Para fazer 3 pizzas de 12 cm de raio são utilizados 2,16 kg de queijo muçarela. Então, a massa de queijo muçarela necessária para fabricar 20 pizzas de 15 cm de raio será igual a:
Em uma reunião o número de mulheres era
o dobro do número de homens. Cada mulher
cumprimentou as demais com dois beijos no rosto.
As mulheres cumprimentam os homens com um
aperto de mão, assim como os homens entre si. A
soma do número total de apertos de mão com o
número de beijos foi 351. A quantidade de pessoas
presentes à reunião é um número cuja soma dos
algarismos é igual a:
Há dois anos, a razão entre as idades de duas pessoas era de 3 para 5.Atualmente é 7 para 11.Daqui a um ano, a soma das idades dessas pessoas será:
Ao tratar das consequências da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criança, Winnicott mostra que na teoria que subjaz a estas considerações, têm-se sempre em mente o estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança quando da operação de determinado fator traumático. A criança pode: I estar numa dependência quase completa, estando fundida com a mãe. II estar numa situação tão agressiva que nem percebe a existência da figura materna. III ter entrado num estado de dependência ordinária, no qual vai adquirindo sua independência. IV já ter-se tornado em certa medida independente. Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:
Para Vygotsky, desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento. Para ele:
Segundo Colomina e Onrubia, os processos interpsicológicos envolvidos na construção do conhecimento na interação entre alunos são:
Texto 3
Banzo
Raimundo Correia
Visões que n‟alma o céu do exílio incuba,
Mortais visões! Fuzila o azul infando...
Coleia, basilisco de ouro, ondeando
O Níger... Bramem leões de fulva juba...
Uivam chacais... Ressoa a fera tuba
Dos cafres, pelas grotas retumbando,
E a estralada das árvores, que um bando
De paquidermes colossais derruba...
Como o guaraz nas rubras penas dorme,
Dorme em ninhos de sangue o sol oculto...
Fuma o saibro africano incandescente...
Vai co‟a sombra crescendo o vulto enorme
Do baobá... E cresce n‟alma o vulto
De uma tristeza, imensa, imensamente...
(In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Panorama da poesia
brasileira. Rio, Civilização Brasileira, 1959, v. III, p. 90-1.)
Dentre os verbos seguintes, cujo sentido no poema se acha descrito entre parênteses, aquele que está empregado como transitivo direto é:
“Esse ESTIGMA afeta principalmente os grandes conglomerados urbanos”. (1º parágrafo) A palavra destacada no trecho acima pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por:
Em “pela perda da GENTILEZA nas relações interpessoais e sociais” (1º parágrafo), o sufixo -eza, da palavra em destaque, é sinônimo do sufixo empregado na seguinte palavra:
Ney propôs a seus alunos um jogo. Cada um deveria pensar em um número inteiro e efetuar sucessivamente as seguintes operações: somar 5. multiplicar o resultado por 4. subtrair 8. dividir o valor obtido por 2. Depois, cada um diria o resultado em voz alta e ele adivinharia o número pensado. Para isso, em qualquer caso, é suficiente:
A fatoração tem, entre outras
características, a capacidade de simplificar
determinadas operações. Assim, o valor da
expressão
Navegando pelo Instagram encontra-se
essa “intervenção artística" feita em um piso
formado por lajotas na forma de hexágonos
regulares cujos lados medem 20 cm
A razão entre a área do triângulo em destaque e
área de um desses hexágonos e a razão entre os
perímetros dessas mesmas figuras são
respectivamente:
O número de divisores positivos do cubo da soma 111+222+333+444+555+666+777+888+999 é:
Na figura a seguir, o segmento DE é
paralelo ao lado BC. Sabendo-se que a razão entre
as áreas dos triângulos ADE e DBE vale 2/3, então
a razão entre as áreas dos triângulos ABC e EBC
vale:
Sobre moral e educação, Winnicott delimita sua área de estudo ao desenvolvimento na criança da capacidade de ter senso moral, por experimentar um sentimento de culpa e por estabelecer um ideal. Para ele, há um estágio que tem importância especial nos processos de maturação. Nesse estágio, ocorre a formação gradual na criança da capacidade para experimentar um senso de responsabilidade, aquele que no fundo é um sentimento de culpa. Esta fase de desenvolvimento dura, aproximadamente, dos: