As estruturas organizacionais são representações formais da divisão de responsabilidades e hierarquia de uma organização.
Em relações às estruturas organizacionais contemporâneas, é correto afirmar que se evidencia uma tendência de
Uma empresa de construção civil é contratada por um clube de futebol para a construção de um centro de treinamento. Preocupado com o prazo para o término da construção, em vista da proximidade do início do campeonato brasileiro, o clube cobra da empresa uma estimativa de conclusão. Essa, por sua vez, oferece as seguintes estimativas, segundo a opinião de seus especialistas:
Otimista: 95 dias
Pessimista: 140 dias
Mais Provável: 125 dias
Com base no método PERT e nos dados informados pelos especialistas, o cálculo do tempo esperado da atividade é de
A evolução da abordagem de gestão de pessoas nas organizações denota um alinhamento da área responsável pela administração de recursos humanos com os objetivos estratégicos da entidade, atuando mais fortemente na consultoria e assessoria aos administradores e ficando a cargo destes a condução direta de seus subordinados. Essa divisão de campos de atuação corresponde, respectivamente, a
Considere que uma organização possui um planejamento que está relacionado ao longo prazo, é global, de especificidade direcional e de uso único. Este planejamento é o do tipo:
A administração é uma atividade executada por pessoas visando alcançar os objetivos previamente definidos, de forma eficaz e com maior eficiência. Nesse sentido, existem quatro funções relacionadas ao processo administrativo, caracterizadas abaixo.
(I) implementa as ações estabelecidas para atingir os objetivos da organização
(II) define e estabelece as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados
(III) orienta os recursos disponíveis para realizar o que foi estabelecido, fazendo a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização
(IV) analisa os resultados obtidos verificando se estão em conformidade com o estabelecido, monitora as atividades, determinando se a organização está ou não de acordo com as metas traçadas
As funções caracterizadas em (I, (II), (III) e (IV) são denominadas, respectivamente:
Observe a figura a seguir em que a coloração mais escura representa a autoridade para tomar decisão.
A estrutura organizacional apresentada diz respeito a uma organização:
No processo organizacional, avalie se o controle e a avaliação compreendem a adoção das seguintes ações:
I. Verificar se o que foi planejado e organizado está sendo, de fato, executado conforme o planejado e organizado.
II. Medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos da organização sejam atingidos.
III. Identificar os possíveis erros ou desvios a fim de corrigi-los e evitar a sua repetição.
IV. Estabelecer os padrões de qualidade para atendimento ao cliente de modo satisfatório.
Os itens corretos são:
É uma das fases do planejamento:
Numere a coluna 2 de acordo com o apresentado na coluna 1, identificando componentes dos diferentes níveis de análise em comportamento organizacional, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que indica uma desvantagem para os trabalhos realizados em equipe.
Uma empresa pública de grande porte adotava departamentalização por processo. Após uma reestruturação, passou a adotar departamentalização geográfica. A nova departamentalização apresenta, em relação à anterior, a seguinte desvantagem:
Suponha que determinada entidade integrante da Administração indireta pretenda implementar um programa de desenvolvimento e fortalecimento de lideranças e, para tal mister, tenha se valido de conceitos apresentados por consultor especializado, baseados nos estilos clássicos de liderança desenvolvidos por Kurt Lewin. Com base em tais conceitos, é possível identificar diferentes estilos de liderança, quais sejam:
Frederick Taylor (1856-1915) é tido como fundador da Administração Científica, teoria cujo surgimento se deu no início do século XX. A premissa básica dessa ciência consiste no aumento da eficiência industrial através de um rigoroso método de estudo de tempos e movimentos. Embora a teoria seja pioneira no estudo da Administração, acabou por receber severas críticas no decorrer do tempo. Uma das principais críticas feitas à Administração Científica decorre do fato de que:
A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores tinham de se submeter.
O aparecimento da Teoria das Relações Humanas deve-se à necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas foi um movimento voltado à democratização dos conceitos administrativos.
Com o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente da Psicologia e da Sociologia, a crescente influência da Teoria das Relações Humanas e suas primeiras aplicações à organização industrial vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
Assinale a alternativa que CONTRARIA a Teoria das Relações Humanas e se enquadra na Teoria Clássica da Administração.
A Administração Científica, proposta por Frederick Taylor, ficou marcada por ter sido pioneira nesse campo de estudos. Assinale a opção que indica uma inovação proposta pela Administração Científica.