Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 164 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo Libâneo, a Pedagogia Progressista se manifesta em três tendências, que são:

Nessa proposta pedagógica o eixo de interesses sofre diversos deslocamentos, onde o entendimento intelectual demanda uma atividade prática, assim como aspectos lógico-cognitivos ganham uma camada importante sob o psicológico da criança. São desenvolvidas as disciplinas por meio da espontaneidade, da qualidade de conteúdo e de eixo de interesse que vão ao encontro dos alunos. Tais princípios são comuns à pedagogia:

A tendência pedagógica progressista libertadora utiliza como técnicas de ensino:

Preencha as lacunas relacionando os excertos aos itens A e B considerando a Educação baseada na:

A - Perspectiva Neoliberalista

B- Perspectiva Crítica

( ) Busca questionar e criticar as formas dominantes de conhecimento, sendo a teoria da desconfiança. Enfatiza a compreensão do que faz o currículo, e não as técnicas de como se faz o currículo. Considera que o currículo está intimamente relacionado à questão de poder, a partir da seleção de conhecimentos, por exemplo.

( ) Ao considerar o contexto em que está inserido, a escola, bem como o currículo, está submetida aos aspectos econômicos e sociais ao qual participa, em que este corresponde aos interesses dos grupos dominantes (SILVA 2002).

( ) Nessa teoria procura-se abordar conteúdos que estejam interligados à realidade dos educandos, tais como a desigualdade social, com vista à transformação da sociedade, além de reconhecer que é pela cultura que a escola transmite as experiências acumuladas socialmente aos alunos.

( ) Uma das características dessa perspectiva é advogar a neutralidade política. Sua intenção, contudo, é dissimular a imensa carga de ideologia que se esconde sob currículos moldados por princípios como competitividade, mérito e eficiência.

( ) A cartilha dessa perspectiva subordina a Educação aos interesses de mercado, do mesmo modo que essa ideologia tem balizado os princípios e os valores educacionais, em todos os níveis e categorias. A formação crítica, assim, é progressivamente substituída por uma formação tecnicista, com tendências à especialização e ao estreitamento curricular: disciplinas como Sociologia e Filosofia, por exemplo, são vistas como inúteis ou, quando não, veículos de propaganda ideológica.

( ) De acordo com Silva (2002), essa teoria do currículo desenvolveu-se no século XX, na década de 60, sob um período de intensas transformações e movimentos.

( ) Esta perspectiva econômica-política preconiza a crescente desresponsabilização do Estado pela gestão e financiamento da educação pública. (FONTANA, 2011).

A pedagogia ___________ é introduzida no Brasil no ensino da arte com a Academia de Belas Artes no século XIX, percorre todo século XX e permanece ativa ainda hoje, sobretudo, nos cursos universitários, onde nos formamos professores. Carrega uma concepção idealista de educação que “induz a acreditar que os indivíduos são 'libertados' pelos conhecimentos adquiridos na escola e podem, por isso, organizar com sucesso uma sociedade mais democrática".

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna do texto:

Em relação às diversas modalidades da educação previstas para o DF, julgue os próximos itens.

No contexto da educação do campo, a SEEDF propõe que as escolas considerem um conjunto de inventários acerca da realidade atual que evidencie, entre outras, as lutas sociais e as principais contradições vivenciadas na vida local, nacional e mundial.

Acerca dos Pilares Educacionais citados por Maria Montessori, qual alternativa está relacionado ao pilar da Autoeducação:

Na “Tendência Pedagógica Liberal Tradicional" a aprendizagem:

I. Está baseada no desempenho.

II. É receptiva e mecânica.

III. Modifica as percepções da realidade.

IV. Está estreitamente ligada à memorização.

V. Se dá entre os outros a partir das vivências.

Estão corretas as afirmativas:

Há várias tendências ou propostas didático-pedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Libâneo classificou as tendências pedagógicas em dois grupos e o critério para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Libâneo, são:

Com relação à Tendência Pedagógica denominada de Libertadora:

I - A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão;

II - A relação do professor com o aluno é tida como vertical em que ambos obedecem a rígida hierarquia do ato de educar.

Sobre os itens acima:

A tendência pedagógica tradicional, enquanto detentora e transmissora de conhecimento, lida com essa realidade de ensino – principalmente enquanto alvo de crítica das tendências de ensino mais atuais e progressistas – de modo que os conteúdos:

Não é o nome de uma tendência pedagógica:

Na tendência pedagógica da Escola Nova diretiva, a relação entre professor e aluno poderá ser observada como:

A Educação Inclusiva é uma realidade nas escolas, em especial nas salas de Educação Infantil percebe-se um grande empenho dos professores em compreendê-la e adequá-la ao contexto escolar. Quanto a Inclusão nos espaços educativos é INCORRETO afirmar:

A principal obra da tendência pedagógica Crítico-emancipatória é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282