Para Gadotti (1998), “A educação que copia modelos, que deseja reproduzir modelos, não deixa de ser uma práxis, só que se limita a uma práxis reiterativa, imitativa, burocratizada."
Compreendendo práxis enquanto ação transformadora, o autor propõe uma pedagogia da práxis que:
“De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência". (SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: Lombardi, J.C.; Saviani, D.; Nascimento, M. (Orgs.). Navegando na história da educação brasileira. Campinas: HISTEDBR, 2016. p. 60-75).
O trecho em destaque se refere à pedagogia:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
A _____________ propõe uma educação focada no estudante, em que o professor se transforma em mediador do conhecimento, facilitador da aprendizagem, fazendo com que o aluno encontre nas propostas didáticas temas que venham ao encontro de suas experiências de vida. A avaliação se baseia na ______________ uma vez que o aluno é considerado a parte mais importante do processo de ensino-aprendizagem.
Saviani destaca que “[...] enquanto as teorias não críticas pretendem ingenuamente resolver o problema da marginalidade por meio da escola sem jamais conseguir êxito, as teorias crítico-reprodutivistas explicam a razão do suposto fracasso”. As teorias crítico-reprodutivistas estão listadas na seguinte alternativa:
O século XX foi marcado por três grandes teorias em Psicologia. Uma delas nasce com Watson e tem desenvolvimento grande nos Estados Unidos em função de suas aplicações práticas. Tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento. Dedica-se ao estudo das interações entre o ambiente (as estimulações) e as ações do indivíduo (suas respostas). Esta teoria denomina-se:
As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. A Tendência Pedagógica que propõe defender a autogestão como sendo uma concepção que vai de encontro às concepções essencialistas e existencialistas e questionar a realidade das relações sociais e políticas através de temas geradores é a:
No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.
Considerando-se os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e progressistas (renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A tendência pedagógica inspirada em John Dewey e Anísio Teixeira no momento em que o país passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo ideário de uma sociedade democrática e que teve grande penetração no Brasil na década de trinta e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas, onde a escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente é a:
A função educativa da escola, imersa na tensão dialética entre reprodução e mudança deve oferecer uma contribuição específica de:
São objetivos da Tendência Escola Nova Não Diretiva, EXCETO:
Toda tendência pedagógica foi baseada em valores nos quais os autores acreditam serem os ideais. Sendo assim, assinale a alternativa que não tem a cultura corporal em sua axiologia.
As teorias interacionistas do desenvolvimento:
A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade. São tendências liberais:
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, reuniu educadores de várias ideologias e pensamentos diferentes. Ele estava baseado nas teorias de John Dewey, Augusto Comte, e Émile Durkheim:
I. Os liberais elitistas eram liderados por Fernando de Azevedo.
II. Os liberais igualitaristas eram liderados por Anísio Teixeira.
III. Os simpatizantes do socialismo eram liderados por Pascoal Lemme e Hermes Lima.
Estão inclusas dentro das tendências pedagógicas progressistas as seguintes tendências, exceto: