Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 276 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A familiarização dos estudantes com os elementos cartográficos constitui um processo em que podemos estabelecer uma correlação, principalmente, entre a Geografia e o componente curricular

Leia as afirmativas a seguir: I. A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados irrelevantes para uma tomada de decisão. II. Em O Guarani, trama alencariana, é possível notar como o a figura do indígena brasileiro é exaltada e mostrada de forma magistral pelo autor. III. O poeta romântico, no Brasil, estava preso às formas fixas e clássicas do período Barroco. IV. A avaliação é inerente e indissociável da aprendizagem enquanto concebia como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Marque a alternativa CORRETA:

Os métodos analíticos fundamentam-se, como estratégia inicial, no reconhecimento do todo para, posteriormente, passar para a análise de unidades menores. São métodos analíticos de alfabetização, exceto:

A produção de textos é um eixo linguístico necessário à aquisição da língua escrita.

"Sabemos que na escola a escrita de textos ocupa um lugar de pouco destaque. Considerando as atividades com a língua materna, a saber, leitura, interpretação, análise linguística e ortografia, a produção textual é aquela que os alunos menos realizam. Isto porque os professores, pautados numa metodologia tradicional segundo a qual a produção servia como forma de avaliação dos aspectos ortográficos e sintáticos, não compreendem como tratar a revisão e correção dos textos dos alunos. O que se verifica muitas vezes, é que a escrita de textos é usada para preencher espaço entre uma atividade e outra ou como forma de manter os alunos disciplinados por um tempo". (MELO, 2012. p. 4)

A partir da leitura do trecho assinale a alternativa que caracteriza uma metodologia tradicional e rígida no que se refere à produção de texto no ambiente escolar.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

O pensamento geográfico tem como objeto a espacialidade da sociedade, estudada por meio de conceitos que apresentam traços comuns, tais como os conceitos de espaço, lugar, paisagem, região e território.

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue.

A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.

No que se refere à memória e à oralidade, julgue o item que se segue, relativo ao ensino de história.

Parte relevante da historiografia questiona a validade histórica das fontes orais.

Uma professora do 3.º ano percebeu que a maioria de seus alunos recorriam à contagem de objetos para realizar operações matemáticas simples. Dessa forma, planejou uma aula em que seus alunos seriam desafiados a realizar operações de adição por meio de um jogo, em duplas, sem o recurso de outros objetos. Com base nesse caso hipotético e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, assinale a alternativa correta.

No âmbito da prática pedagógica para o ensino das ciências da natureza, assinale a alternativa que apresenta o objetivo a ser alcançado no segundo ciclo.

Emília Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização, afirma que a escrita pode ser concebida de formas muito diferentes e conforme o modo de considera-la, as consequências pedagógicas mudam drasticamente. São elas:

I. Escrita como escape ao analfabetismo funcional.

II. Escrita como representação da linguagem.

III. Escrita como código de transcrição gráfica das unidades sonoras.

Está correto o que se afirma em:

Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor pode explorar a geografia do Estado do Maranhão, afirmando corretamente que:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado compreender como os agentes externos modificam as formas de relevo na superfície terrestre. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

A linguagem é um fenômeno social, estruturado de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. Neste sentido, é correto afirmar que os processos escolares devem dinamizar a alfabetização e o letramento para

O estudo restrito a aspectos formais de textos, que desconsidere a inter-relação contextual, semântica e gramatical própria da natureza da linguagem, pode

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a escola deve priorizar o ensino dos gêneros orais públicos com o objetivo de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282