Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 276 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos seguintes casos, EXCETO:

Assinale a alternativa que apresenta um aspecto que reforça a tese defendida pelo autor.

O programa adotado pela maioria das escolas do Brasil para a 1ª série do ensino médio concentra muitos assuntos ligados à geografia física. A teoria da deriva continental é um dos pilares teóricos assumidos no conhecimento escolar para desenvolver temas que envolvem a formação geológica do planeta. Por ser uma teoria complexa e conter muitos detalhes, o desafio docente consiste em combinar a precisão teórica com a adequação da linguagem utilizada em sala de aula.

Todas as alternativas a seguir trazem assuntos importantes relacionados à teoria tectônica de placas. Identifique aquela em que a forma de apresentação do conteúdo traz, ao mesmo tempo, informações corretas, e linguagem adequada à 1a série do ensino médio.

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado constatar que a escala cartográfica estabelece a relação de proporção entre o real e a área representada. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

“Como sabemos, o funcionamento da língua não se dá em unidades isoladas como fonemas, morfemas ou palavras soltas, mas em unidades maiores: os textos. Estes se constituem como unidade de sentido e podem ser concebidos como 'um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, sociais e cognitivas'" (BEAUGRANDE, 1997:10)." (SANTOS, C. F; MENDONÇA, M & CAVALCANTE, M.C.B. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula).

Acerca dos “textos", destaque a alternativa incorreta:

Para desenvolver a oralidade com os alunos, o Professor poderá utilizar a seguinte prática pedagógica:

No contexto das capacidades linguísticas essa formação folclórica pode ser corretamente conceituada como:

Considerando conhecimentos sociais: aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí é adequado afirmar que:

Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental possam identificar as vistas superior, frontal e lateral de formas geométricas espaciais e de objetos, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:

No Ensino Fundamental, para se trabalhar “aspectos gramaticais da língua portuguesa” com alunos, o Professor deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Texto para responder à questão.

O fragmento em análise, de Joaquim Ferreira dos Santos, em que há referência a um fato sócio-histórico — a escrita —, apresenta característica marcante do gênero crônica ao:

Relacionado à sintaxe, as marcações não manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções: as sentenças. Qual a explicação correta para as sentenças relativas:

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

A percepção que os alunos têm do conceito de lugar na geografia pode ser de grande utilidade para a localização e o conhecimento de diferentes partes do mundo, sobretudo por meio dos mapas temáticos.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.

Na seleção do tipo de avaliação a ser adotado, o professor deve evitar provocar frustrações do aluno, que impediriam o aprendizado do discente.

No que se refere ao aprendizado da Língua Portuguesa (LP) pelos alunos surdos, assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) Em sua modalidade escrita, a Língua Portuguesa, deverá ser ministrada por professores bilíngues, com estratégias metodológicas de ensino de LP como primeira língua; ( ) Serão necessárias adequações no processo de avaliação escrita, bem como no ensino de LP; ( ) O ensino de LP em sua modalidade escrita, deverá ser ministrada por professores bilíngues, como estratégias metodológicas de ensino de LP como segunda língua. Agora, assinale a alternativa correta considerando as assertivas anteriores:

A oralidade é uma das formas do sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou formais: desde uma conversa entre amigos até uma palestra de um especialista. Assinale a alternativa CORRETA que condiz com um objetivo de aprendizagem da oralidade:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282