A Missão da organização raramente é elaborada de maneira clara e direta pelos seus principais tomadores de decisão. Em linhas gerais, a Missão representa
Suponha que determinada entidade pública tenha contratado uma consultoria especializada, objetivando a implementação de metodologia Balanced Scorecard (BSC), a fim de obter melhorias em sua atuação. Na fase inicial dos trabalhos, a consultoria envolveu todos os servidores e gestores públicos para estabelecer a missão da entidade, o que significa
Em todas as organizações, o trabalho dos funcionários é objeto da função controle, para garantir que os esforços sejam coordenados e direcionados ao atingimento dos objetivos organizacionais. Assim, técnicas comportamentais de controle são utilizadas, de forma a assegurar que os funcionários estejam fazendo o que a organização espera deles.
É uma técnica de controle comportamental, entre outras:
Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de seis pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade por definir suas metas de desempenho.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:
A Administração Científica constituiu uma escola pioneira do pensamento administrativo, cujo principal expoente é Frederick Taylor. Um dos principais focos de atenção de Taylor foi a organização racional do trabalho, com vistas à eliminação do desperdício, da ociosidade e à redução dos custos de produção.
Dentre as principais contribuições da Administração Científica, encontra-se:
Com base no texto e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, de acordo com a teoria de Henry Mintzberg a respeito dos diferentes papéis dos gestores. João iniciou recentemente seu trabalho de gestor no setor de comunicação de uma universidade federal. Dentre as suas principais responsabilidades estão: a) transmitir, por meio de relatórios, discursos e entrevistas coletivas, informações à comunidade externa à universidade; b) direcionar informações para outros membros da universidade, por meio de correspondências, relatórios, e-mails e outras formas de comunicação; e c) levantar e receber informações de interesse da universidade, seja da mídia ou de pessoas e agentes externos à universidade. I. João é responsável por desempenhar os papéis interpessoais. II. João desempenha os papéis de porta-voz, disseminador e monitor, respectivamente. III. João desempenha predominantemente o papel decisional.
Modelo desenvolvido por Peter Drucker na década de 1950, a gestão por resultados tem enfoque em
Analise o quadro a seguir.
A numeração que corresponde ao teórico é:
A denominada autoridade de linha é um elemento que, no que concerne às funções do administrador, situa-se na atividade de
Considere que uma entidade integrante da Administração municipal tenha contratado uma consultoria especializada para apoiar a implementação de planejamento estratégico para o horizonte dos próximos cinco anos. Uma das primeiras etapas abordadas foi a relativa à visão da entidade, o que significa
Entre os diferentes tipos de estrutura organizacional, aquela inspirada em Alfred Sloan e cujo exemplo mais emblemático é a aplicação, nos anos 1950, na General Motors, corresponde à estrutura
O modelo burocrático parte da ideia de que a administração deve ser formalista, centrada nos procedimentos a serem seguidos e na hierarquia das decisões. Assim, haveria eficiência para a organização focada nos seus princípios. Entretanto, o apego exagerado aos princípios burocráticos pode trazer algumas disfunções. Assinale a alternativa que apresenta uma disfunção da burocracia.
Para alcançar seus objetivos e coordenar suas atividades, as empresas podem realizar planejamentos que se diferenciam por aspectos como, por exemplo, o prazo de suas ações e os níveis hierárquicos envolvidos. Os principais níveis de planejamento são comumente agrupados em estratégico, tático e organizacional. O planejamento tático
Uma das funções administrativas é a responsável “pela distribuição das tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa” (Sobral e Peci, 2014, p. 251).
Essa função administrativa e uma de suas atribuições essenciais são, respectivamente:
Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p. 265).
Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como: