A experiência estética vem sendo algo midiatizado há mais de um século. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
O apelo à heterogeneidade e a individualização, com a despadronização de gostos, são algumas das principais estratégias da indústria cultural e de sua publicização pela mídia.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
O momento da sociedade capitalista em que as relações sociais passam a ser mediadas por imagens, que não são autênticas e não representam a realidade, mas a projetam, recebeu o nome de “sociedade do consumo”.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
A área de relações públicas tem, nas organizações estatais e governamentais, função exclusivamente estratégica, pois as auxilia a se posicionarem com ética e credibilidade perante a sociedade.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
As relações públicas trabalham com valores, conceitos e princípios voltados para processos administrativos nas organizações.
Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.
Por ser responsável pelo posicionamento da empresa perante seus públicos, é de responsabilidade exclusiva da área de relações públicas a publicação de manuais como o de relacionamento com a imprensa, o de atendimento ao cliente e o dos empregados.
Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
A partir da premissa de que evento é uma atividade destinada a gerar lucros, por entregar valor agregado ao produto para determinado público, considera-se que evento seja uma ferramenta massiva de comunicação do marketing.
Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.
Uma das propriedades principais da opinião pública é a direção, que diz respeito à forma como as opiniões pessoais sobre um assunto estão agrupadas.
No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.
Massa designa um número significativo de pessoas que são consideradas como um bloco homogêneo que é impactado pelos sistemas de comunicação que operam em larga escala, com um volume grande de mensagens e baixa velocidade, para atingir o sucesso na transmissão da mensagem.
Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.
Embora os estudos culturais possam desempenhar um importante papel para elucidar as alterações que têm ocorrido na cultura e na sociedade contemporânea, esse esclarecimento tem sido dificultado pelas novas tecnologias, pelos novos modos de produção cultural e pelas novas formas de vida social e política, que colocam os artefatos da cultura da mídia dentro do sistema de produção material, tornando invisíveis suas estruturas e significados.
Julgue o próximo item, acerca das relações entre a comunicação, a sociedade e a cultura.
Para a comunicação, os códigos terciários compõem a primeira existência.
Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue o item subsequente.
O espaço simbólico é construído de forma desigual pelas relações sociais, na medida em que cada indivíduo ocupa posições sociais diferentes.
A respeito das teorias sobre a produção de notícias e seus efeitos, assinale a alternativa CORRETA.
Uma das principais metáforas para entender a sociedade atual, na qual as relações se transformam continuamente a partir de seus componentes, nos é dada por Zygmund Bauman, ao tratar da
A Teoria da Agulha Hipodérmica, que pressupõe que as mensagens são recebidas pelo público de forma passiva e uniforme, também é conhecida como
No que se refere aos chamados estudos fundadores da ciência da comunicação, julgue o item abaixo.
A teoria hipodérmica vê a propaganda como o único meio de suscitar a adesão das massas, que, enquanto um alvo amorfo, obedecem cegamento a estímulos oferecidos em busca de reações desejáveis, tornando-se, assim, manipuláveis.