A partir de uma compreensão mais aprofundada da Terra, do Sol e de sua evolução, da nossa galáxia e das ordens de grandeza envolvidas, espera-se que os alunos no EF possam:
O conhecimento da relação entre a linguagem e aspectos sociais pode auxiliar o professor a
De acordo com a pesquisa linguística, a unidade básica do ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve ser
Muitos contos da literatura brasileira foram transformados em quadrinhos a ponto de termos uma coleção intitulada Literatura Brasileira em quadrinhos, da Escala Educacional (São Paulo), que traz, em suas últimas páginas, uma série de propostas de atividades. Ao fazer uso desses textos, cabe ao professor promover a leitura desses quadrinhos
A abordagem descritiva da língua portuguesa em sala de aula implica
As atividades escolares que visem ao estudo dos recursos expressivos próprios a cada manifestação da linguagem e das razões das escolhas feitas por seus autores
O uso, em sala de aula, de um filme realizado a partir de uma obra literária ficcional, requer do professor
Um dos fatores que mais dificultam a inserção da Etnomatemática como estratégia metodológica no ensino de Matemática é
Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor pode explorar a geografia do Estado do Maranhão em especial o regime climático e a hidrografia deste território. De tal forma, o mesmo poderá corretamente afirmar que:
Um professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “espaço agrário" com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Considerando a Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. Segundo a referida Lei, as linguagens que constituem o componente curricular de arte são:
I- Artes visuais;
II- Dança;
III- Música;
IV- Teatro;
V- Fotografia.
As assertivas CORRETAS são:
O Especialista em Educação pode incentivar Professores da Educação Infantil a valorizarem as cantigas populares em suas atividades educativas. Ele pode sugerir que estes professores utilizem a seguinte cantiga popular:

Ao desenvolver a atividade apresentada as crianças, os Professores de Educação Infantil terão trabalhado o seguinte campo da formação humana:
Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “centena” com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?
Para desenvolver a oralidade com os alunos, o Professor poderá utilizar a seguinte prática pedagógica:

No contexto das capacidades linguísticas essa formação literária pode ser corretamente conceituada como:
O trabalho de _______ não pode ser visto, apenas, como um trabalho _______. É necessário que se considere a _______ e _______ na qual o discurso está sendo enunciado, sendo, portanto, fundamental, mais do que conhecer a _______, conhecer o funcionamento da mesma, dos diferentes usos da linguagem nas diferentes esferas de atividade humana. _______ envolve conhecimento de mundo, que mobilizado pela cadeia enunciativa, contribui para a compreensão do que foi dito e em como dizer na língua alvo; saber perceber os _______ (múltiplos) expressos nos discursos. A alternativa que preenche de forma coesa as lacunas acima é a: