Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Considere o texto a seguir. Francisco Adolfo Varnhagen avança mais nas explicações se valendo de detalhes: “Feitas as pazes com os índios, passou Jerônimo de Albuquerque a fundar no próprio Rio Grande uma povoação. E como era para isso imprópria a porção do arrecife ilhada (em preamar) onde estava o forte, segundo ainda hoje se pode ver, escolheu para isso o primeiro chão elevado e firme, que se apresenta às margens direitas do rio, obra de meia légua acima de sua perigosa barra [...]. A dita povoação, depois vila e cidade, de cujo nome não conseguiu fazer-se digna por seu correspondente crescimento, se chamou de Natal em virtude, sem dúvida, de se haver inaugurado o seu pelourinho ou a igreja matriz a 25 de dezembro desse ano da fundação (1599).
Disponível em: . Acesso em 04 out. 2011 . Adaptado. Sobre o tempo e sua complexa relação de níveis e ritmos de duração com a sociedade, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de História ressaltam a possibilidade de identificar a velocidade com que as mudanças ocorrem. Assim, podem ser estabelecidos três tempos: o tempo do acontecimento breve, o da conjuntura e o da estrutura.
De acordo com essa perspectiva, sobre a fundação da cidade de Natal, o momento do evento de inauguração de seu pelourinho ou da igreja matriz deve ser identificado como um fato histórico de tempo do tipo

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282