Um projeto exige coordenação das atividades, compreendendo momentos de análise crítica e de validação das soluções, sem com isso inviabilizar o trabalho dos especialistas envolvidos. É preciso reconhecer que o projeto é
Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de pessoas.
O responsável pela gestão de pessoas, segundo o atual paradigma da área, deverá capacitar o gerente intermediário para que ele seja proprietário de processos e líder de pessoas, e não mero seguidor de normas internas.
Analise as características abaixo sobre organização burocrática como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ).
Marque a opção que apresenta a sequência correta.
Nas questões 46 a 55, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.
I. As decisões programadas são tomadas em condições em que os dados são repetitivos, o ambiente é estático e existe um alto grau de certeza, logo, baseadas em julgamentos pessoais.
II. As decisões não programadas constituem novidades e tendem a ser tomadas dentro de regras altamente testadas e rígidas.
III. À medida que alguém ascende na hierarquia organizacional, a sua capacidade de tomar decisões não programadas se torna mais necessária.
O processo de administração adequadamente executado envolve
atividades como planejar, organizar, liderar e controlar. Com
relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.
A decisão acerca do tipo de departamentalização que a organização deve adotar é um processo característico da atividade de liderança.
No ciclo da administração, a atividade ou função de dirigir pressupõe orientar os colaboradores quanto ao que fazer, e conseguir que eles o façam da melhor maneira possível.
Entre as diversas Escolas do Pensamento Estratégico, uma delas possui caráter abrangente e eclético, segundo o qual, para cada período ou situação de contexto, a organização deve adotar uma determinada estrutura de formação de estratégias, em função da alternância entre estabilidade e necessidade de transformação. Trata-se da
A decisão tomada corriqueiramente sobre assuntos inéditos e não programados caracteriza-se como uma tomada de decisão
Trata-se do método de formulação de estratégias gerenciais que determina onde estamos hoje, para onde queremos ir e como vamos chegar lá:
A tomada de decisão em grupo depende da tarefa e do grupo e pode assumir várias formas. Em uma decisão por consenso, todos os membros
A trilogia de Joseph Juran possui três etapas:
Um sistema de informação responsável por promover a integração dos dados de outros sistemas e disponibilizar relatórios com informações relevantes para a tomada de decisões no âmbito de uma Instituição é classificado como sistema de informação
O psicólogo Frederick Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situações de trabalho. Quais são estes fatores?
O sistema existente nas organizações que são usados com o objetivo de tornar o processo decisório mais ágil e consistente, permeando toda a organização e também o ambiente externo, é denominado
O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Com relação a isso, analise as opções a seguir e assinale a que estiver correta.