Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 164 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Não corresponde a uma tendência educacional e um de seus respectivos principais teóricos:

Na tendência progressista libertária, a metodologia praticada, entre outras, é composta pela(o):

Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar.

Por muitos anos considerou-se como inegável a importância, por parte do professor alfabetizador, de uma metodologia para que a criança compreenda o funcionamento do código linguístico. Para muitos, o processo de alfabetização é, para a criança, extremamente complexo e abstrato e a adoção de um método para facilitar a compreensão é algo fundamental. Uma linha teórica muito popular na década de 1990, contudo, problematizou a importância concedida ao método no processo de alfabetização, argumentando que é necessário atentar para a diversidade de tempos individuais presentes numa sala de aula e, portanto, a cada tempo ensinar precisa ser algo diferente. Para essa outra corrente, a alfabetização não deve se limitar ao método cristalizado das cartilhas e outros manuais, mas deve ser ressignificado pelo professor, cujo trabalho deverá tomar o aluno como sujeito de seu tempo. A língua, então, passa a ser tratada como objeto de reflexão cultural. Essa corrente teórica ficou popularmente conhecida como:

As concepções de aprendizagem subsidiam as práticas pedagógicas. A concepção que assume todo um conjunto de postulados em torno da consideração do ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na resolução de tarefas, na utilização de conceitos, nas práticas de determinadas atitudes e em numerosas questões, denomina-se:

É uma tendência pedagógica ligada ao movimento da Escola Nova e nela estão inclusas várias correntes que, mesmo com certas divergências, assumem como fio-condutor a valorização do indivíduo como ser ativo, social e livre, sendo dado protagonismo ao processo de aprendizagem ao invés do Ensino. Trata-se da tendência pedagógica:

Entre as tendências pedagógicas liberais, há aquela que se preocupa com o desenvolvimento individual do aluno e de sua personalidade, onde os conteúdos abordados passam a ter sentido e função na contribuição da realização pessoal e motivacional do aluno; porém as atividades em grupo e coletivas são valorizadas como modo de ampliar a auto-expressão, sensibilidade e as relações interpessoais, onde as relações entre colegas e professor são abalizadas pela afetividade. Trata-se de uma tendência pedagógica liberal:

A relação entre professor e aluno, a partir da visão da tendência pedagógica progressista libertária, tende sempre a:

A prática educativa no ensino de Artes também apresenta características específicas em determinados períodos, evoluindo de acordo com as transformações sociais e culturais. Nesse sentido, tendências para o ensino de Artes são apresentadas a seguir:

I. A escola tradicional

II. A escola nova

Relacione os itens I e II com as afirmações a seguir:

( ) A Arte defende a livre expressão e a expressão espontânea.

( ) A Arte segue ações interdisciplinares.

( ) A Arte é a reprodução de modelos propostos pelo professor.

( ) A Arte é identificada na cópia de desenhos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

As tendências pedagógicas são concebidas ao longo dos tempos por diversos teóricos [...] Têm base nas visões de pensadores, estudiosos da educação em cada respectivo contexto histórico de sociedade de inserção [...] Foram se modelando a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social. Desse modo, o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, principalmente as mais recentes, torna-se de extrema relevância, visto que:

Assinale a alternativa incorreta.

O trecho a seguir refere-se a uma tendência pedagógica. Assinale a alternativa correspondente.

[...] princípio da alteridade, emprestado da antropologia, pode ser um instrumento útil para pensar a prática da Educação Física na escola, pois considera a humanidade plural e procura entender os homens a partir de suas diferenças, de tal modo que os hábitos e as práticas de determinados grupos não sejam vistos como certos ou errados, melhores ou piores. Assim, a diferença não deve ser pensada como inferioridade, pois o que caracteriza a espécie humana é justamente sua capacidade de se expressar diferentemente".

“O caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los".

Assinale qual desses autores fala isso:

Maria Montessori em seu método destaca que toda atividade tem um papel importante e que a organização do ambiente deve ser adequada para atrair a atenção das crianças.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:

A tendência pedagógica brasileira liberal que recebe o nome de Renovadora não diretiva, também é conhecida por:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282