A Psicologia do Desenvolvimento se caracteriza como a área que estuda o desenvolvimento humano. Assinale a alternativa correta sobre a Psicologia do Desenvolvimento.
A Declaração de Salamanca, é um documento que foi elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e a reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social. Que alternativa não diz respeito a tal declaração?
Na atualidade, há uma vasta produção bibliográfica que indica a relação existente entre as habilidades sociais e a educação. Neste contexto, uma das definições mais utilizadas é a de Del Prette e Del Prette (2001), que definem as habilidades sociais como classes de comportamentos existentes no repertório do indivíduo que lhe garantem um bom desempenho social. Com base no conceito apresentado e em sua relação com o contexto educacional, é correto afirmar:
Na sua prática profissional, é fundamental que o psicólogo escolar realize parcerias com profissionais externos, sejam estes psicólogos ou não. Estas parcerias são regidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Com base na normatização vigente, quanto à atuação ética do psicólogo, é correto afirmar que cabe a este profissional.
Cunha e Carrilho (2005) afirmam que “em atenção especial a alunos recém-chegados ao ensino superior, a universidade deveria implementar programas de intervenção psicopedagógica que pudessem facilitar a adaptação acadêmica e minimizar o impacto educacional da universidade nestes estudantes". Quanto às formas como essa intervenção poderia se dar, analise as afirmativas seguintes.
I - A intervenção psicopedagógica se dá por meio do uso de recursos lúdicos em encontros individualizados que favoreçam o desenvolvimento de habilidades básicas, como de leitura.
II - Por meio da identificação não apenas das dificuldades, mas das potencialidades e do perfil discente, pode-se intervir através da formação de professores contribuindo com a adoção de estratégias pedagógicas mais adequadas.
III - A intervenção pode ser realizada de forma grupal, na forma de grupos psicoterapêuticos direcionados ao enfrentamento das dificuldades de adaptação ao ensino superior.
IV - Pode-se intervir a partir de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades básicas, como estudo, organização de tempo e assertividade, favorecendo que os estudantes sintam-se preparados para as exigências do ensino superior.
Estão corretas
Muitos acidentes que acontecem com as crianças ocorrem dentro de casa ou no local onde a criança permanece a maior parte do tempo. Por essa razão, é necessário que o educador conheça formas de prevenir esses acidentes, tomando alguns cuidados.
Acerca desses cuidados, assinale a alternativa incorreta.
(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:
Daniela Antunes e Antônio Zuin (2008) fazem uma análise de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying.Na perspectiva crítica dos autores, o bullying:
O associacionismo, cuja expressão mais relevante é o behaviorismo, influenciou as teorias da aprendizagem ao considerar
No Brasil, as inserções da psicologia no campo educacional marcaram as origens e o desenvolvimento da própria ciência psicológica. Nesse ínterim, muitas nomenclaturas foram utilizadas para circunscrever a área da psicologia que se dedica a pensar a educação e a intervir em contextos educativos. A denominação psicologia escolar e educacional tem sido mais utilizada em tempos recentes porque
A Comissão Nacional de Psicologia na Educação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) surgiu com a finalidade de integrar os debates em torno das contribuições da psicologia no campo da educação, em articulação com as metas definidas no Plano Nacional de Educação. Um dos desafios postos a essa comissão, no tocante à luta para assegurar a inserção profissional da psicologia na educação, é
O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como uma disposição causada
Em uma sala de aula composta majoritariamente por estudantes do sexo masculino, foram identificadas muitas situações em que as relações eram perpassadas por preconceitos e discriminação de gênero. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para o enfrentamento dessa problemática no âmbito da instituição, através de
No contexto educacional, muitas atividades desenvolvidas pelo profissional de psicologia requerem a interlocução com outros profissionais, como gestores, docentes, técnicos etc. Com base na Resolução nº 010/2005, do Conselho Federal de Psicologia, que aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo, quanto à conduta a ser adotada pelo psicólogo nestes contextos multiprofissionais, é correto afirmar:
Considere que você é psicólogo escolar em instituição de ensino superior. Um graduando de licenciatura o procura com uma queixa de baixo rendimento escolar e desmotivação em prosseguir com o curso. Ante esta demanda espontânea, no que diz respeito às condutas profissionais adequadas ao setor de psicologia neste caso, analise os itens seguintes.
I - Utilização de testes de orientação profissional, de modo a auxiliar o aluno a identificar outra carreira com a qual possua maior identificação.
II - Encaminhamento ao atendimento clínico para o devido acompanhamento psicoterapêutico.
III - Aplicação de testes padronizados e utilização de outros instrumentos para identificação do contexto no qual a queixa se insere.
IV - Desenvolvimento de plano de ação multidisciplinar que favoreça o desenvolvimento pessoal e acadêmico do aluno em questão.
Estão corretos