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Folha de respostas:

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Texto para responder à questão.

Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem literária. I. É um texto polissêmico, em que os múltiplos sentidos de várias palavras e expressões se sustentam, sem cometer enganos, graças ao amparo do contexto. II. Há o uso predominante de recursos específicos de textos escritos em linguagem formal. III. O autor consegue envolver o leitor através da maneira particular de ver o cotidiano brincando com os fatos e as palavras. Está correto o que se afirma apenas em:

Tendo como referência aspectos da filosofia da educação, leia e analise os itens abaixo:

Item I – As perspectivas educacionais que privilegiam o desenvolvimento da capacidade mental vinculam-se, geralmente, ao modelo de verdade como coerência, priorizando o exercício do raciocínio, independentemente do seu conteúdo.

Item II – Na perspectiva convencionalista, não há fatos ou uma realidade objetiva à qual se ater: todo conhecimento é mera interpretação.

Item III – Na convenção convencionalista a aceitação de uma determinada interpretação se deveria não a evidências objetivas, mas a fatores políticos, culturais e históricos.

Dos itens supra apresentados, pode-se CORRETAMENTE julgar que:

Considerando conhecimentos sociais: aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí, em especial sobre trabalho e rendimento, dados referenciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é adequado afirmar que:

Baseando-se em ideias progressistas de ensino e portanto, considerando principalmente, o conhecimento do aluno, a experiência de vida como fator elementar para o efetivo aprendizado, além de evidenciar severas críticas ao fatalismo, ao neoliberalismo e a globalização, Paulo Freire enfatizava que só é possível ensinar em processo que é obtido socialmente e, não se trata de um ato de transmissão de conteúdos, mas sim criação de oportunidades para a construção de novos saberes. Dessa maneira, os alunos vão ter capacidade de tecer críticas, serem autônomos e capazes de criar. As ideias progressistas pedagógicas não devem ser confundidas com um ato de espontaneidade e liberdade dos professores e alunos diante da construção desse conhecimento. Cabe aos educadores conduzirem de forma metodológica os conteúdos ensinados para que essa prática seja eficiente. Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que "formar" é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade de formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade em que está inserido, para que ele possa se comportar como ser histórico e ativo de suas opiniões e atitudes.

O objetivo do trabalho pedagógico diante desse viés é para desenvolver no aluno a:

“[...] respostas que se separam das respostas corretas, mas que, longe de impedir alcançar estas últimas, pareceriam permitir os acertos posteriores." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 25).

A definição apresentada acima refere-se aos:

O ensino de Ciências Naturais, ao longo de sua curta história na escola fundamental, tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que não perdem sua importância como parte de um processo. Numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico. Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental. De acordo com os PCNS, o ensino de Ciências Naturais deverá então se organizar de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham as seguintes capacidades: assinale a alternativa CORRETA.

Publicado pelo periódico Psychological Science, um estudo da Universidade de Chicago sugere que o processo de raciocinar em outro idioma ajuda a diminuir inconsistências cognitivas e melhora o processo de tomada de decisão: ao usar seu idioma estrangeiro, as decisões passam a ser mais sistemáticas e menos baseadas em fatores negativos, processo mental que seria comum ao usar a Língua Materna (LM). A decisão de iniciar o ensino da Língua Inglesa (LI) no Brasil, entretanto, não ocorreu por nenhum dos motivos citados. Sobre o histórico e a importância da Língua Inglesa (LI) no Brasil, é falso afirmar:

A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental dinâmica e dialógica favorece a aprendizagem. Na perspectiva investigativa, o professor deve:

A compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimentos prévios. O conhecimento prévio que não está de maneira clara no texto e que exige do leitor uma competência abrangente, como: vocabulário rico, conhecimento de regras ortográficas e gramaticais e o conhecimento sobre o uso da língua, é denominado:

No campo matemático do tratamento da informação, há a parte que estuda técnicas e métodos que permitem serem solucionados problemas relacionados à contagem e os agrupamentos possíveis. Trata-se da área:

No âmbito do Programa Novo Mais Educação terão preferência para atuarem como mediadores nos anos iniciais do ensino fundamental professores e estudantes de licenciatura.

Assinale a alternativa CORRETA ao indicar mediadores que poderão realizar, preferencialmente, o acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática.

Complete a lacuna corretamente:

"O _____________________ capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias."

São objetos dos conhecimentos matemáticos no 1º ano do ensino fundamental, exceto:

Ao observar a relação que existe entre os textos: intertextualidade, o professor orientará o aluno a desenvolver, entre outras habilidades, a habilidade de:

Sobre a leitura e sua prática, é correto afirmar que o trabalho com leitura tem como finalidade

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