Qual alternativa completa corretamente a lacuna do texto?
“A concepção de _____________________ de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele,
aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso
ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos” (Fonte: novaescola.org.br/conteudo/262/davidausubel).
Julgue os próximos itens, relativos à educação de adultos.
A alfabetização e a formação profissional são eixos de atuação no campo da educação de adultos; a formação continuada, por sua vez, diz respeito ao campo da pedagogia de educação corporativa.
A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir
A opção pela formação por meio das trilhas de aprendizagem reduz a responsabilidade da empresa, uma vez que o empregado traça, de forma autônoma, os caminhos a serem seguidos, buscando a sua formação de maneira independente.
Alguns autores de concepção construtivista, entre eles Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos, pode aprender algo: que não é capaz de aprender. Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse tema e demonstraram que
Sobre os aspectos relacionados ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na prática pedagógica e a qualidade para o processo ensino-aprendizagem, podemos afirmar que
Leia as assertivas:
I - Psicolinguista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever.
II - O nome de Emilia Ferreiro passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas
descobertas de Jean Piaget.
III - Para Emilia Ferreiro, através da alfabetização a criança se apropria das funções sociais da escrita.
IV - Para Emilia Ferreiro a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de
textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas.
Podemos afirmar que são verdadeiras as assertivas:
Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que:
O letramento ainda pode ser um grande problema entre jovens e adultos de países desenvolvidos, apesar de, neles, a educação fundamental obrigatória atingir praticamente a todos que alcançaram um letramento escolar. Os jovens e adultos mostram-se capazes de comportamentos escolares de letramento, mas:
Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24. Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.
“A maior parte da aprendizagem ocorre casualmente e, mesmo, a maior parte da aprendizagem intencional não é resultado de uma instrução programada. As crianças normais aprendem a sua primeira língua casualmente, ainda que mais rapidamente quando seus pais se interessam. A maioria das pessoas que aprende bem outra língua, conseguem-no por causa de circuntâncias especiais e não de aprendizagem sequencial. Vão passar algum tempo com seus avós, viajam ou se enamoram de um estrangeiro. A influência na leitura é também, quase sempre, resultado de atividades extracurriculares. A maioria das pessoas que lê muito e com prazer, crê que aprendeu isso na escola; conscientizadas, facilmente abandonam essa ilusão. (...)” Essa crítica radical à instituição escolar é feita por:
Leia o seguinte fragmento do Art. 14 da
Portaria FME N˚ 085/2011,
Estes itens fazem parte dos:
“À medida que a sociedade vai-se tornando mais complexa, mais exigências vão sendo feitas em relação a habilidades e práticas de leitura e escrita e, consequentemente, níveis mais avançados de escolarização vão sendo considerados necessários.” (Magda Soares) A partir do trecho acima, pode-se afirmar que o número de anos de escolaridade considerados necessários para que seja alcançado o letramento:
Para Telma Weisz, só se conseguirão planejar as intervenções necessárias que podem ajudar os alunos a avançarem em suas aprendizagens, se se acreditar que eles são capazes de aprender, e se:
O contexto atual exige que a área de recursos humanos amplie a visão, tire o foco de processos administrativos e burocráticos e passe a adotar o papel de guardiã das normas, valores e cultura da organização; o papel de construtora de aprendizado organizacional; o papel de agente e de implementadora da mudança e da estratégia; e a fomentadora do aprendizado e do conhecimento corporativo. Nessa mesma direção, a educação deixou de ser monopólio do governo ou da escola no contexto tradicional. A responsabilidade pela aprendizagem é de todos nós, família, sociedade e organizações. Nesse contexto, houve mudança de paradigma do treinamento para a aprendizagem. Nesse sentido, inclui-se no novo paradigma de aprendizagem o fato de que