Analise os fragmentos a seguir.
“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade
de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)”
(Artigo 144 da Constituição federal de 1988. In
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm)
“O foco unilateral no diagnóstico (...) tem refletido e alimentado
a visão corrente: a segurança pública como sintoma e causa de
determinações estruturais, de natureza socioeconômica. (...)
Nas condições brasileiras, (...) ou haverá segurança para todos,
ou não haverá para ninguém”.
(Luiz Eduardo Soares, In http://carceraria.org.br/wp?
content/uploads/2012/07/Seguranca_Publica_Politicas_Socias.pdf)
Com base nos fragmentos, assinale a opção que identifica
corretamente a relação entre violência e segurança pública
tematizada a partir dos documentos.
Analise os trechos a seguir.
E assim todo homem, concordando com outros em formar um
corpo político sob um governo, assume a obrigação para com
todos os membros dessa sociedade de submeter–se à resolução
da maioria conforme a assentar.
(LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural,
1983, p. 71.)
Ser governado é ser vigiado, inspecionado, compelido pela lei,
regulamentado, matriculado, doutrinado, submetido a
pregação. É ser, em todas as operações, em todas as
transações, anotado, registrado. É, sob pretexto de utilidade
pública e em nome do interesse geral, ser colocado na lista de
contribuintes, treinado e tosquiado.
(Adaptado de PROUDHON, J.–P. General idea of the revolution in the 19th century.
London: Freedom Press, 1983, pp. 283–294.)
Com a implantação do regime social socialista, o Estado se
dissolverá por si mesmo e desaparecerá. (...) Enquanto o
proletariado ainda necessitar do Estado, não o necessitará no
interesse da liberdade, mas para submeter os seus adversários,
e tão logo que for possível falar–se de liberdade, o Estado como
tal deixará de existir.
(ENGELS, F. Crítica ao Programa de Gotha. In http://www.dominiopublico.gov.br/
download/texto/cv000035.pdf)
Podemos definir sociedade civil como aquilo que resta quando
delimitamos o âmbito no qual se exerce o poder estatal. A partir
dessa definição negativa, a sociedade civil pode ser identificada
como pré–estatal, anti–estatal e pós–estatal.
Os trechos acima correspondem à sociedade civil como,
respectivamente,
“Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade,à propriedade, à igualdade perante a lei.”. As opções a seguir apresentam, de acordo com o autor citado, exemplos de Direitos Civis, à exceção de uma. Assinale–a.
Organismos vivos devem ser capazes de regular a atividade de
suas enzimas de modo a coordenar os seus inúmeros processos
metabólicos.
Entre os componentes fundamentais dos ácidos nucleicos estão
moléculas denominadas pirimidinas. Na síntese dessas
moléculas, a primeira etapa do processo consiste na reação
entre aspartato e carbamoil–fosfato, catalisada pela enzima
aspartato transcarbamoilase (ATCase).
A figura a seguir retrata o comportamento da ATCase de E.Coli,
na ausência e na presença das substâncias trifosfato de citidina
(CTP) e trifosfato de adenosina (ATP), em diferentes
concentrações do substrato aspartato.

O crômio é um metal lustroso, brilhante e resistente à corrosão. O nome, que vem da palavra grega para “cor”, lhe foi atribuído pelo colorido de seus compostos. O metal é obtido a partir do mineral cromita (FeCr20d), por redução com carbono em um formo de arco elétrico:

Alguns organismos são bioluminescentes e a luz emitida desempenha a função de comunicação e até mesmo de defesa. Nos vagalumes a emissão de luz é consequência da ação de enzimas que promovem a reação de descarboxilação que pode ser representada como:


A figura a seguir representa o diagrama de energia de uma reação, realizada em diferentes condições.

O carbonato de sódio é largamente utilizado na confecção de vidros, sabões, papel e outros produtos. O processo Solvay, atualmente, é o responsável por 3/4 da produção mundial de carbonato de sódio e se baseia em uma série de reações que envolvem, como insumos principais, o carbonato de cálcio e o cloreto de sódio em solução aquosa (salmoura). O diagrama geral do processo pode ser visto a seguir.

Em sala de aula, um professor propôs aos alunos, a análise da imagem a seguir: uma xilogravura de Lucas Cranach, o Velho, intitulada “Cristo expulsa os vendilhões do templo de Jerusalém e o Papa vende indulgências”, retirada de Paixão do Cristo e do Anticristo, de Lutero (Wittenberg, 1521).

Entre os anos de 1879 e 1880, a capital do Império foi palco de
protestos violentos, duramente reprimidos por tropas da
polícia e do Exército, com saldo de pelo menos três mortos.
Era a Revolta do Vintém, que também teve como consequência
a queda do ministério que tinha instituído a cobrança da taxa
de um vintém (20 réis) sobre o transporte urbano. O novo
ministério nomeado pelo Imperador revogou a tarifa.
As motivações e os resultados obtidos pela revolta popular
indicam que a Revolta do Vintém viabilizou–se por meio de
mecanismos de organização da sociedade civil e de participação
política popular
A Lei n. 11.645/08, que tornou obrigatório o estudo da História e das culturas afro–brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio,
A respeito da “Era das Revoluções”, analise as afirmativas a
seguir.
I. As consequências da Revolução Industrial Inglesa e da
Revolução Francesa, em seu conjunto, consolidaram a
França e a Inglaterra como potências capitalistas do mundo.
II. O período das guerras napoleônicas traduziu, em termos
militares e econômicos, o confronto entre França e
Inglaterra pela hegemonia europeia e mundial.
III. Os efeitos do Bloqueio Continental, decretado pela França
durante o período das guerras napoleônicas, contribuíram
para a afirmação da hegemonia comercial britânica na
América do Sul.
Assinale:
As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) têm sido usadas como instrumentos para a pesquisa e o ensino da História. No entanto, o seu uso também acarreta mudanças epistemológicas na concepção, produção e comunicação do conhecimento histórico. Para superar o uso meramente instrumental das TICs, o historiador deve eletrônicas de fontes e aparatos bibliográficos.
Os mapas temáticos constituem um dos principais
instrumentos empregados no ensino de geografia. Eles servem
de suporte para a localização dos componentes do tema que
está sendo abordado pelo professor e pelos alunos.
Em relação à análise de mapas temáticos, leia as afirmativas a
seguir.
I. É necessário verificar a localização e a distribuição dos
atributos relacionados ao tema.
II. É preciso assinalar as áreas díspares e atentar para as
evidências contrastantes.
III. É necessário detectar a direção e a magnitude dos
movimentos e das transformações.
Assinale:
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), leva em conta dados não considerados para o cálculo do Produto Nacional Bruno (PNB), como aqueles relativos à saúde e à educação.
É possível analisar a dinâmica do IDH no tempo e na escala dos municípios brasileiros.
Os mapas a seguir apresentam a evolução do IDH nos períodos de 1970 a 1991 e de 1991 a 2000.
