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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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As fotos a seguir retratam a Avenida Rio Branco – Natal,

em dois momentos distintos.


Um professor utiliza essas fotos em uma aula, nos anos

iniciais do Ensino Fundamental, para tratar de um dos

conceitos fundamentais da Geografia.

O conceito tratado com seu respectivo significado e a exploração

didática desse conceito a partir dessas fotos são,

respectivamente:

Considere o texto a seguir. Francisco Adolfo Varnhagen avança mais nas explicações se valendo de detalhes: “Feitas as pazes com os índios, passou Jerônimo de Albuquerque a fundar no próprio Rio Grande uma povoação. E como era para isso imprópria a porção do arrecife ilhada (em preamar) onde estava o forte, segundo ainda hoje se pode ver, escolheu para isso o primeiro chão elevado e firme, que se apresenta às margens direitas do rio, obra de meia légua acima de sua perigosa barra [...]. A dita povoação, depois vila e cidade, de cujo nome não conseguiu fazer-se digna por seu correspondente crescimento, se chamou de Natal em virtude, sem dúvida, de se haver inaugurado o seu pelourinho ou a igreja matriz a 25 de dezembro desse ano da fundação (1599).
Disponível em: . Acesso em 04 out. 2011 . Adaptado. Sobre o tempo e sua complexa relação de níveis e ritmos de duração com a sociedade, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de História ressaltam a possibilidade de identificar a velocidade com que as mudanças ocorrem. Assim, podem ser estabelecidos três tempos: o tempo do acontecimento breve, o da conjuntura e o da estrutura.
De acordo com essa perspectiva, sobre a fundação da cidade de Natal, o momento do evento de inauguração de seu pelourinho ou da igreja matriz deve ser identificado como um fato histórico de tempo do tipo

A segunda viagem ao interior do país, rumo a São Paulo, começou no dia 14 de agosto, três semanas antes do Grito do Ipiranga. O objetivo, como na vez anterior, era apaziguar os ânimos na província, dividida entre dois grupos políticos, um ligado à família do ministro José Bonifácio e outro, ao coronel Francisco Inácio, comandante da força pública e aliado da João Carlos Oeynhausen, presidente da junta provisória local. GOMES, Laurentino. 1822. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010
Sobre o período da história do Brasil referido no texto, analise as afirmações a seguir. I – Os movimentos revoltosos tinham o objetivo de efetivar a Proclamação da República.
II – As viagens foram realizadas por D. Pedro I como parte do processo que levou à Independência do Brasil.
III – As mudanças nos regimes políticos no Brasil foram feitas à custa de embates, gerados, muitas vezes, pela contradição de interesses entre grupos sociais.
É correto o que se afirma em

Em uma caixa havia 87 fichas. Em cada ficha estava escrito um número natural menor que 87 e não havia duas fichas com números iguais. Uma professora retirou dessa caixa todas as fichas nas quais o número escrito era um múltiplo de 3 que, quando dividido por 5, deixa resto 2
Quantas fichas essa professora retirou da caixa?

Um pedaço de barbante de 1,02 m de comprimento foi partido ao meio. Cada metade foi partida em três partes iguais, e cada uma dessas partes, em 5 pedacinhos de mesmo tamanho.
Quantos milímetros media cada um desses pedacinhos?

A década de 20 do século XIX viveu sob o signo da reação antiliberal, após as guerras napoleônicas. Esse contexto internacional marcou, sobremaneira, a construção do Estado brasileiro.
Que aspecto da Constituição de 1824 reforçava diretrizes autoritárias em voga?

Grande parte dos Estados Modernos europeus tem sua origem vinculada a conflitos militares.
Qual das associações abaixo apresenta a relação entre um Estado Moderno e o confronto bélico a que está diretamente vinculada sua origem histórica?

Nos anos de 1970 e 1980, a história da educação [passou] a relacionar escola e sociedade, mas com o peso colocado no prato desta última. [...] Foi o auge do chamado reprodutivismo educacional, baseado, por uma parte, no “estruturalismo marxista” de Louis Althusser, para quem “o sistema das diferentes ‘escolas’ públicas e privadas” constituía o AIE (Aparelho Ideológico de Estado) escolar [...], responsável, juntamente com os outros AIEs, pela manutenção da estrutura de dominação social, e, por outra parte, na sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron [...], para os quais o sistema de ensino, empregando a violência simbólica, contribui ideologicamente para a perpetuação da ordem social.
CASTANHO, Sérgio E. M. Questões teórico-metodológicas de história cultural e educação. In: CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha (orgs.). História, cultura e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2006, p. 155-156 Adaptado. O “reprodutivismo educacional”, mencionado no texto acima, começou a ser criticado, no Brasil, no final da década de 1970 Os autores que buscavam referenciais alternativos a essa concepção teórica argumentavam que a

Está cada vez mais claro que as origens da revolução industrial da Grã-Bretanha não podem ser estudadas exclusivamente em termos de história britânica. A árvore de expansão capitalista moderna cresceu numa determinada região da Europa, mas suas raí- zes tiraram seu alimento de uma área de intercâmbio e acumulação primitiva muito mais ampla, que incluía tanto as colônias de além-mar, ligadas por vínculos formais, quanto as “economias dependentes” da Europa Oriental, formalmente autônomas.
HOBSBAWM, Eric J. As origens da revolução industrial. São Paulo: Global, 1979, passim. Adaptado. De acordo com essa clássica interpretação das causas da Revolução Industrial inglesa, a acumulação primitiva de capitais constituiu fator fundamental e imprescindível da transição do feudalismo ao capitalismo.
Nesse sentido, a burguesia inglesa foi amplamente beneficiada pelo comércio de diversos produtos durante a Época Moderna, entre os quais NÃO se inclui o

Durante os mais de trezentos anos de colonização, a América Portuguesa passou por diversas alterações em sua estrutura político-administrativa.
Qual das associações abaixo apresenta a relação entre o evento e a sua causa direta?

A difusão de regimes de inspiração fascista na Europa, na década de 1930, é considerada uma das consequências da crise de 1929, dentre outros motivos, porque a

Uma das principais características que diferencia o auditor interno do auditor externo é que o auditor interno

Considere os dados a seguir para responder às questões de nº 34 e 35.

A Companhia Comercial H. S/A é tributada pelo Lucro Real anual, com antecipações mensais em bases estimadas. Apresentou as seguintes informações, referentes às receitas auferidas no mês de fevereiro/2011:

Venda de mercadorias R$ 250.000,00

Serviços prestados a terceiros R$ 75.000,00

Considerando-se as informações recebidas da Companhia H. S/A e as determinações da legislação fiscal do Imposto de Renda, para as empresas tributadas pelo Lucro Real com antecipação mensal em bases estimadas, o valor da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a recolher, referente ao mês de fevereiro, em reais, é

Uma indústria fabrica dois produtos. Em um determinado mês, havia custos fixos a ratear aos dois produtos, no montante de R$ 265.000,00. A empresa costuma ratear os custos fixos com base nos custos de mão de obra direta. O produto K teve apontamento de mão de obra direta de R$ 23.500,00, e o produto W teve apontamento de mão de obra direta de R$ 42.750,00. Sabendo-se que a produção do produto W foi de 5.000 unidades no mesmo mês, e o custo variável correspondeu a R$ 42,60 por unidade, o custo unitário total do produto W, em reais, foi

Considerando o regime de licitações, associe as modalidades licitatórias às suas hipóteses de cabimento.


As associações corretas são:

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