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Considerando a lei nº 5692/71 revogada em 1996 pela lei de nº 9.394, poderíamos avaliar as propostas de ensino apresentadas nas leis e Diretrizes de bases da educação, como com uma tendência pedagógica:

Uma tendência pedagógica progressista é assim considerada quando sua conceituação teórica compreenda, de modo geral, e incluir as especificidades encontradas em seus ramos posteriores:

“As licenciaturas curtas vêm acentuar, ou mesmo institucionalizar, a desvalorização e a consequente proletarização do profissional da educação. Isso acelera a crescente perda de autonomia do professor diante do processo de ensino e aprendizagem, na medida em que sua preparação para o exercício das atividades docentes é mínima ou quase nenhuma.
(...) Assim, as licenciaturas curtas cumprem o papel de legitimar o controle técnico e as novas relações de dominação no interior da escola.”
FONSECA, 1993, apud SILVA, M. e FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 30
Ao historicizar a formação dos professores de História no Brasil, os autores se referem à instituição da licenciatura curta em estudos sociais, durante o período autoritário (1964-1985), como um exemplo de

Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

Observe a imagem a seguir


A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.

Observe a imagem a seguir


A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Para o behaviorismo, aprendizagem é compreendida como mudança nos esquemas mentais do indivíduo resultante de novas experiências, que, por sua vez, resultam em mudanças de comportamento.

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Segundo a concepção rogeriana, a aprendizagem significativa, além de envolver o indivíduo como um todo e provocar mudança no seu EU, é ameaçadora e autodirigida.

Sobre as teorias que fundamentam a prática pedagógica e tendo como referência os conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A Pedagogia Progressista incentiva a participação ativa dos alunos na sua própria formação, privilegiando técnicas didáticas que estimulam essa atitude.

II. A Pedagogia Tradicional prioriza a racionalidade, a objetividade e a memorização, e, nessa prática, o professor repassa o conhecimento para um aluno participativo.

III. A mudança de paradigmas na ciência e na sociedade refletiu na relação educador e educandos, exigindo que o professor transforme sua prática docente e sua relação com o aluno e com o conhecimento, buscando, por meio da educação, formar um sujeito crítico, criativo e questionador.

IV. A Pedagogia defendida por Paulo Freire implica a concepção do ser humano como “histórico e inacabado" e, consequentemente, sempre pronto a aprender, e isso se reflete na necessidade da formação continuada dos professores.

A alternativa em que todas as afirmativas são corretas é a

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

Considere que uma determinada escola adote, no seu PPP, a Tendência Pedagógica que consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumento, por meio da aquisição do conteúdo, da socialização para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Essa tendência é identificada como

De acordo com Libâneo (2013), no que concerne à Didática no processo educacional, marque a alternativa incorreta:

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e

nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a

concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do

processo educativo, de maneira que atenda às exigências do

mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e

operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.

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