−1 Cr=52g.mol−1 Fe=56 g.mol−1

Alguns organismos são bioluminescentes e a luz emitida desempenha a função de comunicação e até mesmo de defesa. Nos vagalumes a emissão de luz é consequência da ação de enzimas que promovem a reação de descarboxilação que pode ser representada como:



A tabela a seguir apresenta valores das energias das ligações (em kJ.mol–1).



A variação da entalpia envolvida na reação, calculada a partir dos valores das energias das ligações, é de

A figura a seguir representa o diagrama de energia de uma reação, realizada em diferentes condições.



A partir do diagrama, assinale a afirmativa correta.

O carbonato de sódio é largamente utilizado na confecção de vidros, sabões, papel e outros produtos. O processo Solvay, atualmente, é o responsável por 3/4 da produção mundial de carbonato de sódio e se baseia em uma série de reações que envolvem, como insumos principais, o carbonato de cálcio e o cloreto de sódio em solução aquosa (salmoura). O diagrama geral do processo pode ser visto a seguir.

O reator principal do processo é o reator de carbonatação, onde ocorrem diversas reações, cuja equação global é: NH3(aq) +CO2(g)+ NaCl(aq)+ H2O(l) o NaHCO3(s) + NH4Cl(aq)
Para que o processo industrial seja conduzido de forma econômica, entretanto, são necessários outros processos complementares para a geração ou para a reciclagem de insumos. Com base nas informações disponíveis, é correto afirmar que a matéria–prima X e o co–produto Y são, respectivamente:

Em sala de aula, um professor propôs aos alunos, a análise da imagem a seguir: uma xilogravura de Lucas Cranach, o Velho, intitulada “Cristo expulsa os vendilhões do templo de Jerusalém e o Papa vende indulgências”, retirada de Paixão do Cristo e do Anticristo, de Lutero (Wittenberg, 1521).



No contexto das Reformas, as imagens religiosas poderiam ser usadas para diferentes funções. A xilogravura acima, do ponto de vista dos reformadores luteranos, foi elaborada para desempenhar uma função

Entre os anos de 1879 e 1880, a capital do Império foi palco de protestos violentos, duramente reprimidos por tropas da polícia e do Exército, com saldo de pelo menos três mortos. Era a Revolta do Vintém, que também teve como consequência a queda do ministério que tinha instituído a cobrança da taxa de um vintém (20 réis) sobre o transporte urbano. O novo ministério nomeado pelo Imperador revogou a tarifa.
As motivações e os resultados obtidos pela revolta popular indicam que a Revolta do Vintém viabilizou–se por meio de mecanismos de organização da sociedade civil e de participação política popular

A Lei n. 11.645/08, que tornou obrigatório o estudo da História e das culturas afro–brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio,

A respeito da “Era das Revoluções”, analise as afirmativas a seguir.
I. As consequências da Revolução Industrial Inglesa e da Revolução Francesa, em seu conjunto, consolidaram a França e a Inglaterra como potências capitalistas do mundo.
II. O período das guerras napoleônicas traduziu, em termos militares e econômicos, o confronto entre França e Inglaterra pela hegemonia europeia e mundial.
III. Os efeitos do Bloqueio Continental, decretado pela França durante o período das guerras napoleônicas, contribuíram para a afirmação da hegemonia comercial britânica na América do Sul.
Assinale:

As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) têm sido usadas como instrumentos para a pesquisa e o ensino da História. No entanto, o seu uso também acarreta mudanças epistemológicas na concepção, produção e comunicação do conhecimento histórico. Para superar o uso meramente instrumental das TICs, o historiador deve eletrônicas de fontes e aparatos bibliográficos.

Os mapas temáticos constituem um dos principais instrumentos empregados no ensino de geografia. Eles servem de suporte para a localização dos componentes do tema que está sendo abordado pelo professor e pelos alunos.
Em relação à análise de mapas temáticos, leia as afirmativas a seguir.
I. É necessário verificar a localização e a distribuição dos atributos relacionados ao tema.
II. É preciso assinalar as áreas díspares e atentar para as evidências contrastantes.
III. É necessário detectar a direção e a magnitude dos movimentos e das transformações.
Assinale:

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), leva em conta dados não considerados para o cálculo do Produto Nacional Bruno (PNB), como aqueles relativos à saúde e à educação.
É possível analisar a dinâmica do IDH no tempo e na escala dos municípios brasileiros.
Os mapas a seguir apresentam a evolução do IDH nos períodos de 1970 a 1991 e de 1991 a 2000.



A partir das informações obtidas na leitura dos mapas, analise as afirmativas a seguir.
I. No período de 1970 a 1991, as regiões marcadas pela modernização agrícola e pela progressão das frentes pioneiras tiveram um desenvolvimento acentuado do IDH.
II. Entre 1970 e 1991, o desenvolvimento do IDH da região Nordeste apresenta estagnação, com exceção das capitais e de outras pequenas regiões.
III. No período de 1991 a 2000, o progresso da região Nordeste em termos do IDH foi bastante acentuado.
Assinale:

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