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Texto 1

Algum tempo hesitei se devia abrir estas

memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria

em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha

morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo

nascimento, duas considerações me levaram a

adotar diferente método: a primeira é que eu não

sou propriamente um autor defunto, mas um

defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a

segunda é que o escrito ficaria assim mais galante

e mais novo. Moisés, que também contou a sua

morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença

radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de

uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na

minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns

sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era

solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui

acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze

amigos! Verdade é que não houve cartas nem

anúncios. Acresce que chovia – peneirava – uma

chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e

tão triste, que levou um daqueles fiéis da última

hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso

que proferiu à beira de minha cova: – “Vós, que o

conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer

comigo que a natureza parece estar chorando a

perda irreparável de um dos mais belos caracteres

que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio,

estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que

cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é

a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais

íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao

nosso ilustre finado".

(ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás

Cubas. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar Editora,

1971, volume I, p. 513-514.)

Texto 2

Resolvo-me a contar, depois de muita

hesitação, casos passados há dez anos – e, antes

de começar, digo os motivos por que silenciei e por

que me decido. Não conservo notas: algumas que

tomei foram inutilizadas, e assim, com o decorrer do

tempo, ia-me parecendo cada vez mais difícil,

quase impossível, redigir esta narrativa. Além disso,

julgando a matéria superior às minhas forças,

esperei que outros mais aptos se ocupassem dela.

Não vai aqui falsa modéstia, como adiante se verá.

Também me afligiu a ideia de jogar no papel

criaturas vivas, sem disfarces, com os nomes que

têm no registro civil. Repugnava-me deformá-las,

dar-lhes pseudônimo, fazer do livro uma espécie de

romance; mas teria eu o direito de utilizá-las em

história presumivelmente verdadeira? Que diriam

elas se se vissem impressas, realizando atos

esquecidos, repetindo palavras contestáveis e

obliteradas?

(...) Certos escritores se desculpam de não

haverem forjado coisas excelentes por falta de

liberdade − talvez ingênuo recurso de justificar

inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém

desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e

acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem

Política e Social, mas, nos estreitos limites a que

nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos

mexer.

(RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. São Paulo:

Record, 1996, volume I, p. 33-34.)

Estão presentes no texto de Machado de Assis os seguintes aspectos:

Texto 3

Uma vez determinado e conhecido o fim, o

gênero se apresenta naturalmente. Até aqui,

como só se procurava fazer uma obra segundo a

Arte, imitar era o meio indicado: fingida era a

inspiração, e artificial o entusiasmo.

Desprezavam os poetas a consideração se a

Mitologia podia, ou não, influir sobre nós.

Contanto que dissessem que as Musas do

Hélicon os inspiravam, que Febo guiava seu

carro puxado pela quadriga, que a Aurora abria

as portas do Oriente com seus dedos de rosas,

e outras tais e quejandas imagens tão usadas,

cuidavam que tudo tinham feito, e que com

Homero emparelhavam; como se pudesse

parecer belo quem achasse algum velho manto

grego, e com ele se cobrisse! Antigos e safados

ornamentos, de que todos se servem, a ninguém

honram.

(GONÇALVES DE MAGALHÃES. “Suspiros poéticos e

saudades" In CANDIDO, Antônio e CASTELLO, J.

Aderaldo. Presença da literatura brasileira. Das origens

ao Romantismo. São Paulo: DIFEL, 1976, p. 219.)

O fragmento escolhido do prefácio de Suspiros poéticos e saudades contém uma crítica à escola:

Texto 5

Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.

A vida inteira que podia ter sido e que não foi.

Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:

- Diga trinta e três.

- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...

- Respire.

..................................................

- O senhor tem uma escavação no pulmão

esquerdo e o pulmão direito infiltrado.

- O s

- Então, doutor, não é possível tentar o

pneumotórax?

- Não. A única coisa a fazer é tocar um tango

argentino.

(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de

Janeiro: José Olympio, 1973, p.107.)

As características que melhor definem a poesia brasileira contemporânea são:

A bateria de um celular funciona por 8 horas no modo “normal” ou 12 horas no modo “econômico”. Se um celular, completamente carregado, ficou ligado 3 horas no modo “econômico”, então, a partir daí, ele funcionará no modo “normal” durante:

O alcoolismo agudo - ou embriaguez - é o estado provocado pelo efeito tóxico resultante da excessiva ingestão de álcool etílico contido nas bebidas alcoólicas. O estado de alcoolismo agudo deixa a pessoa com um comportamento geralmente violento, anormal, em relação a seu estado de sobriedade;
agressivo, confuso, agitado e instável. Além do odor característico de bebida alcoólica, pode-se identificar um estado de alcoolismo agudo pelos seguintes sinais e sintomas, EXCETO:

Dos pares abaixo, aquele em que uma das palavras está INCORRETAMENTE grafada é:

Dos fragmentos do texto abaixo, com os verbos expressos na voz passiva, aquele em que NÃO foi feita a alteração para a voz ativa é:

Para Luckesi, “o erro, como manifestação de uma conduta não aprendida, decorre do fato de que há um padrão já produzido e ordenado que dá a direção do avanço da aprendizagem do aluno”. Portanto, para que o erro seja utilizado como fonte de crescimento, o professor deve:

Na ausência de iniciativa da autoridade responsável pelo processo de avaliação do estágio probatório para a homologação ou não, o estagiário, com o transcurso do prazo de três anos:

O direito de pleitear na esfera administrativa prescreverá em:

O texto acima se refere a:

É importante lembrar que o acesso ao ensino fundamental está assegurado na Constituição do Brasil como direito subjetivo, ou seja, a matrícula não poderá ser negada para as crianças de 6 a 14 anos. A escola é um direito do aluno, assim como dever da família e do Estado. Ao efetuar a matrícula, lembre-se: estudar é um direito. Nenhum aluno poderá ter matrícula indeferida por falta da certidão de nascimento. Caso o aluno NÃO tenha sua certidão, a escola deverá:

A lei é rigorosa com a frequência. É imprescindível o controle rigoroso sobre a frequência. Lembre-se que o sucesso escolar depende também da permanência do aluno na escola. A aprendizagem exige disciplina e sistematização. Além disso, alguns programas sociais do governo têm a frequência escolar como parâmetro para a concessão de benefícios. (baseado no CNE 05/97). O porcentual mínimo de frequência obrigatória para o aluno sobre o total da carga horária letiva é de:

O documento individual do aluno que registra toda a vida escolar, indicando as séries/anos, ciclos ou etapas cursadas, o rendimento e a frequência, sendo também o documento oficial para efeito de transferência, é denominado:

Sobre um grupo de pessoas sabe-se que 30 são homens e têm até 35 anos; 20 são homens acima dos 35 anos; 40 são mulheres e têm até 35 anos e 12 são mulheres acima dos 35 anos. O número de pessoas acima dos 35 anos ou mulheres é:

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