Não corresponde a uma tendência educacional e um de seus respectivos principais teóricos:
Na tendência progressista libertária, a metodologia praticada, entre outras, é composta pela(o):
Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar.
Por muitos anos considerou-se como inegável a importância, por parte do professor alfabetizador, de uma metodologia para que a criança compreenda o funcionamento do código linguístico. Para muitos, o processo de alfabetização é, para a criança, extremamente complexo e abstrato e a adoção de um método para facilitar a compreensão é algo fundamental. Uma linha teórica muito popular na década de 1990, contudo, problematizou a importância concedida ao método no processo de alfabetização, argumentando que é necessário atentar para a diversidade de tempos individuais presentes numa sala de aula e, portanto, a cada tempo ensinar precisa ser algo diferente. Para essa outra corrente, a alfabetização não deve se limitar ao método cristalizado das cartilhas e outros manuais, mas deve ser ressignificado pelo professor, cujo trabalho deverá tomar o aluno como sujeito de seu tempo. A língua, então, passa a ser tratada como objeto de reflexão cultural. Essa corrente teórica ficou popularmente conhecida como:
As concepções de aprendizagem subsidiam as práticas pedagógicas. A concepção que assume todo um conjunto de postulados em torno da consideração do ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na resolução de tarefas, na utilização de conceitos, nas práticas de determinadas atitudes e em numerosas questões, denomina-se:
É uma tendência pedagógica ligada ao movimento da Escola Nova e nela estão inclusas várias correntes que, mesmo com certas divergências, assumem como fio-condutor a valorização do indivíduo como ser ativo, social e livre, sendo dado protagonismo ao processo de aprendizagem ao invés do Ensino. Trata-se da tendência pedagógica:
Entre as tendências pedagógicas liberais, há aquela que se preocupa com o desenvolvimento individual do aluno e de sua personalidade, onde os conteúdos abordados passam a ter sentido e função na contribuição da realização pessoal e motivacional do aluno; porém as atividades em grupo e coletivas são valorizadas como modo de ampliar a auto-expressão, sensibilidade e as relações interpessoais, onde as relações entre colegas e professor são abalizadas pela afetividade. Trata-se de uma tendência pedagógica liberal:
A relação entre professor e aluno, a partir da visão da tendência pedagógica progressista libertária, tende sempre a:
A prática educativa no ensino de Artes também apresenta características específicas em determinados períodos, evoluindo de acordo com as transformações sociais e culturais. Nesse sentido, tendências para o ensino de Artes são apresentadas a seguir:
I. A escola tradicional
II. A escola nova
Relacione os itens I e II com as afirmações a seguir:
( ) A Arte defende a livre expressão e a expressão espontânea.
( ) A Arte segue ações interdisciplinares.
( ) A Arte é a reprodução de modelos propostos pelo professor.
( ) A Arte é identificada na cópia de desenhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
As tendências pedagógicas são concebidas ao longo dos tempos por diversos teóricos [...] Têm base nas visões de pensadores, estudiosos da educação em cada respectivo contexto histórico de sociedade de inserção [...] Foram se modelando a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social. Desse modo, o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, principalmente as mais recentes, torna-se de extrema relevância, visto que:
Assinale a alternativa incorreta.
O trecho a seguir refere-se a uma tendência pedagógica. Assinale a alternativa correspondente.
“[...] princípio da alteridade, emprestado da antropologia, pode ser um instrumento útil para pensar a prática da Educação Física na escola, pois considera a humanidade plural e procura entender os homens a partir de suas diferenças, de tal modo que os hábitos e as práticas de determinados grupos não sejam vistos como certos ou errados, melhores ou piores. Assim, a diferença não deve ser pensada como inferioridade, pois o que caracteriza a espécie humana é justamente sua capacidade de se expressar diferentemente".
“O caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los".
Assinale qual desses autores fala isso:
Maria Montessori em seu método destaca que toda atividade tem um papel importante e que a organização do ambiente deve ser adequada para atrair a atenção das crianças.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:
A tendência pedagógica brasileira liberal que recebe o nome de Renovadora não diretiva, também é conhecida por: