Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 164 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Libâneo (1994) os conhecimentos teóricos e metodológicos, assim como o domínio dos modos do fazer docente, propiciam uma orientação mais segura para o trabalho profissional do professor. O trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, busca objetivos primordiais: I. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos. II. Criar condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento. III. Orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas opções diante dos problemas e situações da vida real. IV. Os objetivos apresentados nas afirmativas I, II e III, se ligam uns aos outros, pois o processo de ensino é ao mesmo tempo um processo de educação. V. A assimilação dos conhecimentos e o domínio de capacidades e habilidades somente ganham sentido se levam os alunos a determinadas atitudes e convicções que orientem a sua atividade na escola e na vida, que é o caráter educativo do ensino. Assinale a alternativa correta:

A tendência pedagógica que retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental, que deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, estimulados pelo professor, que deve ter o papel de facilitador do ensino é a tendência:

Muitos dos conceitos e atividades escolares idealizados pelo pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966) se tornaram tão difundidos que há educadores que os utilizam sem nunca ter ouvido falar no autor. É o caso das aulas-passeio (ou estudos de campo). Em que tendência pedagógica Celestin Freinet melhor expõe suas concepções sobre a temática educação?

A metodologia presente na tendência pedagógica liberal tradicional é fundamentada:

Enquanto professores, estudamos e compreendemos a importância das teorias educacionais na história da educação e no contexto atual. Dermeval Saviani, educador brasileiro, em seu livro “Escola e Democracia” (2001), ao estudar e discutir este tema define as teorias educacionais em dois grupos. Assinale somente a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

Segundo Libâneo, na pedagogia crítico-social dos conteúdos, alguns requisitos são fundamentais e indispensáveis para que o trabalho docente seja eficaz. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Conhecimento dos processos psicológicos envolvidos na aprendizagem, tais como: processos cognitivos e afetividade. II. Conhecimento da dinâmica de grupo e formas de comunicação para ajudar no manejo de classes numerosas. III. Seleção e conteúdos representativos do saber cultural e científico em termos de se valor formativo, significância e utilidade para intervenção na prática social. Quais estão corretas?

A tendência pedagógica no qual a avaliação é mútua, é permanente e recíproca do professor para o aluno e do aluno para com o professor, em que os alunos, como os professores, saberão quais são as suas dificuldades e quais os seus progressos, é a:

“Cada concepção de aprendizagem produz sua própria linha de investigações. É ela que determina as pesquisas que se fazem e o ponto de vista do cientista que vai se preocupar com as questões estudadas. Na concepção de aprendizagem que se tem chamado de __________________________ [...] esse aprendiz é compreendido como alguém que, diante de novas informações que para ele fazem algum sentido, realiza um esforço para assimilá-las. Ao deparar-se com questões que a ele se colocam como problemas, depara-se também com a necessidade de superação. [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 23).

A qual concepção de aprendizagem a autora se refere?

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

De acordo com a concepção construtivista, a ação didática pode ser estabelecida a partir da Internet, importante ferramenta da atual era das tecnologias da informação e comunicação capaz de auxiliar o entendimento dos estudantes a respeito da ação do homem no espaço.

A professora Flávia observou que o PPP escolar, construído e aprovado coletivamente, se opõe ao paradigma sentencioso, ou seja, orienta que as avaliações propiciem aos docentes oferecerem estímulos, explicações claras, textos explicativos consistentes para que os estudantes possam evoluir para novos estágios de aprendizagem se apropriando dos conhecimentos científicos. Nesta perspectiva, a professora deve utilizar a avaliação:

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.

A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.

A tendência Liberal Tecnicista é implementada inicialmente nos Estados Unidos, o qual acaba impondo a implementação a todos os países da América Latina. No Brasil, ela é implementada a partir do Governo Militar.

Assinale a alternativa que preenche corretamente o quadro abaixo.

Os comportamentalistas ou behavioristas consideram a experiência ou a experimentação planejada como base do conhecimento. O representante da “análise funcional” do comportamento é:

Mizukami (1985) afirma que, na Pedagogia Libertadora, “O homem chegará a ser sujeito através da reflexão sobre seu ambiente concreto: quanto mais ele reflete sobre a realidade, sobre a sua própria situação concreta, mais se torna progressiva e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para mudá-la".

Analise as assertivas a seguir e verifique aquelas que compõem as ideias centrais da educação problematizadora.

I. Uma pessoa só conhece bem algo quando o transforma, transformando-se ela também no processo.

II. A solução de problemas implica a participação ativa e o diálogo constante entre alunos e professores.

III. A aprendizagem torna-se uma pesquisa em que o aluno passa de uma situação sincrética ou global do problema a uma visão analítica do mesmo através da teorização para chegar a uma síntese.

Está CORRETO o que se afirma em:

O OE Marcos participou da formação do professor alfabetizador, coordenado pelo MEC, a qual aponta para uma necessidade urgente de que ele se compreenda e se identifique como um ser de linguagem, ou seja, reconheça que a linguagem não significa apenas comunicação ou suporte para o pensamento, mas interação entre pessoas que se constituem mutuamente como sujeitos sociais, de aprendizagem e de cultura. Essa proposta de formação continuada está articulada com a concepção:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282