Acerca das tendências pedagógicas na prática escolar, qual tem os conteúdos de ensino, denominados como "temas geradores", que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos:
Trata-se de uma tendência pedagógica ligada as ideias de Paulo Freire, sendo que a mesma vincula a educação ao embate, à luta e a atribuição de grande importância à classe do oprimido. Sendo assim é grande o posicionamento antiautoritário e que se baseie na autogestão pedagógica. Tal descrição refere-se à tendência pedagógica:
São consideradas tendências liberais, ou seja, voltadas a um ensino humanístico, dando importância ao nível cultural geral do aluno, buscando atingir sua plena realização através do seu esforço pessoal, exceto a tendência:
Leia o trecho abaixo e a seguir assinale a qual tendência pedagógica o trecho se refere.
“[...] é uma abordagem dentre várias possíveis, é dirigida especificamente para crianças de quatro a quatorze anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo autores é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora e, em função destas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da Educação Física Escolar".
Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da educação nacional, em seu artigo 14, os sistemas de ensino definirão normas de gestão do ensino público na educação básica, e estas seguem um modelo de gestão:
No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.
De acordo com a tendência progressista histórico-crítica, a educação deve estar centralizada no aluno e o professor deve garantir um relacionamento de respeito, promovendo uma aprendizagem baseada na motivação e na estimulação de problemas.
A professora Elisa procura motivar apenas os alunos mais interessados por valorizar o papel do homem na perspectiva meritocrática da educação. Assim ela trabalha com base na tendência da Geografia:
A Tendência Libertadora surge a partir das ideias de Paulo Freire (1921-1997) considerado pela crítica mundial como um dos maiores educadores do mundo contemporâneo, por sua luta em relação a uma educação popular de qualidade e seu objetivo de formar cidadãos conscientes, críticos e atuantes. Na Tendência Libertadora é correto afirmar que:
Analise as afirmativas abaixo sobre as quatro tendências pedagógicas liberais e seu papel na escola: I- Tendência Liberal Tradicional: Formação de atitudes. II- Tendência Liberal Renovada Progressista: A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. III- Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova) : Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade IV- Tendência Liberal Tecnicista: É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Estão CORRETAS as afirmativas:
Relacione as tendências pedagógicas da Educação Física com seus respectivos autores.
I - Crítico emancipatória.
II - Construtivismo.
III - Sistêmica.
IV - Cultural.
(__) Mauro Betti.
(__) Elenor Hunz.
(__) Jocimar Daólio.
(__) João Batista Freire.
Sobre as tendências pedagógicas, marque a alternativa CORRETA:
Não é o nome de uma tendência pedagógica e seu principal criador:
A corrente pedagógica de educação crítico-social tem relações com uma visão política:
Sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas reivindicações analise as assertivas e assinale a resposta correta:
I. A primeira grande reinvindicação do Manifesto é feita em prol da escola pública.
II. O Manifesto sugere em que deva consistir a ação do Estado, reivindicando a laicidade do ensino público, a gratuidade, a obrigatoriedade e a coeducação.
III. O Manifesto reivindica autonomia para a função educativa e descentralização do ensino.
Como ficou conhecido o conceito resultante dessa experiência que desenvolverá uma teoria da aprendizagem?