Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 105 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

Pedro Demo, referindo-se à aprendizagem, afirma usar o

conceito de “reconstrução", indicando que aprendemos do que já

tínhamos aprendido, conhecemos a partir do que já sabíamos. A

mente humana não armazena propriamente dados e informações,

mas os reprocessa, reconstrói e redimensiona. Com base no autor,

a aprendizagem representa algo naturalmente:

Um planejamento que valoriza a aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior e o papel do sujeito como responsável por sua própria aprendizagem está relacionado a uma perspectiva metodológica que tem como central o trabalho com

Utilizar a dimensão educativa do jogo significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições para:


Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica

As teorias construtivistas, cujos aportes são da psicologia cognitiva, entendem que quanto mais rica for a estrutura cognoscitiva do sujeito, maior será a probabilidade de que possa construir significados novos para os objetos de aprendizagem. Para tal, é necessária a triangulação de

O texto a seguir trata de um tema de extrema relevância para o processo ensino-aprendizagem: Segundo ARAÚJO (1996) __________________ é um conjunto de processos, uma arte que designa sempre uma atividade prática, diferentemente da ação de compreender. Ela tem um caráter instrumental, estruturante do método de ensino. O autor complementa dizendo que __________________ intermediam as relações entre o professor e o aluno, são mediações, ou condições necessárias e favoráveis, mas não suficientes do processo de ensinar. Assim, ___________________ servem às diferentes concepções, dependendo de como são utilizadas, podendo estar a serviço da manipulação, do tecnicismo, da perspectiva libertadora. Não é suficiente, portanto, conhecê-las teoricamente, é na maneira de usá-las que se vai definir seu potencial.

As palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente:

A partir de uma perspectiva psicológica cognitivista, para que a aprendizagem aconteça é necessário que se provoque uma

Considerando a concepção construtivista de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que os conhecimentos que os sujeitos já possuem antes de se exporem a uma nova situação de aprendizagem devem ser

“Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.” O trecho refere-se

Em relação às teorias da aprendizagem, pode-se dizer que o comportamentalismo:

Presença constante no cenário escolar, os recursos didáticos são componentes do ambiente de aprendizagem, que

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

O respeito à diversidade e a busca pela superação das desigualdades devem ser elementos primordiais na elaboração e execução do currículo escolar.

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se
seguem.

No processo de ensino-aprendizagem, a fase da motivação compreende informar o objetivo da atividade ao aluno e direcionar o seu interesse para ela.

Constituindo-se uma parte integrante da pedagogia, a didática

propõe uma reflexão sistemática sobre o processo

de ensino-aprendizagem, que tem, dentre outros, o objetivo

de

Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na compreensão do comportamento humano. Com relação à gestalt, julgue os itens que se seguem.

No processo ensino-aprendizagem, o contexto em que o estímulo ocorre e é percebido pelo aluno é considerado elemento importante.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282