Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A Psicologia da Educação é o ramo da psicologia que se propõe a estudar o processo de ensino e aprendizagem em suas diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e nos adultos; a eficiência e eficácia das estratégias educacionais.

Também pode-se considerar definição da Psicologia da Educação:

  1. o estudo do funcionamento da própria instituição educacional enquanto organização, buscando compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.
  2. a compreensão e explicação dos fenômenos de ordem psicológica que ocorrem em contextos de educação formal e não formal.
  3. o fato de os psicólogos escolares desenvolverem o seu trabalho individualmente, independente dos educadores e das famílias, na tentativa de alcançar um processo de aprendizagem mais efetivo, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.
  4. a Psicologia da Educação constitui um campo do conhecimento que historicamente vem atuando no sentido de subsidiar a prática educacional em todos os contextos nos quais o homem torna-se humano.
  5. a Psicologia da Educação é uma das áreas historicamente antigas.

Está(ão) correta(as):

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282