A familiarização dos estudantes com os elementos cartográficos constitui um processo em que podemos estabelecer uma correlação, principalmente, entre a Geografia e o componente curricular
Leia as afirmativas a seguir: I. A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados irrelevantes para uma tomada de decisão. II. Em O Guarani, trama alencariana, é possível notar como o a figura do indígena brasileiro é exaltada e mostrada de forma magistral pelo autor. III. O poeta romântico, no Brasil, estava preso às formas fixas e clássicas do período Barroco. IV. A avaliação é inerente e indissociável da aprendizagem enquanto concebia como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Marque a alternativa CORRETA:
Os métodos analíticos fundamentam-se, como estratégia inicial, no reconhecimento do todo para, posteriormente, passar para a análise de unidades menores. São métodos analíticos de alfabetização, exceto:
A produção de textos é um eixo linguístico necessário à aquisição da língua escrita.
"Sabemos que na escola a escrita de textos ocupa um lugar de pouco destaque. Considerando as atividades com a língua materna, a saber, leitura, interpretação, análise linguística e ortografia, a produção textual é aquela que os alunos menos realizam. Isto porque os professores, pautados numa metodologia tradicional segundo a qual a produção servia como forma de avaliação dos aspectos ortográficos e sintáticos, não compreendem como tratar a revisão e correção dos textos dos alunos. O que se verifica muitas vezes, é que a escrita de textos é usada para preencher espaço entre uma atividade e outra ou como forma de manter os alunos disciplinados por um tempo". (MELO, 2012. p. 4)
A partir da leitura do trecho assinale a alternativa que caracteriza uma metodologia tradicional e rígida no que se refere à produção de texto no ambiente escolar.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
O pensamento geográfico tem como objeto a espacialidade da sociedade, estudada por meio de conceitos que apresentam traços comuns, tais como os conceitos de espaço, lugar, paisagem, região e território.
Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue.
A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.
No que se refere à memória e à oralidade, julgue o item que se segue, relativo ao ensino de história.
Parte relevante da historiografia questiona a validade histórica das fontes orais.
Uma professora do 3.º ano percebeu que a maioria de seus alunos recorriam à contagem de objetos para realizar operações matemáticas simples. Dessa forma, planejou uma aula em que seus alunos seriam desafiados a realizar operações de adição por meio de um jogo, em duplas, sem o recurso de outros objetos. Com base nesse caso hipotético e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, assinale a alternativa correta.
No âmbito da prática pedagógica para o ensino das ciências da natureza, assinale a alternativa que apresenta o objetivo a ser alcançado no segundo ciclo.
Emília Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização, afirma que a escrita pode ser concebida de formas muito diferentes e conforme o modo de considera-la, as consequências pedagógicas mudam drasticamente. São elas:
I. Escrita como escape ao analfabetismo funcional.
II. Escrita como representação da linguagem.
III. Escrita como código de transcrição gráfica das unidades sonoras.
Está correto o que se afirma em:
Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor pode explorar a geografia do Estado do Maranhão, afirmando corretamente que:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado compreender como os agentes externos modificam as formas de relevo na superfície terrestre. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
A linguagem é um fenômeno social, estruturado de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. Neste sentido, é correto afirmar que os processos escolares devem dinamizar a alfabetização e o letramento para
O estudo restrito a aspectos formais de textos, que desconsidere a inter-relação contextual, semântica e gramatical própria da natureza da linguagem, pode
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a escola deve priorizar o ensino dos gêneros orais públicos com o objetivo de