Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos seguintes casos, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta um aspecto que reforça a tese defendida pelo autor.
O programa adotado pela maioria das escolas do Brasil para a 1ª série do ensino médio concentra muitos assuntos ligados à geografia física. A teoria da deriva continental é um dos pilares teóricos assumidos no conhecimento escolar para desenvolver temas que envolvem a formação geológica do planeta. Por ser uma teoria complexa e conter muitos detalhes, o desafio docente consiste em combinar a precisão teórica com a adequação da linguagem utilizada em sala de aula.
Todas as alternativas a seguir trazem assuntos importantes relacionados à teoria tectônica de placas. Identifique aquela em que a forma de apresentação do conteúdo traz, ao mesmo tempo, informações corretas, e linguagem adequada à 1a série do ensino médio.
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado constatar que a escala cartográfica estabelece a relação de proporção entre o real e a área representada. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
“Como sabemos, o funcionamento da língua não se dá em unidades isoladas como fonemas, morfemas ou palavras soltas, mas em unidades maiores: os textos. Estes se constituem como unidade de sentido e podem ser concebidos como 'um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, sociais e cognitivas'" (BEAUGRANDE, 1997:10)." (SANTOS, C. F; MENDONÇA, M & CAVALCANTE, M.C.B. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula).
Acerca dos “textos", destaque a alternativa incorreta:
Para desenvolver a oralidade com os alunos, o Professor poderá utilizar a seguinte prática pedagógica:

No contexto das capacidades linguísticas essa formação folclórica pode ser corretamente conceituada como:
Considerando conhecimentos sociais: aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí é adequado afirmar que:
Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental possam identificar as vistas superior, frontal e lateral de formas geométricas espaciais e de objetos, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:
No Ensino Fundamental, para se trabalhar “aspectos gramaticais da língua portuguesa” com alunos, o Professor deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Texto para responder à questão.
O fragmento em análise, de Joaquim Ferreira dos Santos, em que há referência a um fato sócio-histórico — a escrita —, apresenta característica marcante do gênero crônica ao:
Relacionado à sintaxe, as marcações não manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções: as sentenças. Qual a explicação correta para as sentenças relativas:
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
A percepção que os alunos têm do conceito de lugar na geografia pode ser de grande utilidade para a localização e o conhecimento de diferentes partes do mundo, sobretudo por meio dos mapas temáticos.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.
Na seleção do tipo de avaliação a ser adotado, o professor deve evitar provocar frustrações do aluno, que impediriam o aprendizado do discente.
No que se refere ao aprendizado da Língua Portuguesa (LP) pelos alunos surdos, assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) Em sua modalidade escrita, a Língua Portuguesa, deverá ser ministrada por professores bilíngues, com estratégias metodológicas de ensino de LP como primeira língua; ( ) Serão necessárias adequações no processo de avaliação escrita, bem como no ensino de LP; ( ) O ensino de LP em sua modalidade escrita, deverá ser ministrada por professores bilíngues, como estratégias metodológicas de ensino de LP como segunda língua. Agora, assinale a alternativa correta considerando as assertivas anteriores:
A oralidade é uma das formas do sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou formais: desde uma conversa entre amigos até uma palestra de um especialista. Assinale a alternativa CORRETA que condiz com um objetivo de aprendizagem da oralidade: