Além da competência gramatical, o ensino da língua portuguesa deve levar o estudante a desenvolver
A literatura comparada se justifica como estratégia de leitura, de ensino de literatura e de formação de leitores, quando procede-se ao levantamento de um repertório de textos
Os morfemas são unidades que podem ter funções lexicais ou gramaticais. Por exemplo, em português, as palavras “trabalho" e “trabalhar" são constituídas de morfemas lexicais e gramaticais. Observe:
Em Libras, a configuração de mão deixa de atuar no plano fonológico da língua de sinais e remete-se à incorporação de numeral ou de sinal monomorfêmico quando os elementos constitutivos são articulados juntos. Assinale a opção que corresponde a essa afirmação, representada pelo sinal.
Uma primeira reflexão que devemos fazer é sobre a palavra escravo, que foi sempre atribuída a pessoas em determinadas condições de trabalho. Portanto, a palavra escravo não existiria sem o significado do que é o trabalho e das condições para o trabalho. A lei n. 10.639/03 vem nos representar como, marque a alternativa CORRETA:
Os objetivos que movem nossa leitura podem ser os mais variados. Lemos para obter uma informação, para adquirirmos certo conhecimento. Por exemplo, a leitura que você está realizando neste momento desta questão está acompanhada de um objetivo específico: compreender o que está sendo informado para a resolução da questão. Podemos dizer que se trata de uma leitura guiada e orientada. Diante dos objetivos que temos com a atividade de leitura, escolhemos os textos e, também, estratégias de leitura. Essas estratégias podem ser entendidas como ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura
O Programa Novo Mais Educação, instituído pela Portaria no MEC 1.144/2016 se apresenta como uma estratégia do Governo Federal para melhorar a aprendizagem de crianças e adolescentes matriculados no Ensino Fundamental por meio da ampliação da jornada escolar. Assinale a alternativa que está CORRETA no que tange à uma das prioridades para a seleção do referido Programa.
O conceito de escala, fundamental para as análises espaciais, desde o final do século passado tornou-se uma das temáticas mais debatidas pelos geógrafos. Diferentemente da escala cartográfica – uma simples correlação matemática entre a realidade e sua representação –, a escala geográfica refere-se à extensão ou magnitude de um dado fenômeno no espaço. Sobre ela, Marcelo Lopes de Souza problematiza:
Pensando na inquietação apresentada pelo autor, pode-se apresentar como exemplo da inconsistência de se tomar o conceito de escala geográfica como um conjunto de recortes inatos e imutáveis, o uso da expressão
Observe os mapas a seguir.
O planejamento de uma aula de geografia sobre projeções cartográficas deve mostrar que o mapa de
A Matemática no Ensino Fundamental como facilitadora para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do(a) aluno(a) e para a formação básica de sua cidadania, necessita favorecer o desempenho, equilibrado e indissociável, na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação, devem lhe propiciar:
Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta os conceitos de Geografia a serem apropriados pelos estudantes nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, segundo as Diretrizes Curriculares Municipal de Blumenau (2012):
Acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da língua inglesa de acordo com os PCNEM, julgue o próximo item.
Por envolver tanto a gramática da língua quanto seus aspectos culturais e sociais, a aprendizagem do inglês relaciona-se a outras disciplinas.
Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue o seguinte item.
O professor deve adotar, em sala de aula, uma postura semelhante à do personagem que afirma: “O correto é 'disseram-me'. Não 'me disseram'.".
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
Paisagem e espaço são conceitos sinônimos, pois ambos se referem às formas que exprimem heranças passadas somadas às dinâmicas sociais que se desenvolvem em determinado local.
O Professor pode usar de formações literárias populares para desenvolver a oralidade dos alunos. O Professor poderá utilizar a seguinte prática pedagógica:
No contexto das capacidades linguísticas essa formação literária pode ser corretamente conceituada como:
Para desenvolvimento da escola é importante que a escola tenha autonomia para decidir sobre horários escolares, metodologias adotadas, equipamentos e materiais necessários. No contexto da “gestão de processos" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito: