O conhecimento, nas organizações, é encontrado em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais. O conhecimento formal, possível de ser transmitido a outrem, é definido como
Assinale a alternativa CORRETA. Peça fundamental da Administração, cuja origem deu-se nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis. Podemos denominar este conceito de:
Quanto à departamentalização, pode-se afirmar que:
Na procura da produtividade, destacam-se dois princípios básicos da Organização Científica do Trabalho:
- É sempre possível encontrar uma melhor maneira de fazer qualquer trabalho.
- Depois de realizado o trabalho pelo novo processo, o cansaço do trabalhador não deve ser maior do que era pelo processo antigo.
Diante do exposto, o aumento da produtividade, necessariamente, implica em:
A “Teoria Clássica” não se preocupou com a
liderança e suas implicações. Os autores clássicos
apenas se referiram superficialmente à liderança
em razão de ela não ter constituído um assunto
de interesse para a época deles. A “Teoria
das Relações Humanas” constatou a influência
da liderança sobre o comportamento das pessoas.
(...)
Para os humanistas, a liderança pode ser visualizada
sob diversos ângulos:
Liderança como um fenômeno de influência interpessoal.
Liderança como um processo de redução da incerteza
de um grupo.
Liderança como uma relação funcional entre líder
e subordinados.
Liderança como um processo em função do lí-
der, dos seguidores e de variáveis da situação.
Analise as proposições seguintes:
1- A vida para cada pessoa pode ser vista como
uma contínua luta para satisfazer necessidades,
aliviar tensões e manter equilíbrio.
2- A maior parte das necessidades individuais, em
nossa cultura, é satisfeita por meio de relações
com outras pessoas e grupos sociais.
3- Para a pessoa, o processo de se relacionar
com outras pessoas é um processo ativo – de
satisfazer necessidades.
4- Qualquer pessoa só consegue satisfazer suas
necessidades quando interagem com grupos
sociais.
Considerando as proposições enunciadas, marque
SOMENTE as que estabelecem correta relação de sentido
com “Liderança como uma relação funcional entre líder e
subordinados”
Em relação aos processos organizacionais, considere:
I. A função de planejamento numa organização guarda uma relação direta com a função de controle, enquanto a função de direção tem relação direta com a função de organização do trabalho.
II. As habilidades técnicas são mais relevantes entre supervisores de 1a linha, as habilidades conceituais maiores na administração superior e as habilidades humanas, mais requeridas no nível da gerência intermediária.
III. A organização matricial prevê maior flexibilização dos limites entre departamentos, possibilitando que os funcionários reportem-se a diferentes gestores.
IV. Um elenco de maneiras para se superar barreiras de comunicação inclui a utilização de feedback, observar sinais não-verbais, escutar com atenção, simplificar a linguagem, além de conter as emoções.
V. Indiferentemente ao controle preventivo, simultâneo ou de feedback adotados na gestão, os mesmos servem para medir o desempenho real, comparar o desempenho com o padrão, e tomar medidas de ação corretiva.
Está correto o que se afirma APENAS em
A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional é denominada
A teoria administrativa na qual a organização é visualizada como um organismo social que tem vida e cultura próprias, onde se desenvolvem estilos de administração e sistemas de organização para lidar com as pessoas é a:
As características da administração pública patrimonialista incluem
De acordo com a teoria da burocracia,
Dotar uma empresa ou órgão público de tudo o que é necessário para seu funcionamento: como matérias-primas, utensílios, capital e pessoas é a função de Administração definida por Fayol como
Entre as diversas Escolas do Pensamento Estratégico, uma delas possui caráter abrangente e eclético, segundo o qual, para cada período ou situação de contexto, a organização deve adotar uma determinada estrutura de formação de estratégias, em função da alternância entre estabilidade e necessidade de transformação. Trata-se da
A abordagem clássica da administração foi desenvolvida em razão
do crescimento acelerado e desordenado das organizações e da
necessidade de aumentar a sua eficiência. A respeito desse assunto,
julgue o item abaixo.
A disposição adequada das unidades e a definição de responsabilidades para cada uma delas, como forma de alcançar a eficiência organizacional, eram as preocupações principais da escola de administração científica.
Como proposto por Henry Fayol, o princípio geral da administração que estabelece a necessidade de especialização de empregados, desde a alta hierarquia até os trabalhadores operários, como forma de aprimorar a eficiência da produção e, consequentemente, aumentar a produtividade, é o princípio da
Há quatro características específicas que servem de base para a definição de motivação: aquela que é definida como um fenômeno individual; a que é descrita, geralmente como intencional; a que tem o propósito de predizer o comportamento e aquela