Segundo a NR-5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na eleição dos representantes dos empregados titulares e/ou suplentes, no caso de empate, assumirá aquele que tiver maior
A recomendação ao empregador da aquisição do Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado ao risco existente em uma determinada atividade é de competência da(o)
Desconsiderando exceções, quando da despedida sem justa causa, o empregado faz jus ao pagamento de aviso prévio, 13o salário, férias vencidas acrescidas de 1/3, férias proporcionais acrescidas de 1/3 e saldo de salário.
Além desses direitos, o empregado também receberá o valor da multa sobre os depósitos do FGTS.
Essa multa é de
Para efetivar as metas desenvolvidas no período de 2011-2015, uma empresa de gás investirá 715 milhões de reais. Desse total, 336 milhões de reais serão direcionados à área comercial para aquisição de novos botijões, já prevendo o aumento das vendas e o incremento no market-share.
Os gastos inseridos no plano estratégico estão relacionados ao sistema
Almoxarifado é o local, coberto ou não, destinado à guarda e à conservação de materiais. Ele deve se adequar às especificidades demandadas, contendo espaços onde permanecerão os itens a serem usados. Sua localização, disposição interna e seus equipamentos devem estar condicionados à política geral de estoques da empresa.
Além dessas funções, o almoxarifado é também um setor destinado a
Numa certa empresa com 300 funcionários, fez-se uma pesquisa de salários, obtendo-se as seguintes medidas estatísticas:
Média = R$ 4.200,00
Desvio padrão = R$ 840,00
Depois da pesquisa, todos os funcionários receberam um reajuste salarial de 5% mais um bônus de R$ 490,00 por participação nos lucros da empresa.
A razão entre o novo coeficiente de variação e o coeficiente de variação anterior dos salários dessa empresa é dada por
No balanço patrimonial, sob o aspecto qualitativo, são evidenciados os elementos que representam os bens, direitos, as obrigações e a parte dos proprietários de uma empresa. No Ativo, são evidenciados bens e direitos e, no Passivo, as obrigações e a parte dos proprietários.
Em relação a tais aspectos qualitativos, considere as informações apresentadas pela empresa Z.
Um administrador, considerando exclusivamente as informações recebidas, reconhece que o montante do capital de terceiros aplicado no ativo, em reais, é
Uma empresa adota uma linha de produção onde existem dois postos de trabalho A e B, e o fluxo de produção é de A para B. Sabe-se que o posto de trabalho B retira, no posto de trabalho A, os componentes necessários para atender ao que lhe está sendo demandado.
Esse método de produção adotado é o denominado
Numa certa comunidade, 35% de seus habitantes são leitores do jornal M; 40% são leitores do jornal N; 30% são leitores do jornal P; 25% leem os jornais M e N; 15% leem os jornais M e P; 20% leem os jornais N e P; e 10% leem os três jornais.
Se o contingente de habitantes dessa comunidade que não leem nenhum dos três jornais está entre 270 e 360, então o contingente de leitores exclusivos do jornal M se situa entre
Uma empresa de transportes treina sua equipe de forma contínua e lhe oferece o melhor suporte possível para o trabalho, levando em conta a segurança e motivação de seus trabalhadores. Seus uniformes, além de serem elegantes, foram desenhados para que tivessem o maior conforto possível, os veículos de entrega são novos e têm manutenção constante. As pesquisas de satisfação dos clientes mostram que eles estão contentes com o comportamento dos funcionários e as entregas acontecem no prazo previsto e da forma mais cordial possível. Ainda assim, a expectativa, com relação aos serviços da empresa, é muito baixa dentre aqueles que ainda não utilizaram seus serviços, o que faz com que a demanda seja reduzida. Há uma lacuna entre o serviço percebido e o serviço esperado.
Tendo em vista os tipos de marketing no setor de serviços, verifica-se que o problema dessa transportadora está relacionado com o marketing
Considere as informações do BALANÇO PATRIMONIAL e do DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS da empresa X apresentados abaixo para responder às questões de nos
23 e 24.
A liquidez de uma empresa é medida por sua capacidade de atender às suas obrigações de curto prazo no vencimento. Para a empresa X o Índice de Liquidez de Curto Prazo é de
Uma empresa modificou seu planejamento de RH diante de uma política governamental de aumento de carga tributária e aumento das taxas de juros. Decidiu-se cortar remuneração variável pela produção, incentivar demissões voluntárias e reduzir a jornada de trabalho.
As estratégias de RH descritas justificam-se diante de um cenário de
Uma rede de pequeno porte, atuando no varejo de roupas femininas, pretende reposicionar-se no mercado, modificando sua atual estratégia de liderança de custos para uma estratégia de diferenciação. A preocupação central dos executivos tem sido em relação à mudança de uma cultura organizacional com foco em custos para uma cultura com foco na geração de valor para o cliente. Desse modo, estão sendo planejadas, pelo departamento de RH, algumas ações para promover a mudança da cultura organizacional.
Qual ação de mudança na cultura organizacional deve ser sugerida pelo RH?
O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional que deve ser elaborado com base no ambiente externo à organização macroambiente e no ambiente interno microambiente. Cada um destes ambientes apresenta variáveis que dão subsídios aos gestores no processo de estruturação do planejamento estratégico.
Sendo assim, sabe-se que, no processo de planejamento estratégico, o
Uma empresa que atua no segmento industrial pesado tem apresentado resultados negativos nos últimos três anos, e seus acionistas exigiram a contratação de um consultor para identificar novas estratégias de atuação e conseguir a recuperação da empresa nos próximos dois anos.
O consultor adotou um modelo para a identificação de novas estratégias utilizando a análise do ambiente externo quanto às forças que influenciam a competitividade de um segmento.
Constituem-se, no modelo adotado pelo consultor, forças que influenciam a competitividade: