Pedro Demo, referindo-se à aprendizagem, afirma usar o
conceito de “reconstrução", indicando que aprendemos do que já
tínhamos aprendido, conhecemos a partir do que já sabíamos. A
mente humana não armazena propriamente dados e informações,
mas os reprocessa, reconstrói e redimensiona. Com base no autor,
a aprendizagem representa algo naturalmente:
Um planejamento que valoriza a aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior e o papel do sujeito como responsável por sua própria aprendizagem está relacionado a uma perspectiva metodológica que tem como central o trabalho com
Utilizar a dimensão educativa do jogo significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições para:
Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica
As teorias construtivistas, cujos aportes são da psicologia cognitiva, entendem que quanto mais rica for a estrutura cognoscitiva do sujeito, maior será a probabilidade de que possa construir significados novos para os objetos de aprendizagem. Para tal, é necessária a triangulação de
O texto a seguir trata de um tema de extrema relevância para o processo ensino-aprendizagem: Segundo ARAÚJO (1996) __________________ é um conjunto de processos, uma arte que designa sempre uma atividade prática, diferentemente da ação de compreender. Ela tem um caráter instrumental, estruturante do método de ensino. O autor complementa dizendo que __________________ intermediam as relações entre o professor e o aluno, são mediações, ou condições necessárias e favoráveis, mas não suficientes do processo de ensinar. Assim, ___________________ servem às diferentes concepções, dependendo de como são utilizadas, podendo estar a serviço da manipulação, do tecnicismo, da perspectiva libertadora. Não é suficiente, portanto, conhecê-las teoricamente, é na maneira de usá-las que se vai definir seu potencial.
As palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente:
A partir de uma perspectiva psicológica cognitivista, para que a aprendizagem aconteça é necessário que se provoque uma
Considerando a concepção construtivista de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que os conhecimentos que os sujeitos já possuem antes de se exporem a uma nova situação de aprendizagem devem ser
Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros. O trecho refere-se
Em relação às teorias da aprendizagem, pode-se dizer que o comportamentalismo:
Presença constante no cenário escolar, os recursos didáticos são componentes do ambiente de aprendizagem, que
Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.
A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.
O respeito à diversidade e a busca pela superação das desigualdades devem ser elementos primordiais na elaboração e execução do currículo escolar.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se
seguem.
No processo de ensino-aprendizagem, a fase da motivação compreende informar o objetivo da atividade ao aluno e direcionar o seu interesse para ela.
Constituindo-se uma parte integrante da pedagogia, a didática
propõe uma reflexão sistemática sobre o processo
de ensino-aprendizagem, que tem, dentre outros, o objetivo
de
Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na compreensão do comportamento humano. Com relação à gestalt, julgue os itens que se seguem.
No processo ensino-aprendizagem, o contexto em que o estímulo ocorre e é percebido pelo aluno é considerado elemento importante.