“Um projeto como o ______________ pode levar, desde que se criem as condições institucionais adequadas, a um intercâmbio fecundo entre alunos de séries diferentes. Realmente, quando se consegue – apesar dos obstáculos que invariavelmente existem – encontrar um tempo comum para a coordenação entre os docentes e fixar um horário num dia da semana em que todas as séries se dedicam a produzir notícias ou artigos, é possível oferecer aos alunos a oportunidade de se agrupar [...]."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Leia as afirmativas a seguir: I. Aprender a construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País é um dos objetivos do Ensino Fundamental. II. Aprender a conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida é um dos objetivos do Ensino Fundamental. III. Aprender a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva não é um dos objetivos do Ensino Fundamental. IV. Compreender a cidadania como participação social e política não é um dos objetivos do Ensino Fundamental. Marque a alternativa CORRETA:
No ambiente de aprendizagem, é importante que todos os profissionais da creche possam:
Cada vez mais, as alterações ocorridas a partir dos avanços da tecnologia invadem nosso cotidiano, trazendo mudanças irreversíveis nos comportamentos pessoais, sociais e profissionais. Novas formas de pensar, de agir e de se relacionar comunicativamente são introduzidas como hábitos corriqueiros. Sabemos que ensinar é mais do que transmitir conhecimentos, é influenciar para a mudança de comportamentos dos sujeitos e o ato de ensinar é visto como um ato comunicativo.
Para que o ato de ensinar seja eficaz como ato comunicativo entre as partes (professor/aluno), é necessário, EXCETO que
O Orientador Educacional – OE Márcio desenvolve como uma de suas atribuições coordenar as discussões e encaminhamentos coletivos, relacionados à Avaliação Institucional - AI da escola. Com base nos documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC, a AI escolar deve contribuir para:
Leia o fragmento a seguir.
“Trabalhar com competências é também abordá-la em suas múltiplas dimensões. Assim, a dimensão _______________ refere-se à relação que o indivíduo mantém com as pessoas que o cercam, à forma de se comunicar com elas, de considera-las, etc. Já a dimensão ______________ refere-se à relação que a pessoa mantém com ela mesma: seu autoconhecimento, sua autoestima, eu autocontrole, etc. Já a dimensão profissional está relacionada ao âmbito do trabalho no qual a pessoa trabalha e se desenvolve. E a dimensão ________________ refere-se à relação da pessoa com a sociedade em que vive."
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando:
I - A diversidade de aprendizes;
II - O direito dos aprendizes a privilégios.
A dificuldade de aprendizagem não se refere a uma única causa, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho da criança. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta a seguir:
“No conjunto de dificuldades de aprendizagem incluem-se muitas vezes crianças com deficiências na área cognitiva. Diferentemente dos distúrbios específicos de aprendizagem, que excluem o déficit cognitivo, as dificuldades de caráter mais generalizado acabam incluindo um subgrupo de crianças com problemas na área cognitiva." (FUNAYAMA)
De acordo com Garcia (1998), sobre as conceituações das dificuldades de aprendizagem, identifique as afirmativas com C (Certo) ou E (Errado):
( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes da deficiência mental.
( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes da ausência de escolarização.
( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes de problemas emocionais.
( ) Não existe co-ocorrência de dificuldades de aprendizagem com outros transtornos de desenvolvimento, da personalidade ou conduta.
( ) As crianças com dificuldades de aprendizagem não podem ser classificadas com deficiência na área intelectual.
Identifique a ordem CORRETA:
Sobre as teorias da aprendizagem é INCORRETO afirmar:
Segundo Perrenoud, existe um modelo alternativo à organização clássica da escolaridade em etapas de um ano, com duração de dois, três ou quatro anos, para enfrentar o fracasso escolar, garantindo a aprendizagem dos alunos por meio da progressão das suas aprendizagens. Desta forma, a implantação desse modelo em uma rede de ensino constitui-se em uma oportunidade de construir um novo tipo de escola, baseada na lógica da aprendizagem e não na mera classificação e reprovação de alunos. Esse modelo recebe o nome de:
Para Vasconcelos, o grande desafio que se coloca em termos de projeto de ensino-aprendizagem é:
As principais dificuldades de aprendizagem são associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. Assinale V( Verdadeiro) e F (Falso) referente a algumas dificuldades de aprendizagem: ( )Dislalia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam, tipicamente, uma dificuldade de leitura. ( )Discalculia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio são afetados, principalmente, em sua relação com a matemática. ( )Dislexia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio demonstram dificuldades na fala. ( )Disortografia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio geralmente também são afetados pela dislexia e está relacionado a linguagem escrita. Assinale a alternativa que condiz com a sequência CORRETA:
Com base em Oliveira (1993) o ato de ensinar e aprender, em algumas culturas é expresso por apenas uma palavra, então foi escolhida, a palavra aprendizado, em português, por ser a que mais se aproxima de uma palavra capaz de expressar as ações de ensinar e aprender, ao mesmo tempo.
De acordo com os estudos da psicopedagogia, assinale a afirmativa CORRETA:
Alguns grupos de alunos disputam espaço e poder através de atos de vandalismo e agressão na escola. Nesse caso, a escola pode intervir pedagogicamente