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Alguns procedimentos de ensino-aprendizagem são individualizantes, entre eles o que consiste em fazer o aluno estudar um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo professor. Este roteiro estabelece a extensão e a profundidade do estudo. O professor deve elaborar um roteiro contendo tarefas operatórias que mobilizem e dinamizem as operações cognitivas. O procedimento de ensino individualizante descrito é:

Um aluno poderá ter dificuldades para aprender a ler se ele não perceber o significado da leitura em sua vida. Pode não demonstrar interesse e até mesmo criar certa hostilidade pelo ato de ler, se não se sente à vontade com o professor, com a escola ou com o seu próprio grupo social, ou ainda se acredita que essa é uma aprendizagem muito difícil. Nesses casos, o professor deve oferecer atividades que:

Qual alternativa completa corretamente a lacuna do texto?
“A concepção de _____________________ de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos” (Fonte: novaescola.org.br/conteudo/262/davidausubel).

Julgue os próximos itens, relativos à educação de adultos.

A alfabetização e a formação profissional são eixos de atuação no campo da educação de adultos; a formação continuada, por sua vez, diz respeito ao campo da pedagogia de educação corporativa.

A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir

A opção pela formação por meio das trilhas de aprendizagem reduz a responsabilidade da empresa, uma vez que o empregado traça, de forma autônoma, os caminhos a serem seguidos, buscando a sua formação de maneira independente.

Alguns autores de concepção construtivista, entre eles Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos, pode aprender algo: que não é capaz de aprender. Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse tema e demonstraram que

Sobre os aspectos relacionados ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na prática pedagógica e a qualidade para o processo ensino-aprendizagem, podemos afirmar que

Leia as assertivas: I - Psicolinguista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever.
II - O nome de Emilia Ferreiro passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget.
III - Para Emilia Ferreiro, através da alfabetização a criança se apropria das funções sociais da escrita.
IV - Para Emilia Ferreiro a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas.
Podemos afirmar que são verdadeiras as assertivas:

O letramento ainda pode ser um grande problema entre jovens e adultos de países desenvolvidos, apesar de, neles, a educação fundamental obrigatória atingir praticamente a todos que alcançaram um letramento escolar. Os jovens e adultos mostram-se capazes de comportamentos escolares de letramento, mas:

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24. Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.

Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.

“A maior parte da aprendizagem ocorre casualmente e, mesmo, a maior parte da aprendizagem intencional não é resultado de uma instrução programada. As crianças normais aprendem a sua primeira língua casualmente, ainda que mais rapidamente quando seus pais se interessam. A maioria das pessoas que aprende bem outra língua, conseguem-no por causa de circuntâncias especiais e não de aprendizagem sequencial. Vão passar algum tempo com seus avós, viajam ou se enamoram de um estrangeiro. A influência na leitura é também, quase sempre, resultado de atividades extracurriculares. A maioria das pessoas que lê muito e com prazer, crê que aprendeu isso na escola; conscientizadas, facilmente abandonam essa ilusão. (...)” Essa crítica radical à instituição escolar é feita por:

Leia o seguinte fragmento do Art. 14 da

Portaria FME N˚ 085/2011,

Estes itens fazem parte dos:

“À medida que a sociedade vai-se tornando mais complexa, mais exigências vão sendo feitas em relação a habilidades e práticas de leitura e escrita e, consequentemente, níveis mais avançados de escolarização vão sendo considerados necessários.” (Magda Soares) A partir do trecho acima, pode-se afirmar que o número de anos de escolaridade considerados necessários para que seja alcançado o letramento:

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