As fotos a seguir retratam a Avenida Rio Branco – Natal,
em dois momentos distintos.

Um professor utiliza essas fotos em uma aula, nos anos
iniciais do Ensino Fundamental, para tratar de um dos
conceitos fundamentais da Geografia.
O conceito tratado com seu respectivo significado e a exploração
didática desse conceito a partir dessas fotos são,
respectivamente:
Considere o texto a seguir.
Francisco Adolfo Varnhagen avança mais nas explicações se valendo de detalhes: “Feitas as pazes com os índios,
passou Jerônimo de Albuquerque a fundar no próprio Rio Grande uma povoação. E como era para isso imprópria a
porção do arrecife ilhada (em preamar) onde estava o forte, segundo ainda hoje se pode ver, escolheu para isso o
primeiro chão elevado e firme, que se apresenta às margens direitas do rio, obra de meia légua acima de sua perigosa
barra [...]. A dita povoação, depois vila e cidade, de cujo nome não conseguiu fazer-se digna por seu correspondente
crescimento, se chamou de Natal em virtude, sem dúvida, de se haver inaugurado o seu pelourinho ou a igreja matriz
a 25 de dezembro desse ano da fundação (1599).
Disponível em:
De acordo com essa perspectiva, sobre a fundação da cidade de Natal, o momento do evento de inauguração de seu pelourinho
ou da igreja matriz deve ser identificado como um fato histórico de tempo do tipo
A segunda viagem ao interior do país, rumo a São Paulo,
começou no dia 14 de agosto, três semanas antes
do Grito do Ipiranga. O objetivo, como na vez anterior,
era apaziguar os ânimos na província, dividida entre
dois grupos políticos, um ligado à família do ministro
José Bonifácio e outro, ao coronel Francisco Inácio,
comandante da força pública e aliado da João Carlos
Oeynhausen, presidente da junta provisória local.
GOMES, Laurentino. 1822. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2010
Sobre o período da história do Brasil referido no texto,
analise as afirmações a seguir.
I – Os movimentos revoltosos tinham o objetivo de efetivar
a Proclamação da República.
II – As viagens foram realizadas por D. Pedro I como
parte do processo que levou à Independência do
Brasil.
III – As mudanças nos regimes políticos no Brasil foram
feitas à custa de embates, gerados, muitas vezes,
pela contradição de interesses entre grupos sociais.
É correto o que se afirma em
Em uma caixa havia 87 fichas. Em cada ficha estava
escrito um número natural menor que 87 e não havia duas
fichas com números iguais. Uma professora retirou dessa
caixa todas as fichas nas quais o número escrito era um
múltiplo de 3 que, quando dividido por 5, deixa resto 2
Quantas fichas essa professora retirou da caixa?
Um pedaço de barbante de 1,02 m de comprimento foi
partido ao meio. Cada metade foi partida em três partes
iguais, e cada uma dessas partes, em 5 pedacinhos de
mesmo tamanho.
Quantos milímetros media cada um desses pedacinhos?
A década de 20 do século XIX viveu sob o signo da reação
antiliberal, após as guerras napoleônicas. Esse contexto
internacional marcou, sobremaneira, a construção do Estado
brasileiro.
Que aspecto da Constituição de 1824 reforçava diretrizes
autoritárias em voga?
Grande parte dos Estados Modernos europeus tem sua
origem vinculada a conflitos militares.
Qual das associações abaixo apresenta a relação entre
um Estado Moderno e o confronto bélico a que está diretamente
vinculada sua origem histórica?
Nos anos de 1970 e 1980, a história da educação
[passou] a relacionar escola e sociedade, mas com o
peso colocado no prato desta última. [...] Foi o auge
do chamado reprodutivismo educacional, baseado,
por uma parte, no “estruturalismo marxista” de Louis
Althusser, para quem “o sistema das diferentes ‘escolas’
públicas e privadas” constituía o AIE (Aparelho
Ideológico de Estado) escolar [...], responsável, juntamente
com os outros AIEs, pela manutenção da estrutura
de dominação social, e, por outra parte, na sociologia
de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
[...], para os quais o sistema de ensino, empregando
a violência simbólica, contribui ideologicamente para
a perpetuação da ordem social.
CASTANHO, Sérgio E. M. Questões teórico-metodológicas de
história cultural e educação. In: CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt
Santos; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia
Diana Rocha (orgs.). História, cultura e educação. Campinas,
SP: Autores Associados, 2006, p. 155-156 Adaptado.
O “reprodutivismo educacional”, mencionado no texto acima,
começou a ser criticado, no Brasil, no final da década de 1970
Os autores que buscavam referenciais alternativos a essa
concepção teórica argumentavam que a
Está cada vez mais claro que as origens da revolução
industrial da Grã-Bretanha não podem ser estudadas
exclusivamente em termos de história britânica.
A árvore de expansão capitalista moderna cresceu
numa determinada região da Europa, mas suas raí-
zes tiraram seu alimento de uma área de intercâmbio
e acumulação primitiva muito mais ampla, que incluía
tanto as colônias de além-mar, ligadas por vínculos
formais, quanto as “economias dependentes” da Europa
Oriental, formalmente autônomas.
HOBSBAWM, Eric J. As origens da revolução industrial.
São Paulo: Global, 1979, passim. Adaptado.
De acordo com essa clássica interpretação das causas da
Revolução Industrial inglesa, a acumulação primitiva de
capitais constituiu fator fundamental e imprescindível da
transição do feudalismo ao capitalismo.
Nesse sentido, a burguesia inglesa foi amplamente beneficiada
pelo comércio de diversos produtos durante a
Época Moderna, entre os quais NÃO se inclui o
Durante os mais de trezentos anos de colonização, a
América Portuguesa passou por diversas alterações em
sua estrutura político-administrativa.
Qual das associações abaixo apresenta a relação entre o
evento e a sua causa direta?
A difusão de regimes de inspiração fascista na Europa, na década de 1930, é considerada uma das consequências da crise de 1929, dentre outros motivos, porque a
Uma das principais características que diferencia o auditor interno do auditor externo é que o auditor interno
Considere os dados a seguir para responder às questões de nº 34 e 35.
A Companhia Comercial H. S/A é tributada pelo Lucro Real anual, com antecipações mensais em bases estimadas. Apresentou as seguintes informações, referentes às receitas auferidas no mês de fevereiro/2011:
Venda de mercadorias R$ 250.000,00
Serviços prestados a terceiros R$ 75.000,00
Considerando-se as informações recebidas da Companhia H. S/A e as determinações da legislação fiscal do Imposto de Renda, para as empresas tributadas pelo Lucro Real com antecipação mensal em bases estimadas, o valor da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a recolher, referente ao mês de fevereiro, em reais, é
Uma indústria fabrica dois produtos. Em um determinado mês, havia custos fixos a ratear aos dois produtos, no montante de R$ 265.000,00. A empresa costuma ratear os custos fixos com base nos custos de mão de obra direta. O produto K teve apontamento de mão de obra direta de R$ 23.500,00, e o produto W teve apontamento de mão de obra direta de R$ 42.750,00. Sabendo-se que a produção do produto W foi de 5.000 unidades no mesmo mês, e o custo variável correspondeu a R$ 42,60 por unidade, o custo unitário total do produto W, em reais, foi
Considerando o regime de licitações, associe as modalidades licitatórias às suas hipóteses de cabimento.

As associações corretas são: