Segundo Libâneo, a Pedagogia Progressista se manifesta em três tendências, que são:
Nessa proposta pedagógica o eixo de interesses sofre diversos deslocamentos, onde o entendimento intelectual demanda uma atividade prática, assim como aspectos lógico-cognitivos ganham uma camada importante sob o psicológico da criança. São desenvolvidas as disciplinas por meio da espontaneidade, da qualidade de conteúdo e de eixo de interesse que vão ao encontro dos alunos. Tais princípios são comuns à pedagogia:
A tendência pedagógica progressista libertadora utiliza como técnicas de ensino:
Preencha as lacunas relacionando os excertos aos itens A e B considerando a Educação baseada na:
A - Perspectiva Neoliberalista
B- Perspectiva Crítica
( ) Busca questionar e criticar as formas dominantes de conhecimento, sendo a teoria da desconfiança. Enfatiza a compreensão do que faz o currículo, e não as técnicas de como se faz o currículo. Considera que o currículo está intimamente relacionado à questão de poder, a partir da seleção de conhecimentos, por exemplo.
( ) Ao considerar o contexto em que está inserido, a escola, bem como o currículo, está submetida aos aspectos econômicos e sociais ao qual participa, em que este corresponde aos interesses dos grupos dominantes (SILVA 2002).
( ) Nessa teoria procura-se abordar conteúdos que estejam interligados à realidade dos educandos, tais como a desigualdade social, com vista à transformação da sociedade, além de reconhecer que é pela cultura que a escola transmite as experiências acumuladas socialmente aos alunos.
( ) Uma das características dessa perspectiva é advogar a neutralidade política. Sua intenção, contudo, é dissimular a imensa carga de ideologia que se esconde sob currículos moldados por princípios como competitividade, mérito e eficiência.
( ) A cartilha dessa perspectiva subordina a Educação aos interesses de mercado, do mesmo modo que essa ideologia tem balizado os princípios e os valores educacionais, em todos os níveis e categorias. A formação crítica, assim, é progressivamente substituída por uma formação tecnicista, com tendências à especialização e ao estreitamento curricular: disciplinas como Sociologia e Filosofia, por exemplo, são vistas como inúteis ou, quando não, veículos de propaganda ideológica.
( ) De acordo com Silva (2002), essa teoria do currículo desenvolveu-se no século XX, na década de 60, sob um período de intensas transformações e movimentos.
( ) Esta perspectiva econômica-política preconiza a crescente desresponsabilização do Estado pela gestão e financiamento da educação pública. (FONTANA, 2011).
A pedagogia ___________ é introduzida no Brasil no ensino da arte com a Academia de Belas Artes no século XIX, percorre todo século XX e permanece ativa ainda hoje, sobretudo, nos cursos universitários, onde nos formamos professores. Carrega uma concepção idealista de educação que “induz a acreditar que os indivíduos são 'libertados' pelos conhecimentos adquiridos na escola e podem, por isso, organizar com sucesso uma sociedade mais democrática".
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna do texto:
Em relação às diversas modalidades da educação previstas para o DF, julgue os próximos itens.
No contexto da educação do campo, a SEEDF propõe que as escolas considerem um conjunto de inventários acerca da realidade atual que evidencie, entre outras, as lutas sociais e as principais contradições vivenciadas na vida local, nacional e mundial.
Acerca dos Pilares Educacionais citados por Maria Montessori, qual alternativa está relacionado ao pilar da Autoeducação:
Na “Tendência Pedagógica Liberal Tradicional" a aprendizagem:
I. Está baseada no desempenho.
II. É receptiva e mecânica.
III. Modifica as percepções da realidade.
IV. Está estreitamente ligada à memorização.
V. Se dá entre os outros a partir das vivências.
Estão corretas as afirmativas:
Há várias tendências ou propostas didático-pedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Libâneo classificou as tendências pedagógicas em dois grupos e o critério para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Libâneo, são:
Com relação à Tendência Pedagógica denominada de Libertadora:
I - A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão;
II - A relação do professor com o aluno é tida como vertical em que ambos obedecem a rígida hierarquia do ato de educar.
Sobre os itens acima:
A tendência pedagógica tradicional, enquanto detentora e transmissora de conhecimento, lida com essa realidade de ensino – principalmente enquanto alvo de crítica das tendências de ensino mais atuais e progressistas – de modo que os conteúdos:
Não é o nome de uma tendência pedagógica:
Na tendência pedagógica da Escola Nova diretiva, a relação entre professor e aluno poderá ser observada como:
A Educação Inclusiva é uma realidade nas escolas, em especial nas salas de Educação Infantil percebe-se um grande empenho dos professores em compreendê-la e adequá-la ao contexto escolar. Quanto a Inclusão nos espaços educativos é INCORRETO afirmar:
A principal obra da tendência pedagógica Crítico-emancipatória é: