"Um dos aspectos mais interessantes do jogo é sua semelhança com muitas situações da vida real, que também envolvem tomada de decisões em função de determinado objetivos em contextos limitadores."
(SANTOS, Simone Cardoso, 201 O)
Tal afirmação relaciona a ludicidade à aprendizagem:
Considerando os problemas de aprendizagem existentes, as crianças que têm problemas auditivo e verbal com frequência apresentam a seguinte queixa:
É necessário que a escola, responsável pela formação consciente e crítica da criança, proporcione pleno desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões, empregando um trabalho dinâmico e desafiante. Nos jogos, por exemplo, há sempre um desafio interessante e vivo, tornando a aprendizagem natural e rápida. Segundo Mafra, os jogos promovem o crescimento:
Tomando como base a psicologia dialética e a epistemologia genética, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: 1.Piaget. 2.Vygotsky. ( ) Formula seu entendimento acerca da relação entre a aprendizagem e desenvolvimento intelectual. Entende que são processos distintos e interdependentes e atribui papel significativo da linguagem na interação entre esses dois processos, já que é por meio da apropriação e internalização da linguagem que o ser humano se desenvolve. ( ) Desenvolveu uma teorização onde o central era a compreensão de que a Inteligência e a vida têm em comum as funções de “Adaptação” e de “Organização”. ( ) Um dos principais representantes da Psicologia Marxista tem sua base filosófica e metodológica no Materialismo Dialético, e este compreende a essência da atividade humana e ( ) Entende que todos os seres vivos devem necessariamente realizar adaptações ao mundo, à natureza, ao ambiente. Este processo ocorre na dimensão do desenvolvimento, particularmente do desenvolvimento da inteligência, que é também para ele uma função biológica. ( ) A adaptação vital vai se constituir através de dois mecanismos: a assimilação e a acomodação, dois invariantes funcionais presentes em todo ato de inteligência. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da segunda coluna de cima para baixo:
De acordo com Oliveira (2010), “grande número de propostas pedagógicas para a educação infantil têm eleito a linguagem como seu eixo mais importante. Considerando a perspectiva abordada pela autora citada, assinale a alternativa incorreta:
Para qualificar o processo de ensino aprendizagem, a formação continuada dos docentes, enquanto troca de saberes e experiências educativas, é primordial. Nóvoa (1995) entende que novas competências têm de ser desenvolvidas, mediante proposta reflexiva do professor que pesquisa e reflete sobre sua prática para gerar conhecimento científico no campo da pedagogia. Ao definir as novas competências dos profissionais da educação na dimensão tecnológica Belloni (2001) aponta quatro áreas:
No processo de ensino e aprendizagem o erro possui um papel fundamental, visto que pode ser encarado como uma ferramenta de aprendizado para o aluno, que identifica onde e porque errou, e para o professor, que pode identificar eventuais lacunas e oferecer ao aluno instrumentos para superá-las.
Relacione os tipos de erro listados a seguir aos seus respectivos conceitos.
1- Erro conceitual
2- Erro construtivo
3- Erro de Distração
( ) demonstra as hipóteses do aluno acerca de qualquer conhecimento, naquele momento.
( ) reflete a não compreensão de determinado conceito ensinado.
( ) ocorre quando o aluno possui a estrutura cognitiva necessária mas deixa de dar a resposta correta.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Para responder à questão, considere as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
As novas relações entre conhecimento e trabalho exigem capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que nunca, “aprender a aprender”. Com base nessa informação, assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos, em relação às necessidades que, no processo de ensino e aprendizagem, são exploradas. ( ) A aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento. ( ) A construção de argumentação capaz de controlar os resultados desse processo. ( ) O desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade. ( ) A compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O método de ensino propicia a descoberta das relações entre os conteúdos que os alunos estudam, estabelecendo relações entre:
Realizada na Tailândia, 1990, a Conferência Mundial de Educação para Todos, estabeleceu quatro pilares da educação para o desenvolvimento educacional dos países signatários. Sobre esses pilares relacione CORRETAMENTE. (1) Aprender a conhecer. (2) Aprender a fazer. (3) Aprender a viver com os outros. (4) Aprender a ser. ( ) Compreender o outro como parte integrada da sociedade. ( ) O progresso cientifico e as atividades econômicas e sociais possibilitando uma educação permanente. ( ) Perceber a autonomia como responsabilidade de se desenvolver. ( ) Adquirir a competência para enfrentar as mais variadas situações e promover o trabalho em equipe. Assinale a sequência CORRETA:
Ensinar a pirâmide alimentar para as crianças é um excelente meio de elas aprenderem:
As Abordagens do Processo Ensino- -Aprendizagem que mais influenciam os professores são: a abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem cognitivista e abordagem sócio-cultural. A respeito das mesmas, assinale o que for CORRETO.
O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.
As TIC são meios de comunicação capazes de reunir, distribuir e compartilhar informações especificamente por meio de linguagens verbais.
A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, do momento histórico em que se situa. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. As relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pelos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados. II. A cultura, como forma de penetração social, é o único elemento que pode ser estudado como variável sem importância, secundária ou dependente em relação ao que faz o mundo se mover, não devendo, portanto, ser vista como algo fundamental, constitutivo, que determina a forma, o caráter e a vida interior do movimento cultural. III. A escola é uma instituição construída historicamente no contexto da modernidade, considerada como mediação privilegiada para desenvolver uma função social fundamental: transmitir cultura, oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade. Está correto apenas o que se afirma em:
Desde pequenas, as crianças pensam sobre a leitura e a escrita quando estão imersas em um mundo onde há, com frequência, a presença desse objeto cultural. Pode-se afirmar que a sala de aula é um ambiente alfabetizador quando: