Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 98 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O modelo de atuação emergente é associado à incorporação de novas concepções e práticas, conferindo ao psicólogo escolar e educacional a responsabilidade de

A psicogênese da língua escrita contribui para a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita através da descrição de uma série de hipóteses a respeito de como se escrevem as palavras. O quadro a seguir representa a escrita que Ricardo e Maria fizeram a partir de um ditado da sequência de palavras: gato – borboleta – cavalo – boi:

Um psicólogo escolar e educacional que se depare com essas escritas representadas no quadro deve concluir que

A partir da situação problema descrita a seguir,responsa a questão seguinte:


Considerando que o psicólogo escolar e educacional pode desempenhar um papel importante na formação continuada de professores, a intervenção desse profissional junto aos docentes que lecionam na turma de Alysson deve consistir em:

A partir da situação problema descrita a seguir,responsa a questão seguinte:


Uma das possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional é a intervenção diante do que é considerado como indisciplina em contextos educativos. Considerando a produção científica da psicologia escolar e educacional a esse respeito, a ação do psicólogo deve ser primeiramente:

A preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem em:

Ao avaliar a competência funcional da Comunicação Aumentativa e Alternativa, o professor do Atendimento Educacional Especializado deverá observar e registrar:

Para que políticas públicas sejam efetivamente implementadas, Ferreira e Nogueira (2016) destacam a importância do envolvimento comunitário no processo. Com base no contexto educacional do ensino superior, assinale a alternativa que descreve o papel do psicólogo escolar no processo de implementação de políticas públicas educacionais.

Mais conhecido pelas suas pesquisas básicas acerca dos processos de aprendizagem, em diversos momentos de sua obra, B. F. Skinner refletiu sobre as implicações de seus achados no contexto escolar. O autor chegou afirmar que, “quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida". Com base na perspectiva analítico-comportamental de educação, é correto afirmar:

A forma de atuação do psicólogo escolar sofreu diversas alterações ao longo da história, não só do ponto de vista do tipo de atividade desenvolvida como da concepção de homem e de educação com a qual este profissional trabalha (Martinez, 2010). Na atualidade, tem-se buscado uma relação cada vez mais próxima entre a instituição escolar como um todo e a inserção do profissional de psicologia. Configuram-se como ações pertinentes ao psicólogo escolar:

Podemos agrupar os estudos da Psicologia do Desenvolvimento didaticamente em quatro fases, conforme sistematizaram Biaggio e Monteiro (1998). Leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. I) ____________ fase. As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se à chegada dos pressupostos cognitivistas à Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento. II) _____________ fase. Por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. III) _____________ fase. A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida. Os objetos de estudo permanecem, mas se observa a utilização de novos paradigmas e métodos de pesquisa. IV) _____________ fase, marcada pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. Apesar de se estudarem, nesse período, o envelhecimento e a adolescência, o estudo sobre a criança era o alvo das atenções e dos investimentos.

Em A formação social da mente e desenvolvimento de processos psicológicos superiores (1988), Vygotsky confere à imitação um sentido diferente daquele conferido por outros autores do desenvolvimento. Tal diferença para outros autores se dá porque, para Vygotsky, a imitação:

Leia o seguinte trecho escrito por Freud, em Algumas reflexões sobre a psicologia escolar (1996 [1914]: 250), em relação à sua época de estudante:

Tal declaração é uma das maiores contribuições da psicanálise à psicologia escolar. Trata-se da tese de que:

A inserção do psicólogo escolar no ensino superior é um fenômeno incipiente, ainda que crescente nos últimos 20 anos. Com base em autores da área, como Marinho-Araújo, Souza e Sampaio, quanto ao que se espera do psicólogo nesse contexto de atuação, analise as afirmativas seguintes.

I - Viabilizar o atendimento clínico de graduandos, considerando o cenário atual de adoecimento mental no ensino superior.

II - Compreender as implicações das políticas públicas educacionais de democratização do acesso, contribuindo com uma cultura de apoio e respeito à diversidade.

III - Atuar em equipes interdisciplinares de modo a contribuir com processos de ensino e aprendizagem favorecedores do desenvolvimento individual e coletivo.

IV - Sistematizar práticas avaliativas e procedimentos didáticos que contribuam com o alcance de metas estabelecidas por políticas federais, como o SINAES.

Estão corretas

As habilidades sociais educativas têm sido correlacionadas com indicativos tanto de desempenho acadêmico como de bem-estar e qualidade de vida. Del Prette e Del Prette (2008) destacam que essas habilidades devem ser desenvolvidas não apenas entre os discentes, mas na família e no corpo docente. Leia as duas asserções abaixo sobre este tema.

Habilidades sociais educativas referem-se a habilidades interpessoais que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem do educando

PORQUE

As demandas acadêmicas sociais se referem a situações em que o estudante precisa falar em público, requerendo assim o fortalecimento da oratória e o manejo da ansiedade social.

Quanto a essas asserções, é correto afirmar:

O modelo de atuação tradicional remonta às primeiras inserções da psicologia na educação e tem sido alvo de críticas que visam sua ampliação e transformação. As principais críticas se devem ao fato de tal modelo

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282