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O uso de taxionomias de objetivos educacionais facilita também

Os métodos de ensino são ações desenvolvidas pelo professor pelas quais se organizam as atividades de ensino dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico relacionado com a educação.

A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os métodos / teorias de ensino com o seu respectivo conceito.

Assinale a sequência CORRETA.

Um dos principais sociólogos que contribuiu para os estudos da área da Sociologia da Educação foi Pierre Bourdieu. Ele desenvolveu os conceitos relacionados às Teorias da Reprodução. Tais teorias defendem que a escola é um “aparelho ideológico do Estado” responsável por reproduzir as estruturas presentes na sociedade. Uma das contribuições mais relevantes desenvolvida por Bourdieu é o conceito de Violência Simbólica. Sobre esse conceito, assinale a definição correta.

Atualmente, o papel atribuído ao psicólogo escolar e educacional é diferente daquele que lhe era imputado no momento de surgimento dessa área de atuação. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), acompanhando a orientação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), institui como atribuições do profissional especialista nessa área:

A partir da situação problema descrita a seguir,responsa a questão seguinte:


As relações entre afetividade e aprendizagem têm se constituído como um dos objetos de estudo privilegiado da psicologia. Tendo em vista as contribuições da ciência psicológica no que diz respeito a essa temática, o psicólogo escolar e educacional que seja demandado a contribuir na mediação da situação de Alysson deve pautar sua ação na premissa segundo a qual a afetividade na relação professor-aluno

Em uma instituição de ensino que conta com um psicólogo escolar e educacional em seu quadro funcional, um professor da área de matemática recorre a esse profissional demandando-lhe explicações para a situação de determinada turma, na qual mais de 70% dos estudantes ficarão reprovados. Considerando a concepção qualitativa sobre a avaliação da aprendizagem, faz-se necessário refletir que

No Brasil, o WISC (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças), na qualidade de teste para prova de inteligência, é um instrumento de uso exclusivo do:

Maria Helena Souza Patto (2005) aponta que pesquisas recentes têm demonstrado que a origem da violência que vem marcando a vida nas escolas públicas só pode ser entendida ao se levar em conta:

Na formação continuada com os professores o pedagogo Henrique desenvolveu um estudo de caso que possibilitou a compreensão de não mais se identificar a família pela existência do matrimônio, formalidade que deixou de ser seu único traço originário. Deste modo, os professores se respaldaram na Psicologia Social a fim de considerarem que:

De acordo com os novos paradigmas da Psicologia Social a família é unida por últiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações Neste sentido podemos conceituar família como sendo:

Almeida (2002) discute o insucesso escolar no ensino superior apontando duas perspectivas: na primeira, focada no desempenho, tem-se a reprovação e a evasão com seus principais indicativos; na segunda, focada na educação, tem-se o desenvolvimento insuficiente de autonomia, espírito crítico e competência de resolução de problema. Sob esta perspectiva, leia as asserções abaixo.

O insucesso na perspectiva do desempenho escolar reflete um problema de aprendizagem do aluno e precisa ser combatido individualmente

PORQUE

As estratégias de ensino tradicionais predominam no ensino superior, mas apresentam limitações ante o desenvolvimento do profissional autônomo e socialmente crítico.

Quanto a essas asserções, é correto afirmar:

Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

Na discussão acerca da aprendizagem no ensino superior, uma tendência mundial tem sido a ênfase na adoção de metodologias ativas. Sob influência de John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) e muitos outros teóricos da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm privilegiado este formato de ensino. Na formação de professores no ensino superior, faz-se necessário que o psicólogo escolar compreenda o impacto destas propostas sobre o desenvolvimento e aprendizagem discente. Quanto ao assunto, é correto afirmar:

Maria Cristina Kupfere Renata Petri (2000), embora reconheçam que os marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva não vieram acompanhados de providências que permitissem o seu adequado cumprimento, defendem a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas principalmente em razão da sua função:

A Psicologia Social apresenta fundamentos que colaboram com atitudes edificantes do pedagogo escolar, no sentido de não fazer julgamentos por padrões generalizantes que nem sempre respondem às demandas de determinadas famílias que o procuram. Diante desta reflexão as análises não devem se tornar:

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