Nos termos do Decreto n. 6.944/2009, são fi nalidades do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG, exceto:
A respeito dos sistemas estruturantes do poder executivo federal, assinale a atividade que não está organizada sob a forma de sistema.
Complete o quadro relacionando as duas colunas. A seguir, assinale a opção correta.
Kurt Lewin defi niu o processo de mudança em três
fases: Descongelamento, Mudança e Recongelamento.
Identifi que as fases e as características das ações do
administrador como agente de mudanças, relacionando
os dois grupos de informações abaixo. A seguir, assinale
a opção correta.
Grupo I
1- Descongelamento do padrão atual de comportamento.
2- Mudança.
3- Recongelamento.
Grupo II
( ) Minimizar resistências a mudanças.
( ) Identifi car novos e mais efi cazes meios de comportamentos.
( ) Agir no sentido de colocar as mudanças em ação.
( ) Ajudar as pessoas a perceberem que os comportamentos
atuais são ineficazes.
( ) Proporcionar todos os recursos de apoio necessários
às pessoas.
( ) Criar aceitação e continuidade dos novos comportamentos.
Leia o texto que se segue e responda as questões abaixo.
Entre os pesquisadores do tema Liderança, surgiram Blake
e Mouton que desenvolveram uma ideia de grade gerencial.
“De acordo com esse modelo explicativo de liderança, o líder
pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa (eixo X) e,
muita ou pouca ênfase para as pessoas (eixo Y). A grade,
desse modo baseia–se na visão bidimensional da liderança,
atribuindo valores aos dois estilos. A combinação dos dois
estilos cria cinco possibilidades principais (conforme figura
abaixo).”
Possibilidade 1;1) Administração precária: a permanência
como membro da organização requer um mínimo de
esforço para fazer o serviço.
Possibilidade 1;9) Administração do tipo: "Clube de campo":
uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento
das pessoas produz uma atmosfera amigável e em ritmo de
trabalho confortável.
Possibilidade 5;5) Administração do tipo “funcionário": o
desempenho adequado da organização é alcançado por
meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a
manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório.
Possibilidade 9;1) Autoridade e obediência: a efi ciência das
operações é produto de um sistema de trabalho no qual a
interferência do elemento humano é mínima.
Possibilidade 9;9) Administração do tipo “gerência de
equipes”: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas;
a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco”
produz um ambiente de relacionamento de confiança e
respeito.
Imagine que você deve selecionar um perfi l de liderança,
utilizando a grade de liderança de Blake e Mouton, para
ocupar o cargo de chefi a em um grupo de supervisores das
máquinas que compõem uma linha de produção que tem
como característica principal o funcionamento automatizado.
Qual das possibilidades principais de perfi s descritos pelos
pesquisadores se refere a: um Líder voltado para as tarefas e
um Líder negligente, respectivamente?
A companhia empresária Hélvia & Pélvia Limitada costuma
precaver–se de prejuízos no recebimento de seus créditos,
provisionando as perdas prováveis. Em 2012, com créditos
a receber no montante de R$ 400.000,00, ela mandou
fazer provisão de R$ 12.000,00, mas, durante o exercício,
contabilizou perdas de apenas R$ 7.000,00. Agora, no fi m
do exercício de 2013, a empresa pretende fazer provisão
nos mesmos moldes anteriores. Por isto, como tem no
balanço R$ 300.000,00 a receber, vai contabilizar em
2013 uma despesa com devedores duvidosos no valor de
A Teoria Materialista das Contas é aquela que classifi ca
todos os títulos contábeis como sendo
Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento
da Educação Básica e de Valorização dos Profi ssionais
da Educação – Fundeb, analise as proposições a seguir,
classificando–as como V (Verdadeira) ou F (Falsa).
( ) Os recursos do Fundeb destinam–se ao financiamento
de ações de manutenção e desenvolvimento da
educação básica pública e privada, independentemente
da modalidade em que o ensino é oferecido.
( ) Os Municípios devem utilizar recursos do Fundeb
na educação infantil e no ensino fundamental e os
Estados no ensino fundamental e médio.
( ) Os recursos do Fundeb são distribuídos de forma
automática sem necessidade de autorização ou
convênios para esse fim.
( ) A movimentação dos recursos fi nanceiros creditados
na conta bancária específi ca do Fundo deverá ser
realizada pelo(a) Secretário(a) de Educação.
( ) O valor por aluno/ano é calculado com base na
estimativa de receita do Fundeb no Estado, no número
de alunos da educação básica das redes públicas
de ensino estaduais e municipais, de acordo com o
Censo Escolar.
Assinale a sequência correta.
A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado
pelo MEC, classifi que os itens em Verdadeiro (V) ou Falso
(F) e assinale a opção correta.
( ) Certos saberes que não encontram um lugar defi nido
nos currículos oficiais podem ser compreendidos como
uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente
produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do
saber, que privilegia o saber científi co (transposto
didaticamente como conteúdo escolar) como único e
legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos,
podem ser vistos como produtores de saber. Este
tem sido considerado enquanto tal pelo campo
educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica
compreender as causas políticas, econômicas e
sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo,
sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela
humanidade que ainda estão ausentes nos currículos
e na formação dos professores.
Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser
entendida como a construção histórica, cultural e social das
diferenças. As diferenças são também construídas pelos
sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural,
nos processos de adaptação do homem e da mulher ao
meio social e no contexto das relações de poder. Sendo
assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis,
que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso
nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma,
porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto
da cultura, assim os nomeamos e identificamos.
Em relação ao conceito de diversidade e sua relação com
o currículo, assinale a opção incorreta.
“O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação
intencional, com um sentido explícito, com um compromisso
defi nido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico
da escola é, também, um projeto político por estar
intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com
os interesses reais e coletivos da população majoritária."
(VEIGA, 2002)
A respeito do tema Projeto Político Pedagógico e tendo a
afirmação de Veiga como referência, escolha o item que
mais se relaciona ao conceito.
A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior, Sinaes, assinale a opção correta.
Com respeito aos investimentos permanentes em ações de outras companhias, é correto afirmar:
A Cia. Das Compras emitiu nota fi scal de venda com valor
a pagar de R$ 96.000,00, constando o preço de venda
mais IPI de 20%. O ICMS foi computado à alíquota de
18%. O Custo das Mercadorias Vendidas foi calculado em
R$ 45.000,00. Também ocorreram despesas com vendas
de R$ 7.000,00 e Administrativas de R$ 8.000,00.
Quando foram feitos os cálculos de apuração para
elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício, essa
operação contribuiu com um resultado operacional bruto
de
Entre as competências dos órgãos setoriais de contabilidade se verifica, exceto: