O desenvolvimento psicossocial dos seres humanos, conforme os escritos de Vygotsky, é marcado pela qualidade do contato estabelecido entre os sujeitos e a cultura circundante. Se imaginarmos que o desenvolvimento referido se dá em determinados contextos sociais, dentre estes, na escola, podemos concluir que a escola é um lugar relevante na promoção de experiências favorecedoras deste processo. Considerando as teorias e conceitos utilizados por Vygotsky para compreender o desenvolvimento da criança e do adolescente, é CORRETO afirmar que
“Quem tem fome não tem escolha. O seu espírito não vem de onde ele gostaria, mas da fome.” (Max Frisch.) Acerca do pensamento de Max Frisch, é correto afirmar que
Segundo Gardner (1987, p.87) , Nós somos todos tão diferentes em grande parte porque possuímos diferentes combinações de inteligência. De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, os indivíduos se diferem de acordo com o perfil particular de inteligência que apresentam durante a vida. Essa diferenciação:
De acordo com Fernando Hernández, os problemas para aprender e pensar não são considerados como produtos de certas aptidões e de inescrutáveis processos cognitivos, e sim como complexas interações entre:
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o behaviorismo, o ser humano, durante sua vida, deve ser estudado como produto das associações estabelecidas entre os estímulos do meio e as respostas que são manifestadas pelo comportamento.
Piaget identificou diferentes estágios do desenvolvimento, cada
qual com suas respectivas características.
Sobre o estágio lógico-formal, analise as afirmativas a seguir.
I. O pensamento lógico-formal, característico da criança a partir
dos doze anos, afasta-se do nível concreto.
II. As operações formais recaem sobre hipóteses e não mais
somente sobre os objetos.
III. A presença do pensamento combinatório é própria do
período das operações formais.
Assinale:
Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro, propõe que dois desses saberes devem ser
O conceito de transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares é diretamente comparável ao dos transtornos específicos do desenvolvimento da